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Matemática – Malhas quadriculadas e figuras congruentes

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Imagem produzida em: www.canva.com

Malhas quadriculadas e figuras congruentes

Hoje vamos descobrir algo muito legal: como desenhar figuras em malhas quadriculadas ou triangulares e reconhecer quando duas figuras são iguais, mesmo que estejam em lugares diferentes. Parece mágico, mas na verdade é matemática!

Você já brincou de montar peças iguais, como blocos de construção ou quebra-cabeças? Quando duas peças têm a mesma forma e o mesmo tamanho, dizemos que elas são congruentes. A palavra é grande, mas o significado é simples: congruente quer dizer igualzinho!

Agora vamos usar as malhas quadriculadas (cheias de quadradinhos) ou malhas triangulares (cheias de triângulos) para desenhar. Elas funcionam como um mapa que nos ajuda a fazer os desenhos com mais precisão. Se eu desenhar um coração em 2 quadradinhos de largura e 2 de altura, e você desenhar outro igual, mesmo que esteja em outro lugar da malha, eles serão figuras congruentes!

Também podemos sobrepor as figuras — ou seja, colocar uma em cima da outra. Se elas se encaixarem direitinho, quer dizer que são congruentes. Podemos fazer isso com papel vegetal, com transparência ou até com o computador e tablet usando aplicativos de desenho. Para esta atividade, utilizei o Canva (www.canva.com) e as formas geométricas disponíveis no Word da Microsoft.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Malhas quadriculadas e figuras congruentes – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/YsFN7dffN2E>. Acesso em: 29, set. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Quando duas figuras têm a mesma forma e o mesmo tamanho, mesmo que estejam em posições diferentes, elas são chamadas de

(A) semelhantes.

(B) congruentes.

(C) diferentes.

(D) sobrepostas.

QUESTÃO 2

Uma maneira de verificar se duas figuras desenhadas em uma malha são congruentes é

A) contar quantos lápis foram usados para desenhar.

B) comparar a cor e o tamanho de cada uma das figuras.

C) sobrepor uma figura sobre a outra ou usar medidas da malha.

D) colocar as figuras em lugares diferentes e observar se mudam de forma.

QUESTÃO 3

Uma maneira de verificar se duas figuras desenhadas em uma malha são congruentes é

A) contar quantos lápis foram usados para desenhar.

B) comparar a cor e o tamanho de cada uma das figuras.

C) sobrepor uma figura sobre a outra ou usar medidas da malha.

D) colocar as figuras em lugares diferentes e observar se mudam de forma.

QUESTÃO 4

Desenhe cinco figuras diferentes em sua malha quadriculada (malha em anexo).

Agora desenhe cada figura novamente em outro lugar da malha, mudando a posição (vire, deslize ou gire).

Circule os pares de figuras que são iguais em forma e tamanho.

Pegue um papel vegetal ou transparência e tente sobrepor os pares para ver se elas se encaixam perfeitamente.

QUESTÃO 5

Desenhe uma figura em sua malha.

Crie um “caminho” de figuras congruentes, mudando apenas a posição ou orientação.

Conte para a turma como percebeu que todas as figuras eram iguais, mesmo mudando de lugar ou de direção.

QUESTÃO 6

Você quer fazer um mosaico na sua malha quadriculada usando quadrados, triângulos e retângulos. Para que o mosaico fique bonito e simétrico, você precisa que várias figuras sejam iguais em forma e tamanho.

Pergunta: Qual é a palavra que descreve essas figuras iguais, que podem estar em posições diferentes no mosaico?

QUESTÃO 7

Dê um belíssimo colorido para este mosaico e depois mostre-o aos colegas.

Figura produzida no ChatGPT

ANEXO


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
-Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Congruência de figuras planas; Desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares de figuras planas
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA16-B) Desenhar em malhas quadriculadas ou triangulares figuras planas em posições distintas, com a mesma forma e o mesmo tamanho.

(EF03MA16-C) Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais, em situações diversas.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 29, set. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 29, set. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.