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Arte/Artes Visuais – Pop Art

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Pop Art

A arte sempre acompanhou as transformações da sociedade, expressando o modo como o ser humano percebe, sente e interpreta o mundo. Na metade do século XX, surge a Pop Art, um movimento que rompeu com a ideia de arte como algo distante do público e passou a dialogar diretamente com o cotidiano.

A expressão Pop Art vem de popular art, ou seja, “arte popular” e nasceu em meio ao crescimento das cidades, ao consumo em massa e à força da publicidade.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pop_Art_Mural_SEN2.jpg Acesso em 08, out. 2025.

Foi nesse contexto que artistas como Andy Warhol e Roy Lichtenstein começaram a utilizar imagens comuns, retiradas de revistas, embalagens, quadrinhos e anúncios, transformando o que era banal em objeto artístico.

Andy Warhol tornou-se um dos principais nomes do movimento ao reproduzir imagens de produtos industrializados, como as latas de sopa Campbell’s.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Campbell%27s_(Andy_Warhol_Special_edition).jpg Acesso em 08, out. 2025.

E retratos de celebridades, como Marilyn Monroe.

Disponível em https://sl1nk.com/KTnzW Acesso em 08, out. 2025.

Ele explorava a repetição e a serialidade, questionando a ideia de originalidade e mostrando como a cultura do consumo influenciava a maneira de ver o mundo.

Roy Lichtenstein, por sua vez, levou os quadrinhos para o universo da pintura. Suas obras em grandes dimensões destacavam os pontos da impressão gráfica (ben-day dots), os contornos marcados e as expressões dramáticas, aproximando a arte da linguagem visual da mídia de massa.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tentoonstelling_Roy_Lichtenstein_in_Stedelijk_Museum_._Personeel_aan_het_inricht,_Bestanddeelnr_920-8281.jpg Acesso em 08, out. 2025.

A Pop Art introduziu um novo modo de pensar o processo de criação: criar não era apenas pintar ou desenhar algo “novo”, mas observar, selecionar, apropriar e transformar imagens já existentes. Essa mudança de olhar revelou que o artista pode partir de qualquer elemento do cotidiano: uma embalagem, uma foto ou um símbolo, para produzir significados e provocar reflexões.

Ao utilizar materiais e suportes variados, os artistas da Pop Art ampliaram as possibilidades da arte. Eles misturavam técnicas tradicionais e recursos industriais, experimentando tintas, serigrafias, colagens e reproduções mecânicas.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/gandalfsgallery/49994364312 Acesso em 08, out. 2025.


Essa liberdade abriu caminho para que o ato de criar se tornasse também um ato de pesquisa visual, em que o artista investiga o mundo à sua volta e transforma o comum em algo que nos faz pensar.

Nos dias de hoje, essa atitude criativa continua presente. Assim como os artistas da Pop Art, qualquer pessoa pode explorar processos de criação baseados em temas cotidianos, utilizando materiais convencionais como papel, tinta, recortes e colagens ou recursos digitais, como editores de imagem e aplicativos de arte. O essencial é o olhar sensível que reconhece nas imagens do dia a dia um ponto de partida para novas ideias.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/42869258@N07/3952379795/ Acesso em 08, out. 2025.

Refletir sobre a Pop Art é, portanto, refletir sobre a nossa relação com as imagens e com o consumo. O movimento nos convida a perceber como os objetos e as mensagens que circulam no cotidiano moldam o modo como pensamos e sentimos. Criar, nesse sentido, é um gesto crítico e sensível: uma forma de dar novos significados ao que já existe, ampliando nossa percepção sobre o mundo.

Assista ao vídeo sobre: Pop Art

Canal Estúdio Conexão Escola. “Artes Visuais – Pop Art – 7º ano – EF”. Disponível em https://youtu.be/wGm9hbvtYfk Acesso em 13, out. 2025.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A Pop Art surgiu em um período marcado pela expansão do consumo e pela presença intensa da publicidade. Nesse contexto, os artistas buscaram aproximar a arte do cotidiano ao utilizar imagens e objetos comuns como tema e material de trabalho. Assim, pode-se afirmar que a Pop Art valorizou

(A) a expressão individual do artista por meio da pintura abstrata e espontânea.

(B) o uso de símbolos e mitos religiosos como forma de crítica à sociedade moderna.

(C) a observação e a ressignificação de elementos populares presentes na vida diária.

(D) a reprodução fiel da natureza e o retorno aos temas clássicos da arte europeia.

QUESTÃO 2

Os artistas da Pop Art transformaram o processo criativo ao incorporar técnicas industriais e recursos visuais da mídia, questionando o conceito tradicional de originalidade na arte. Esse novo modo de criar evidenciava que

(A) a arte deveria manter-se distante das influências do comércio e da cultura popular.

(B) o artista podia utilizar imagens existentes para criar novos significados e reflexões.

(C) as obras precisavam seguir modelos acadêmicos e padrões estéticos consagrados.

(D) o valor artístico estava apenas na habilidade técnica e na produção manual da obra.

QUESTÃO 3

A Pop Art transformou objetos e imagens comuns do cotidiano em obras de arte, provocando novas formas de olhar para aquilo que faz parte da vida diária. Explique de que maneira essa proposta pode inspirar o seu próprio processo criativo ao produzir uma obra de arte a partir de elementos simples ou do seu entorno.

QUESTÃO 4

Artistas como Andy Warhol e Roy Lichtenstein utilizaram recursos industriais e visuais da mídia para explorar o consumo e a repetição de imagens. Reflita sobre como as ferramentas digitais atuais podem ser usadas de modo criativo e crítico para produzir arte, relacionando-as às ideias da Pop Art.


AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Objetos de conhecimento/ConteúdosProcessos de Criação: Processos de criação em artes visuais
Habilidade(GO-EF07AR06-A) Desenvolver processos de criação em artes visuais com base em temas cotidianos ou de interesses artísticos, de modo individual, autoral, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, suportes, ferramentas, instrumentos, recursos convencionais, alternativos e digitais.
ReferênciasARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LUCIE-SMITH, Edward. Movimentos da Arte Moderna: de 1900 até hoje. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FERNANDES, Fernanda; FERREIRA, Glória. Arte Contemporânea Brasileira: Textos Críticos. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2012.