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Matemática – Educação Financeira

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Educação Financeira

No nosso dia a dia, estamos sempre lidando com situações que envolvem dinheiro, como comprar algo, receber troco, escolher pagar à vista ou a prazo, e até decidir se vale a pena aproveitar um desconto. Aprender a resolver e elaborar problemas com essas situações ajuda a entender melhor como o dinheiro funciona e como fazer boas escolhas.

Quando compramos um produto e pagamos com uma quantia maior, o troco é o valor que recebemos de volta. Por exemplo: se um lanche custa R$ 12 e você paga com R$ 20, o troco será de R$ 8. Saber calcular o troco é importante para conferir se o valor está certo e evitar enganos.

Às vezes, o produto pode ser pago em parcelas, ou seja, o valor é dividido em partes menores, pagas ao longo do tempo. Quando compramos a prazo, é comum que o valor total fique um pouco maior por causa do acréscimo, que representa uma espécie de “juros” — um valor a mais por pagar depois.

O desconto acontece quando o preço é reduzido, normalmente para quem paga à vista. Isso mostra que é vantajoso se planejar e economizar para pagar de uma vez, sempre que possível.

Mas, além de saber calcular, também é importante pensar no consumo consciente e responsável. Isso quer dizer refletir antes de comprar: será que eu realmente preciso disso? Será que estou gastando com o que é importante? Consumir de forma ética é respeitar o trabalho das pessoas que produzem, cuidar do meio ambiente e evitar o desperdício.

Ser um consumidor consciente é usar a matemática para tomar boas decisões — e também para agir com responsabilidade no uso do dinheiro.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Educação Financeira – 4º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/cO9irLMjkJY>. Acesso em: 23, out. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Se um brinquedo custa R$ 50 e você paga com uma nota de R$ 100, o troco será

(A) R$ 40.

(B) R$ 45.

(C) R$ 50.

(D) R$ 60.


QUESTÃO 2

Um tênis custa R$ 150 à vista ou 3 parcelas de R$ 55. Se a pessoa escolher parcelar, ela vai

(A) pagar o mesmo valor.

(B) pagar menos.

(C) pagar mais.

(D) ganhar desconto.


QUESTÃO 3

O que significa consumir de forma ética e responsável?

QUESTÃO 4

Um livro custa R$ 80, mas o vendedor oferece R$ 10 de desconto para quem paga à vista. Qual é o valor final e por que essa opção pode ser melhor?

QUESTÃO 5

Uma bicicleta custa R$ 600 à vista ou 4 parcelas de R$ 170. Quanto será pago no total se for parcelada? O que isso mostra sobre comprar a prazo?

QUESTÃO 6

Mariana foi à lanchonete e comprou um suco por R$ 7 e um salgado por R$ 9. Ela pagou com uma nota de R$ 20.

Qual foi o valor total da compra? Quanto ela recebeu de troco?

QUESTÃO 7

Um jogo de tabuleiro custa R$ 90 à vista ou em 3 parcelas de R$ 35. Quanto a pessoa pagará no total se escolher parcelar?

O que você percebe sobre o valor total parcelado em relação ao valor à vista?

QUESTÃO 8

Pedro quer comprar uma mochila que custa R$ 120, mas a loja oferece R$ 20 de desconto para quem paga à vista. Qual será o preço da mochila com o desconto?

Por que pagar à vista pode ser uma boa escolha nesse caso? Você acha que Pedro está fazendo uma compra necessária ou por impulso? Explique sua resposta.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Problemas utilizando o sistema monetário brasileiro: Sistema monetário brasileiro Tópicos de Educação Financeira: consumo ético, consciente e responsável
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF04MA25-C) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.  
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 21, out. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 21, out. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.