Os contos em Língua de Sinais têm grande importância na formação cultural e linguística das pessoas surdas. Pois permitem o desenvolvimento da imaginação, expressão corporal e da fluência em Libras.
Ao assistir ou narrar contos sinalizados, o surdo se reconhece na língua e fortalece sua identidade. Além disso, essas histórias também aproximam surdos e ouvintes, promovendo a inclusão e o respeito às diferenças.
Na escola, os contos em Libras estimulam a leitura visual e a compreensão de narrativas,
despertam emoções, valores e novos aprendizados de forma acessível e prazerosa.
Confiram.
disponível em : https://youtu.be/FxWBXGR4myg?si=CLowtOd-l2dajRfc
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF67LP14-C) Preparar o roteiro de perguntas e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado, e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas. |
Habilidade | (EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero. (EF69LP10-B) Produzir textos orais noticiosos, culturais e de opinião (podcasts e vlogs), orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros. |