Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Relógio Analógico
Você já reparou como o relógio ajuda a organizar o nosso dia? Ele nos mostra o momento de acordar, estudar, brincar, almoçar e dormir. Um tipo de relógio muito comum é o relógio analógico, aquele que tem ponteiros e números ao redor do mostrador. Vamos aprender mais sobre ele!
O relógio analógico tem três ponteiros principais: o ponteiro das horas, o ponteiro dos minutos e o ponteiro dos segundos.
O ponteiro das horas é o menor e indica as horas.
O ponteiro dos minutos é o maior e marca os minutos.
O ponteiro dos segundos é o mais fino e se move rapidamente, mostrando os segundos que passam.

O mostrador do relógio tem 12 números, que representam as 12 horas do dia. Mas, como o dia tem 24 horas, o relógio analógico repete o mesmo ciclo duas vezes: uma vez de meia-noite ao meio-dia (0h às 12h) e outra de meio-dia à meia-noite (12h às 24h).

Para ler as horas, olhamos primeiro o ponteiro menor (das horas) e depois o maior (dos minutos). Por exemplo:
Se o ponteiro menor está no 3 e o maior no 12, são 3 horas em ponto.

Se o ponteiro menor está entre o 3 e o 4, e o maior no 6, são 3 horas e 30 minutos.

O relógio analógico também ajuda a marcar o tempo das atividades. Se você começa a estudar às 14h e termina às 15h30, a duração foi de 1 hora e 30 minutos. Assim, conseguimos planejar melhor o nosso dia!
Observar o relógio analógico é um ótimo exercício de atenção e raciocínio. Ele nos ensina a perceber o tempo passando e a desenvolver responsabilidade com nossos compromissos. Então, da próxima vez que olhar para o relógio, tente identificar o que cada ponteiro está mostrando e descubra quanto tempo se passou desde a última vez que você olhou.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
O ponteiro menor do relógio analógico indica os/as
(A) minutos.
(B) segundos.
(C) horas.
(D) dias.
QUESTÃO 2
O ponteiro menor está no 7 e o maior no 12, essa hora indica
(A) 6h.
(B) 7h.
(C) 8h.
(D) 12h.
QUESTÃO 3
Marina gosta muito de brincar no parquinho depois da escola. Na segunda-feira, ela chegou ao parquinho às 3 horas da tarde. O ponteiro menor do relógio estava apontando para o 3, e o ponteiro maior estava no 12.
Ela brincou de escorregador, balanço e esconde-esconde com os amigos. Quando olhou novamente para o relógio, o ponteiro menor estava entre o 4 e o 5, e o ponteiro maior estava no 6.
Marina percebeu que já era 4 horas e 30 minutos e resolveu voltar para casa.
Pergunta:
Quanto tempo Marina ficou brincando no parquinho?
Se Marina tivesse chegado às 2h15 e saído às 4h45, quanto tempo teria brincado?
QUESTÃO 4
Desenhe no relógio analógico: 17:45.

Quantos minutos faltam para às 18h?
QUESTÃO 5
Quantas horas são?

QUESTÃO 6
Anote quatro horários diferentes nos retângulos e, em seguida, desenhe esses mesmos horários nos relógios analógicos correspondentes.

Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Leitura de relógios analógicos |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA22-A) Identificar semelhanças e diferenças entre relógios digital e analógico. (EF03MA22-B) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógio, analógico e digital, para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 07, out. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 07, out. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |