
As crianças, no cotidiano da Educação Infantil, precisam ter garantido o direito de viver experiências que ampliem seus repertórios artísticos e culturais.
O contato com diferentes linguagens da arte favorece não apenas o conhecimento e a valorização das múltiplas expressões presentes em nossa sociedade, mas também a construção de novos olhares e sensibilidades.
Ao explorar essas linguagens, as crianças encontram caminhos para se expressar de maneira singular, descobrindo possibilidades criativas que fortalecem vínculos com sua identidade cultural e ampliam suas formas de relação com o mundo.
A música ocupa um lugar essencial nesse processo, pois é direito das crianças conhecer as sonoridades da cultura popular, descobrir a origem de diferentes ritmos e, sobretudo, expressar-se por meio dessa linguagem.
Mais do que momentos de reprodução ou imitação, a linguagem musical precisa ser vivida como espaço de apreciação, reflexão, experimentação e criação.
O projeto Parque Musical do CMEI Conjunto Vera Cruz II mostra como a prática pedagógica em rede pode favorecer esse percurso: apreciar, conhecer, pesquisar e vivenciar a música e a dança de formas variadas, integrando toda a equipe escolar e as próprias crianças como protagonistas da experiência.
Vamos conhecer?
Proponentes/Curadoria | Equipe Educação Infantil NEC – Ester Alves e Izabel Lemos |
Unidade Educacional | CMEI Vera Cruz II |
Imagens | Instagram @cmeiconjuntoveracruz2 |