You are currently viewing Matemática – Relógio Analógico

Matemática – Relógio Analógico

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Relógio Analógico

Você já reparou como o relógio ajuda a organizar o nosso dia? Ele nos mostra o momento de acordar, estudar, brincar, almoçar e dormir. Um tipo de relógio muito comum é o relógio analógico, aquele que tem ponteiros e números ao redor do mostrador. Vamos aprender mais sobre ele!

O relógio analógico tem três ponteiros principais: o ponteiro das horas, o ponteiro dos minutos e o ponteiro dos segundos.

O ponteiro das horas é o menor e indica as horas.

O ponteiro dos minutos é o maior e marca os minutos.

O ponteiro dos segundos é o mais fino e se move rapidamente, mostrando os segundos que passam.

O mostrador do relógio tem 12 números, que representam as 12 horas do dia. Mas, como o dia tem 24 horas, o relógio analógico repete o mesmo ciclo duas vezes: uma vez de meia-noite ao meio-dia (0h às 12h) e outra de meio-dia à meia-noite (12h às 24h).

Para ler as horas, olhamos primeiro o ponteiro menor (das horas) e depois o maior (dos minutos). Por exemplo:

Se o ponteiro menor está no 3 e o maior no 12, são 3 horas em ponto.

Se o ponteiro menor está entre o 3 e o 4, e o maior no 6, são 3 horas e 30 minutos.

O relógio analógico também ajuda a marcar o tempo das atividades. Se você começa a estudar às 14h e termina às 15h30, a duração foi de 1 hora e 30 minutos. Assim, conseguimos planejar melhor o nosso dia!

Observar o relógio analógico é um ótimo exercício de atenção e raciocínio. Ele nos ensina a perceber o tempo passando e a desenvolver responsabilidade com nossos compromissos. Então, da próxima vez que olhar para o relógio, tente identificar o que cada ponteiro está mostrando e descubra quanto tempo se passou desde a última vez que você olhou.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Relógio Analógico – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/owmR09i6Rys>. Acesso em: 09, out. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

O ponteiro menor do relógio analógico indica os/as

(A) minutos.

(B) segundos.

(C) horas.

(D) dias.

QUESTÃO 2

O ponteiro menor está no 7 e o maior no 12, essa hora indica

(A) 6h.

(B) 7h.

(C) 8h.

(D) 12h.

QUESTÃO 3

Marina gosta muito de brincar no parquinho depois da escola. Na segunda-feira, ela chegou ao parquinho às 3 horas da tarde. O ponteiro menor do relógio estava apontando para o 3, e o ponteiro maior estava no 12.

Ela brincou de escorregador, balanço e esconde-esconde com os amigos. Quando olhou novamente para o relógio, o ponteiro menor estava entre o 4 e o 5, e o ponteiro maior estava no 6.

Marina percebeu que já era 4 horas e 30 minutos e resolveu voltar para casa.

Pergunta:

Quanto tempo Marina ficou brincando no parquinho?


Se Marina tivesse chegado às 2h15 e saído às 4h45, quanto tempo teria brincado?

QUESTÃO 4

Desenhe no relógio analógico: 17:45.

Quantos minutos faltam para às 18h?

QUESTÃO 5

Quantas horas são?

QUESTÃO 6

Anote quatro horários diferentes nos retângulos e, em seguida, desenhe esses mesmos horários nos relógios analógicos correspondentes.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Leitura de relógios analógicos
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA22-A) Identificar semelhanças e diferenças entre relógios digital e analógico.
(EF03MA22-B) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógio, analógico e digital, para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 07, out. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 07, out. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.