You are currently viewing Língua Portuguesa – Aumentativo e diminutivo presentes no Conto

Língua Portuguesa – Aumentativo e diminutivo presentes no Conto

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Disponível em: https://www.canva.com/design/DAGeb_EVqn8/0PbOGbkw3PSt5Hh7g0zYCw/edit?utm_content=DAGeb_EVqn8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

AUMENTATIVO E DIMINUTIVO PRESENTES NO CONTO

VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE NOS CONTOS QUE CONHECEMOS, MUITAS PALAVRAS APARECEM EM FORMA DE AUMENTATIVO E DIMINUTIVO?

UM EXEMPLO FAMOSO É O DA CHAPEUZINHO VERMELHO. VOCÊ JÁ REPAROU COMO O NOME DELA ESTÁ NO DIMINUTIVO? ISSO MOSTRA QUE ELA É PEQUENA, DELICADA E CARINHOSA. OUTRO EXEMPLO É A VOVOZINHA, QUE TAMBÉM APARECE NO DIMINUTIVO, DANDO A IDEIA DE UMA AVÓ DOCE E QUERIDA.

TAMBÉM APARECEM NO CONTO DE JOÃO E MARIA AS EXPRESSÕES PEQUENININHO OU DEDINHO, QUANDO A BRUXA FALA SOBRE AS CRIANÇAS. JÁ NO AUMENTATIVO, PODEMOS IMAGINAR UM PERSONAGEM GRANDALHÃO, BEM MAIOR DO QUE OS OUTROS, OU UM CASARÃO, QUE É UMA CASA ENORME.

O AUMENTATIVO SERVE PARA MOSTRAR GRANDEZA OU INTENSIDADE. POR EXEMPLO: MULHERÃO É UMA MULHER FORTE OU IMPONENTE, VOZEIRÃO É UMA VOZ BEM FORTE. JÁ O DIMINUTIVO MOSTRA ALGO PEQUENO OU ATÉ TRAZ CARINHO, COMO GATINHO, FLORZINHA, AMIGUINHO.

PERCEBA COMO OS AUMENTATIVOS E DIMINUTIVOS DEIXAM OS CONTOS MAIS DIVERTIDOS E EXPRESSIVOS. ELES AJUDAM A IMAGINAR MELHOR OS PERSONAGENS, OS OBJETOS E AS SITUAÇÕES. ASSIM, AS HISTÓRIAS FICAM CHEIAS DE DETALHES E NOS ENCANTAM AINDA MAIS!

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAG0vtulFYc/rLOhL2NS_pv6hCRJedrvMQ/edit

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/awRJaBsg_vs

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

NO CONTO “CHAPEUZINHO VERMELHO” O DIMINUTIVO É USADO PARA EXPRESSAR

(A) QUE A MENINA USAVA UM CHAPÉU GIGANTE.
(B) UMA FORMA CARINHOSA E DELICADA DA MENINA.
(C) UMA FORMA DE FALAR MAL DA MENINA.
(D) O TAMANHO GRANDE QUE A MENINA TINHA.

Imagem disponível em: https://www.baixelivros.com.br/download-gratuito?chapeuzinho-vermelho.pdf&pdf=https%3A%2F%2Fdomainpublic.files.wordpress.com%2F2022%2F01%2Fchapeuzinho-vermelho.pdf&title=Chapeuzinho%20Vermelho%20(2%C2%AA%20Edi%C3%A7%C3%A3o)%20%E2%80%93%20Irm%C3%A3os%20Grimm&post_id=20064 >Acesso em 06/10/2025.

QUESTÃO 2

NO CONTO “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO” A MULHER DO GIGANTE É CHAMADA DE MULHERONA. ESTA PALAVRA QUER DIZER QUE A MULHER DO GIGANTE É MUITO

(A) GRANDE. 

(B) FEIA.

(C) CABELUDA.

(D) BRAVA.

Imagem disponível em: https://5ca0e999-de9a-47e0-9b77-7e3eeab0592c.usrfiles.com/ugd/5ca0e9_f9b761b695f043b983d056e5c8957a30.pdf >Acesso em 06/10/2025.

QUESTÃO 3

SE A VOVÓ DO CONTO “CHAPEUZINHO VERMELHO” FOSSE CHAMADA DE VOVÓZONA, A HISTÓRIA TERIA O MESMO SENTIDO? POR QUÊ?

QUESTÃO 4

MARQUE V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO:

( ) A PALAVRA CASARÃO ESTÁ NO AUMENTATIVO.

( ) A PALAVRA GATINHO ESTÁ NO AUMENTATIVO.

( ) A PALAVRA FEIJÃO É AUMENTATIVO DE FEIJOA.

( ) A PALAVRA VOZEIRÃO ESTÁ NO AUMENTATIVO.

QUESTÃO 5

LEIA AS PALAVRAS NO QUADRO ABAIXO E CIRCULE DE VERDE AS QUE ESTÃO NO AUMENTATIVO.

QUESTÃO 6

AGORA OBSERVANDO TODAS AS PALAVRAS DO QUADRO DA QUESTÃO 5, RESPONDA ÀS PERGUNTAS.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/7123884


Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objeto(s) de Conhecimento:Morfologia:
– Aumentativo e diminutivo.
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto:
– Letras de imprensa e cursiva.
Decodificação/Fluência de leitura:
– Leitura fluente e compreensiva de textos.
Habilidades:(EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho. 
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
Descritor:D05 Identificar sons de sílabas iniciais, mediais ou finais que se repetem em palavras diferentes.
D08 Relacionar frase à figura e vice-versa.
D13 Identificar o gênero do texto.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 02/10/2025.

GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 02/10/2025.

CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli Fr Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021.