ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OS AMBIENTES DA TERRA E DA ÁGUA
VOCÊ SABIA QUE TODOS OS SERES VIVOS PRECISAM DE UM LUGAR PARA VIVER? ESSE LUGAR É CHAMADO DE AMBIENTE. CADA AMBIENTE TEM SUAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS, COMO O TIPO DE SOLO, A TEMPERATURA, A LUZ E A QUANTIDADE DE ÁGUA.OS AMBIENTES TERRESTRES SÃO AQUELES QUE FICAM EM TERRA FIRME. O SOLO PODE SER DURO E SECO, ARENOSO OU COBERTO DE GRAMA. ALGUNS LUGARES SÃO QUENTES, COMO O DESERTO, ONDE QUASE NÃO CHOVE E HÁ POUCA ÁGUA. TEM LUGARES QUE SÃO SECOS E QUENTES COMO O SERTÃO, QUE POSSUI VEGETAÇÃO RASTEIRA E CACTOS. OUTROS SÃO CHEIOS DE ÁRVORES, COMO A FLORESTA, QUE É ÚMIDA E TEM SOMBRA. EXISTEM TAMBÉM OS CAMPOS, COM MUITO ESPAÇO ABERTO E PLANTAS BAIXAS. E HÁ OS AMBIENTES FRIOS, COBERTOS POR GELO E NEVE, COMO AS REGIÕES POLARES, ONDE O CLIMA É MUITO GELADO E QUASE NÃO HÁ PLANTAS. NESSES LUGARES VIVEM ANIMAIS COMO O URSO-POLAR E O PINGUIM, QUE SUPORTAM O FRIO INTENSO.

OS AMBIENTES AQUÁTICOS SÃO AQUELES COBERTOS POR ÁGUA. ELES PODEM SER DE ÁGUA DOCE, COMO RIOS E LAGOS, OU DE ÁGUA SALGADA, COMO MARES E OCEANOS. NELES VIVEM PLANTAS E ANIMAIS QUE RESPIRAM E SE MOVEM DE FORMA DIFERENTE. OS PEIXES USAM NADADEIRAS PARA NADAR, E AS PLANTAS AQUÁTICAS FICAM DENTRO OU SOBRE A ÁGUA.

CADA AMBIENTE É ESPECIAL E IMPORTANTE. A TERRA, A ÁGUA E ATÉ O GELO PRECISAM ESTAR LIMPOS E PROTEGIDOS PARA QUE TODOS OS SERES VIVOS POSSAM VIVER BEM E EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA.
Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/design/DAGpTYk24xs/D4nXLhV_-PIzORthB5-4gg/edit?utm_content=DAGpTYk24xs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 03/06/2025
Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGpTYk24xs/D4nXLhV_-PIzORthB5-4gg/edit?utm_content=DAGpTYk24xs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1
LEIA COM A AJUDA DO(A) PROFESSOR (A) O POEMA “O PATO” DE VINICIUS DE MORAES.

OS ANIMAIS CITADOS NO POEMA MORAM NO AMBIENTE
(A) TERRESTRE.
(B) AQUÁTICO.
(C) MARINHO.
(D) FLORESTAL.
QUESTÃO 2
DE ACORDO COM O POEMA O PATO FOI PARAR NA PANELA PORQUE
(A) JÁ ESTAVA NA HORA DE FAZER UM COZIDO PARA A FAMÍLIA.
(B) ELE FEZ MUITAS TRAVESSURAS COM OS OUTROS ANIMAIS.
(C) PRECISAVA TOMAR BANHO PARA FICAR LIMPO E CHEIROSO.
(D) ELE QUERIA COMER O JENIPAPO QUE ESTAVA DA PANELA.
QUESTÃO 3
VOCÊ SABE OS NOMES DE ALGUNS ANIMAIS QUE VIVEM NO AMBIENTE AQUÁTICO? FAÇA UMA LISTA COM ESTES NOMES:

QUESTÃO 4
LOCALIZE NO CAÇA-PALAVRAS OS NOMES DOS ANIMAIS, DO AMBIENTE AQUÁTICO, QUE ESTÃO NO QUADRO ABAIXO.


QUESTÃO 5
LIGUE O NOME DO ANIMAL AO AMBIENTE QUE VIVE NELE.
QUESTÃO 6
QUAL O AMBIENTE EM QUE VOCÊ VIVE? DESENHO-O.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

| Autoria: | Andrielly Campos | 
| Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia | 
| Componente Curricular: | Ciências da Natureza | 
| Objeto(s) de Conhecimento: | Seres vivos no ambiente: – Características dos seres vivos. – Características de plantas e animais. Plantas e animais do Cerrado. Plantas: – Água, luz, ar e solo para as plantas. – Partes das plantas. – Funções das partes das plantas. Relações entre os seres vivos: – Relações das plantas com o ambiente e os demais seres vivos. | 
| Habilidades: | (EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem. | 
| Descritores: | D01 Reconhecer as letras do alfabeto. D07 Relacionar palavra à figura e vice-versa. D09 Localizar informação explícita em textos. D11 Inferir uma informação em textos verbais. | 
| Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 09/10/2025. MENDONÇA, Vivian Lavander; COSTA, Tereza. Da Escola para o Mundo: ciências 2º ano. São Paulo: Editora Scipione, 2021. BIGAISKI, Denise; SOURIENT, Lilian. Akpalô: ciências 2º ano. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. NIGRO, Rogério G.. Ápis mais: ciências 2º ano. São Paulo: Editora Ática, 2021. ZAMBONI, André et al (ed.). Aprender Juntos: ciências 2º ano. 7. ed. São Paulo: Sm, 2021. | 

 

