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Matemática – Variáveis, Tabelas e Gráficos

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Variáveis, Tabelas e Gráficos

Quando queremos conhecer melhor alguma coisa, como as preferências da turma, as cores de olhos mais comuns ou as frutas mais escolhidas, podemos coletar dados. “Dados” são informações que reunimos por meio de uma pesquisa, e podem ser de diferentes tipos.

Essas informações são chamadas de variáveis, e elas podem ser categóricas ou não categóricas.

As variáveis categóricas representam nomes, tipos ou cores. Por exemplo: a cor dos olhos (azul, castanho, verde), o tipo de fruta (maçã, banana, uva) ou o meio de transporte usado para ir à escola (ônibus, bicicleta, a pé). Já as variáveis não categóricas são aquelas que envolvem números e medidas, como a idade, o peso, a altura ou a massa de um objeto.

Para entender melhor, imagine que a turma fez uma pesquisa com 10 colegas perguntando qual é a fruta preferida de cada um. As respostas foram: maçã, banana, banana, manga, maçã, uva, maçã, manga, banana e maçã.

Com esses dados, podemos organizar as informações em uma tabela simples, que mostra quantas vezes cada fruta foi escolhida:

Depois que organizamos as respostas em uma tabela, podemos representar esses resultados em um gráfico de colunas, onde cada coluna mostra o número de votos de cada fruta. O título do gráfico deve indicar o que ele mostra, e os nomes das frutas aparecem na parte de baixo, enquanto os números aparecem na lateral. Assim, conseguimos visualizar rapidamente qual fruta foi a mais escolhida.

Essas representações ajudam a compreender as informações de maneira mais fácil e visual. Podemos construir gráficos à mão, com régua e lápis de cor, ou com tecnologias digitais, como o computador ou o celular.

Organizar dados e criar gráficos é uma forma importante de comunicar resultados e tomar boas decisões, pois mostra com clareza o que foi observado em uma pesquisa.

Agora é sua vez de praticar!

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Em produção…

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

As variáveis categóricas representam

(A) números e medidas.

(B) nomes, tipos ou cores.

(C) quantidades exatas.

(D) tamanhos e pesos.

QUESTÃO 2

Um exemplo que mostra uma variável não categórica é a/o

(A) Cor do cabelo.

(B) Altura dos alunos.

(C) Animal de estimação.

(D) Mês de nascimento.

QUESTÃO 3

Escreva uma pergunta que você poderia fazer aos colegas para coletar dados categóricos.

QUESTÃO 4

Monte uma tabela simples com as respostas da sua pesquisa feita na questão anterior.

QUESTÃO 5

Agora, transforme sua tabela em um gráfico de colunas.

QUESTÃO 6

A cantina da escola fez uma pesquisa para saber qual lanche é o preferido dos alunos: sanduíche, bolo, fruta ou suco.

Resultado: 6 alunos escolheram sanduíche, 4 escolheram bolo, 5 escolheram fruta e 3 escolheram suco.

a) Qual foi o lanche mais escolhido? _______________________

b) Qual teve menos votos? _____________________

c) Se você fosse desenhar um gráfico de colunas, qual lanche teria a coluna mais alta? ______________________________________________

QUESTÃO 7

Durante o recreio, a turma contou quantas vezes cada brinquedo foi usado:

Carrinho (8 vezes), bola (5 vezes), corda (7 vezes) e bambolê (4 vezes).

a) Qual brinquedo foi o mais popular? ___________________________

b) Qual ficou em segundo lugar? _____________________________

c) Se mais duas crianças brincassem de bola, o que mudaria no resultado? __________________________________________________________________


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Coleta, classificação e representação de dados referentes a variáveis categóricas, por meio de tabelas e gráficos: Pesquisa e classificação de dados coletados em variáveis categóricas e não categóricas; Organização de dados coletados em listas, tabelas simples ou dupla entrada; Representação de dados em gráficos de colunas simples
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(F03MA20-B) Comparar medidas de capacidade e massa, de mesma espécie, escolhendo uma unidade e expressando a medição numericamente com a identificação da unidade, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama, bem como diversos instrumentos de medida.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 23, out. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 23, out. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 23 out. 2025.  

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 23 out. 2025.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.