You are currently viewing Ciências da Natureza – Os ambientes da terra e da água

Ciências da Natureza – Os ambientes da terra e da água

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

OS AMBIENTES DA TERRA E DA ÁGUA

VOCÊ SABIA QUE TODOS OS SERES VIVOS PRECISAM DE UM LUGAR PARA VIVER? ESSE LUGAR É CHAMADO DE AMBIENTE. CADA AMBIENTE TEM SUAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS, COMO O TIPO DE SOLO, A TEMPERATURA, A LUZ E A QUANTIDADE DE ÁGUA.OS AMBIENTES TERRESTRES SÃO AQUELES QUE FICAM EM TERRA FIRME. O SOLO PODE SER DURO E SECO, ARENOSO OU COBERTO DE GRAMA. ALGUNS LUGARES SÃO QUENTES, COMO O DESERTO, ONDE QUASE NÃO CHOVE E HÁ POUCA ÁGUA. TEM LUGARES QUE SÃO SECOS E QUENTES COMO O SERTÃO, QUE POSSUI VEGETAÇÃO RASTEIRA E CACTOS. OUTROS SÃO CHEIOS DE ÁRVORES, COMO A FLORESTA, QUE É ÚMIDA E TEM SOMBRA. EXISTEM TAMBÉM OS CAMPOS, COM MUITO ESPAÇO ABERTO E PLANTAS BAIXAS. E HÁ OS AMBIENTES FRIOS, COBERTOS POR GELO E NEVE, COMO AS REGIÕES POLARES, ONDE O CLIMA É MUITO GELADO E QUASE NÃO HÁ PLANTAS. NESSES LUGARES VIVEM ANIMAIS COMO O URSO-POLAR E O PINGUIM, QUE SUPORTAM O FRIO INTENSO.

OS AMBIENTES AQUÁTICOS SÃO AQUELES COBERTOS POR ÁGUA. ELES PODEM SER DE ÁGUA DOCE, COMO RIOS E LAGOS, OU DE ÁGUA SALGADA, COMO MARES E OCEANOS. NELES VIVEM PLANTAS E ANIMAIS QUE RESPIRAM E SE MOVEM DE FORMA DIFERENTE. OS PEIXES USAM NADADEIRAS PARA NADAR, E AS PLANTAS AQUÁTICAS FICAM DENTRO OU SOBRE A ÁGUA.

CADA AMBIENTE É ESPECIAL E IMPORTANTE. A TERRA, A ÁGUA E ATÉ O GELO PRECISAM ESTAR LIMPOS E PROTEGIDOS PARA QUE TODOS OS SERES VIVOS POSSAM VIVER BEM E EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA.

Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/design/DAGpTYk24xs/D4nXLhV_-PIzORthB5-4gg/edit?utm_content=DAGpTYk24xs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 03/06/2025

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGpTYk24xs/D4nXLhV_-PIzORthB5-4gg/edit?utm_content=DAGpTYk24xs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/iAoU_wzutKg

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

LEIA COM A AJUDA DO(A) PROFESSOR (A) O POEMA “O PATO” DE VINICIUS DE MORAES.

Imagens criadas por IA, com promts da Andrielly Campos

OS ANIMAIS CITADOS NO POEMA MORAM NO AMBIENTE

(A) TERRESTRE.

(B) AQUÁTICO.

(C) MARINHO. 

(D) FLORESTAL.

QUESTÃO 2

DE ACORDO COM O POEMA O PATO FOI PARAR NA PANELA PORQUE

(A) JÁ ESTAVA NA HORA DE FAZER UM COZIDO PARA A FAMÍLIA.

(B) ELE FEZ MUITAS TRAVESSURAS COM OS OUTROS ANIMAIS.

(C) PRECISAVA TOMAR BANHO PARA FICAR LIMPO E CHEIROSO. 

(D) ELE QUERIA COMER O JENIPAPO QUE ESTAVA DA PANELA.

QUESTÃO 3

VOCÊ SABE OS NOMES DE ALGUNS ANIMAIS QUE VIVEM NO AMBIENTE AQUÁTICO? FAÇA UMA LISTA COM ESTES NOMES:

QUESTÃO 4

LOCALIZE NO CAÇA-PALAVRAS OS NOMES DOS ANIMAIS, DO AMBIENTE AQUÁTICO, QUE ESTÃO NO QUADRO ABAIXO.

QUESTÃO 5

LIGUE O NOME DO ANIMAL AO AMBIENTE QUE VIVE NELE.

QUESTÃO 6

QUAL O AMBIENTE EM QUE VOCÊ VIVE? DESENHO-O.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/3760642


Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Objeto(s) de Conhecimento:Seres vivos no ambiente:
– Características dos seres vivos.
– Características de plantas e animais.
Plantas e animais do Cerrado.
Plantas:
– Água, luz, ar e solo para as plantas.
– Partes das plantas.
– Funções das partes das plantas.
Relações entre os seres vivos:
– Relações das plantas com o ambiente e os demais seres vivos.
Habilidades:(EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem.
Descritores:D01 Reconhecer as letras do alfabeto.
D07 Relacionar palavra à figura e vice-versa.
D09 Localizar informação explícita em textos.
D11 Inferir uma informação em textos verbais.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 09/10/2025.

MENDONÇA, Vivian Lavander; COSTA, Tereza. Da Escola para o Mundo: ciências 2º ano. São Paulo: Editora Scipione, 2021.

BIGAISKI, Denise; SOURIENT, Lilian. Akpalô: ciências 2º ano. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

NIGRO, Rogério G.. Ápis mais: ciências 2º ano. São Paulo: Editora Ática, 2021.

ZAMBONI, André et al (ed.). Aprender Juntos: ciências 2º ano. 7. ed. São Paulo: Sm, 2021.