A satisfação das pessoas com surdez em ter acessibilidade nas urnas de votação é muito significativa. Elas se sentem incluídas no processo democrático e com seus direitos respeitados. Pois a presença de recursos como a janela do intérprete de libras na urna garante maior autonomia. Isso fortalece a confiança no sistema eleitoral e incentiva a participação. Por outro lado, o atendimento adequado pelos mesários também gera segurança e acolhimento. Vejam esses relatos
disponível em : https://youtu.be/MeFH1xJfym4?si=V-JfYoGtG3C2mCCF
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF67LP14-C) Preparar o roteiro de perguntas e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado, e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas. |
Habilidade | (EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero. (EF69LP10-B) Produzir textos orais noticiosos, culturais e de opinião (podcasts e vlogs), orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros. |