You are currently viewing Língua Portuguesa – Os diferentes sons do “G”

Língua Portuguesa – Os diferentes sons do “G”

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

DIFERENTES SONS DO “G”

NA AULA PASSADA ESTUDAMOS SOBRE LEGENDA. VOCÊ CONSEGUIU PERCEBER QUE A PALAVRA “LEGENDA” É ESCRITA COM “G”? MAS ESTA LETRINHA PODE TER DIFERENTES SONS DE ACORDO COM A VOGAL QUE VEM EM SEGUIDA.

QUANDO O “G” VEM JUNTO DAS VOGAIS A, O, U, ELE TEM UM SOM MAIS FORTE, COMO EM:

SE LERMOS DEVAGAR, PERCEBEMOS ESSE SOM BEM CLARO: GA, GO, GU.

MAS QUANDO O “G” ESTÁ COM AS VOGAIS E OU I, O SOM FICA MAIS SUAVE, PARECIDO COM O SOM DO “J”. VEJA OS EXEMPLOS:

NESSAS PALAVRAS, O “G” NÃO TEM O MESMO SOM DE “GATO”, MAS UM SOM MAIS LEVE, COMO O DE “JANELA”.

ENTÃO PODEMOS DIZER QUE O “G” TEM DOIS JEITOS DE FALAR:

  • SOM FORTE → GA, GO, GU.
  • SOM SUAVE → GE, GI.

EXISTE TAMBÉM UMA CURIOSIDADE: QUANDO QUEREMOS FAZER O SOM FORTE ANTES DO E OU DO I, PRECISAMOS USAR UM “U” NO MEIO. ASSIM, TEMOS PALAVRAS COMO:

PERCEBEU QUE O “U” NÃO É PRONUNCIADO? ELE ESTÁ ALI SÓ PARA AJUDAR O “G” A FICAR FORTE.

AGORA É SUA VEZ DE PENSAR: VOCÊ CONHECE OUTRAS PALAVRAS COM O SOM FORTE DO “G”? E COM O SOM SUAVE? PODEMOS FAZER UMA LISTA JUNTOS NA SALA E DESCOBRIR QUANTAS PALAVRAS COM ESSA LETRINHA CONSEGUIMOS ENCONTRAR!

Imagens disponíveis em: https://pxhere.com/pt/photo/1671838 >Acesso em 26/09/2025. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Camisa1950.PNG >Acesso em 26/09/2025. https://www.hippopx.com/pt/free-photo-jdscz  >Acesso em 26/09/2025. https://www.publicdomainpictures.net/pt/view-image.php?image=164892&picture=cubos-de-gelo >Acesso em 26/09/2025. https://www.publicdomainpictures.net/pt/view-image.php?image=42048&picture=girafa >Acesso em 26/09/2025. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Geladeira_da_ESMALTEC_do_Cear%C3%A1.JPG >Acesso em 26/09/2025. https://en.wikipedia.org/wiki/File:Gillette_Mach3_razor_from_Indonesia,_2015-08-03.jpg >Acesso em 26/09/2025. https://pixnio.com/pt/media/historico-tanque-militar-guerra-mundial-velho-exercito >Acesso em 26/09/2025.
https://publicdomainvectors.org/pt/vetorial-gratis/Guitarra-el%C3%A9trica/3845.html >Acesso em 26/09/2025.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAG0Gv81R3o/YIn55ZwjkZzaZzOKB9QkUw/edit

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/pp5onkNy3Oc

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

LEGENDA É UM GÊNERO TEXTUAL CURTO E EXPLICATIVO QUE DESCREVE O QUE ESTÁ SENDO REPRESENTADO VISUALMENTE. PODE SER ENCONTRADO EM ÁLBUNS, FILMES, DESENHOS E MUITO MAIS. AS PALAVRAS QUE POSSUEM O MESMO SOM QUE O “G” DE LEGENDA SÃO

(A) GELO E GUERRA.
(B) GIRAFA E GENTE.
(C) GULOSO E GUIA.
(D) GIGANTE E GOMA.

QUESTÃO 2

VOCÊ PERCEBEU QUE PODEMOS FALAR A LETRA G DE DOIS JEITOS DIFERENTES? COMO VOCÊ EXPLICA ISSO PARA UM COLEGA QUE AINDA NÃO SABE?

QUESTÃO 3

PESQUISE EM REVISTAS, JORNAIS OU PANFLETOS, PALAVRAS COM A LETRA “G”. RECORTE-AS E COLE-AS NO ESPAÇO CORRETO, DE ACORDO COM O SEU SOM.

QUESTÃO 4

A LETRA “G” TEM O SOM FORTE COM AS SEGUINTES VOGAIS

(A) E, I, O.

(B) A, I, U.

(C) A, O, U.

(D) E, O, U.

QUESTÃO 5

LIGUE A IMAGEM AO NOME CORRESPONDENTE.

Imagens disponívies em: https://www.canva.com/design/DAG0Gv81R3o/YIn55ZwjkZzaZzOKB9QkUw/edit?utm_content=DAG0Gv81R3o&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 29, set. 2025.

QUESTÃO 6

COMPLETE AS FRASES COM OS NOMES DOS DESENHOS.

HORA DE APRENDER BRINCANDO

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/29739939

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objeto(s) de Conhecimento:Construção do sistema alfabético e da ortografia:
– Segmentação oral de palavras.
– Segmentação de palavras escritas em sílabas.
Número de sílabas.Relação fonema/grafema.
Habilidades:(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(GO-EF01LP34) Reconhecer que toda sílaba contém uma vogal como núcleo silábico.
(GO-EF01LP35) Reconhecer sílabas simples e complexas em palavras.
(GO-EF01LP36) Identificar palavras em que um fonema é distintivo, relacionando-as a sua representação gráfica: [p]ato (pato)/ [m]ato (mato)/ [f]ato (fato)/ [3]ato (jato)/ [g]ato (gato).
Descritores:D2- Reconhecer as letras do alfabeto.D12 – Ler frases com estrutura sintática simples.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 26/09/2025.

GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 2º semestre. SME, 2023. >Acesso em 26/09/2025.

ROCHA, Regina Braz; FRANCISCO, Carla da Silva; AMANCIO, Isabel Pereira. Mundo de Explorações: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021.

VAIANO, Roberta et al (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021.