Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Causa e consequência
Toda vez que lemos ou escrevemos, estamos conectando ideias. Entender por que algo acontece e o que acontece por conta disso, isto é, a causa e a consequência, é essencial para compreender explicações, construir argumentos e organizar narrativas. Essa relação aparece em textos científicos, jornalísticos, argumentativos e também em histórias do dia a dia.
Causa é o fato, a ação ou a razão que origina um evento. De certa forma, responde direta ou indiretamente à pergunta “por que isso aconteceu?” Por exemplo:
Causa: Estudei para a prova.
Consequência: Tirei nota boa.
Consequência é o resultado produzido por uma causa. No geral, responde à pergunta “o que aconteceu por causa disso?” Há conectivos que sinalizam cada função, tais como “porque, pois, já que, visto que, uma vez que, devido a, por causa de, em virtude de, por conta de”, que indicam causa. Alguns conectivos que costumam indicar consequência são “portanto, por isso, assim, logo, consequentemente, como resultado, de modo que, então, resultando em”. É importante frisar que nem todo vínculo causal aparece com conectivo, pois, às vezes, a ligação é implícita, testada pelo contexto ou pela ordem dos acontecimentos. Veja alguns exemplos:
A fábrica liberou poluentes no rio, por isso a pesca local foi prejudicada.
No exemplo acima, “por isso” marca explicitamente a consequência de a fábrica ter liberado poluentes no rio.
Acordou tarde. Perdeu o ônibus.
No exemplo acima, não há um conectivo entre as orações, o leitor precisa inferir a ligação temporal e lógica para compreender a relação de causa e consequência existente entre as duas ações.
Compreender a relação de causa e consequência, tanto na leitura quanto na escrita, torna o texto mais claro e convincente. A dica é manter atenção aos conectivos, à sequência lógica e às evidências textuais.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o seguinte texto para responder às questões 1 e 2.
Brasil é eliminado do Campeonato Mundial de vôlei masculino
Seleção brasileira perde para a Sérvia em sua última apresentação
Agência Brasil
Publicado em 18/09/2025 – 16:17
Rio de Janeiro
O Brasil foi desclassificado do Campeonato Mundial de vôlei masculino, que está sendo disputado em Manila (Filipinas), após a vitória, nesta quinta-feira (18), da República Tcheca sobre a China por 3 sets a 0 (parciais de 26/24, 29/19 e 25/18). Após este resultado, a seleção brasileira ficou na terceira posição do Grupo H (apenas os dois primeiros colocados de cada chave avançam na competição).
A confirmação da desclassificação na competição do time brasileiro veio horas após a derrota para a Sérvia por 3 sets a 0 (parciais de 25/22, 25/20 e 25/22). Nesta partida, o maior pontuador do Brasil foi o oposto Alan, que somou 10 pontos, nove de ataque e um de bloqueio.
Com a queda precoce na competição, a seleção brasileira cumpre a sua pior campanha na história do Campeonato Mundial, ficando na 17ª posição da classificação final.
Fábio Lisboa. Agência Brasil. Publicado em 18/09/2025. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2025-09/brasil-e-eliminado-do-campeonato-mundial-de-volei-masculino> Acesso em: 19, set. 2025
QUESTÃO 1
De acordo com o texto, a causa imediata da desclassificação do Brasil no Campeonato Mundial de vôlei foi
(A) a vitória da República Tcheca sobre a China.
(B) a derrota da seleção brasileira para a Sérvia.
(C) a 17ª posição final da seleção brasileira.
(D) a ausência de jogadores importantes.
QUESTÃO 2
Explique, a partir do texto, como a vitória da República Tcheca sobre a China influenciou a desclassificação do Brasil.
Leia o seguinte texto para responder às questões 3 e 4.
Durante o mês de agosto, a cidade enfrentou uma onda de calor intensa e baixa umidade do ar. As temperaturas ficaram acima dos 38 graus por vários dias seguidos. Isso aumentou o consumo de energia elétrica devido ao uso constante de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Muitos moradores também reclamaram de insônia e desconforto durante a noite, além dos casos de desidratação.
Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.
QUESTÃO 3
Identifique a causa principal e duas consequências apresentadas no texto.
QUESTÃO 4
Destaque do texto o conectivo que introduz as consequências da causa geradora.
QUESTÃO 5
Leia o texto:
A seca prolongada reduziu o volume de água nos reservatórios da região. Muitas cidades começaram a adotar racionamento de água, e alguns bairros passaram a ficar dias sem abastecimento. Essa situação prejudicou o comércio, principalmente restaurantes e lavanderias, que dependem de água para funcionar.
A causa e a consequência estão indicadas corretamente em
(A) causa: racionamento de água – consequência: seca prolongada.
(B) causa: seca prolongada – consequência: racionamento e prejuízos no comércio.
(C) causa: prejuízos no comércio – consequência: comércios locais fechados.
(D) causa: reservatórios vazios – consequência: água reduzida nos reservatórios.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Coerência e coesão no processamento do texto |
Habilidade estruturante: | (EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.). |
Descritor: | D11 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013. |