ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com
O Mundo das Fábulas
As fábulas são histórias curtas que ensinam lições importantes sobre a vida. Elas fazem parte da literatura popular e são contadas há muitos séculos, passando de geração em geração.
Geralmente, os personagens são animais que falam, pensam e se comportam como pessoas. Cada um deles representa uma característica humana, como a esperteza, a preguiça, a vaidade ou a bondade.
Essas histórias acontecem em lugares simples, como florestas, campos ou vilas, e no final sempre trazem uma moral, ou seja, uma mensagem que nos faz refletir sobre como devemos agir.
A seguir, conheça algumas fábulas famosas e o que elas nos ensinam:
A Lebre e a Tartaruga
 A lebre ria da tartaruga por ser lenta. As duas fizeram uma corrida e, enquanto a lebre dormia, a tartaruga seguiu devagar e chegou primeiro.
Moral: Devagar e sempre se chega longe.


A Raposa e as Uvas
 Uma raposa tentou alcançar um cacho de uvas, mas não conseguiu. Então disse que as uvas estavam verdes e foi embora.
Moral: É fácil desprezar o que não se pode ter.
A Cigarra e a Formiga
 Enquanto a cigarra cantava durante o verão, a formiga trabalhava juntando comida. Quando o inverno chegou, a cigarra passou fome.
Moral: Quem não se prepara, passa necessidade.


O Leão e o Rato
 Um rato foi pego por um leão, mas conseguiu ser solto. Dias depois, libertou o leão de uma armadilha.
Moral: Até o menor pode ajudar o mais forte.
O Galo e a Pérola
 Um galo encontrou uma pérola e a desprezou, dizendo que preferia um grão de milho.
 Moral: O valor das coisas depende de quem as encontra.

As fábulas nos ensinam valores como respeito, esforço, justiça e sabedoria. Ler uma fábula é como ouvir um conselho antigo, contado com graça e imaginação.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO
Disponível em https://youtu.be/X_urFE9ifTs
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Leia a fábula abaixo e responda as questões sobre a mesma:
A Lebre e a Tartaruga
 A lebre ria da tartaruga por ser lenta. As duas fizeram uma corrida e, enquanto a lebre dormia, a tartaruga seguiu devagar e chegou primeiro.
Moral: Devagar e sempre se chega longe.

QUESTÃO 01
A tartaruga venceu a corrida contra a lebre porque
(A) a lebre parou para descansar.
(B) a lebre dormiu e ela seguiu firme.
(C) a tartaruga era muito rápida.
(D) o vento ajudou na corrida.
QUESTÃO 02
O que essa fábula ensina sobre paciência e esforço? Escreva com suas palavras.
Leia a fábula abaixo e responda as questões sobre a mesma:
A Raposa e as Uvas
 Uma raposa tentou alcançar um cacho de uvas, mas não conseguiu. Então disse que as uvas estavam verdes e foi embora.
Moral: É fácil desprezar o que não se pode ter.

QUESTÃO 03
Quando a raposa não conseguiu pegar as uvas, ela
(A) tentou outra vez, sem desistir.
(B) pediu ajuda de outro animal.
(C) disse que as uvas estavam verdes.
(D) subiu no muro e alcançou o cacho.
QUESTÃO 04
Por que você acha que a raposa falou que as uvas estavam verdes?
O que isso mostra sobre as pessoas quando não conseguem o que querem?
Leia a fábula abaixo e responda as questões sobre a mesma:
A Cigarra e a Formiga 
 Enquanto a cigarra cantava durante o verão, a formiga trabalhava juntando comida. Quando o inverno chegou, a cigarra passou fome.
Moral: Quem não se prepara, passa necessidade.

QUESTÃO 05
Sobre as atitudes delas, a história ensina que
(A) cantar é melhor do que trabalhar.
(B) é preciso pensar no futuro sempre.
(C) o verão é tempo só de diversão.
(D o inverno chega sem avisar.
QUESTÃO 06
Se você fosse amigo(a) da cigarra, o que diria a ela depois do verão?
Leia a fábula abaixo e responda as questões sobre a mesma:
O Leão e o Rato
Um leão dormia tranquilo quando um ratinho passou correndo por cima dele. O leão acordou bravo e quase o esmagou, mas o ratinho pediu pra ser solto, prometendo retribuir um dia. O leão riu, mas o deixou ir.
Algum tempo depois, o leão caiu numa armadilha. O ratinho ouviu seus rugidos, correu até lá e roeu as cordas, libertando o rei da selva.
Moral: Até o menor dos amigos pode ajudar o mais forte.

QUESTÃO 07
Para mostrar gratidão ao leão, o rato
(A) deu-lhe um pedaço de queijo.
(B) voltou a brincar perto do leão.
(C) fez um discurso de agradecimento.
(D o salvou roendo as cordas da armadilha.
QUESTÃO 08
O que essa história nos ensina sobre amizade e solidariedade?
| Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio | 
| Formação | Letras – Português/ Inglês Doutorado em Educação | 
| Componente Curricular | Língua Portuguesa | 
| Descritor | Analisar elementos constitutivos de gêneros textuais diversos (matriz nova) | 
| Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Apreciação estética/estilo: Apreciação de textos do campo artístico-literário | 
| Habilidades | (EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas. | 
| Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. | 
