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Língua Portuguesa: Revisão de Pontuação

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem criada no canva.com

A Mochila Perdida

    Revisando os sinais de pontuação com a história da mochila perdida

Na história em quadrinhos, vemos como os sinais de pontuação ajudam a dar ritmo, emoção e clareza às falas dos personagens. Vamos observar juntos:

Ponto de exclamação (!)
Ele aparece logo no início: “Gente, minha mochila sumiu!”. O ponto de exclamação transmite a aflição de Maria, mostrando surpresa e emoção. Também aparece em “Achei a mochila!” e “Que sorte! Muito obrigada, Pedro!”, reforçando a intensidade das falas.

Ponto de interrogação (?)
João pergunta: “Você procurou no corredor, Maria?”. O ponto de interrogação indica claramente que se trata de uma pergunta, ajudando o leitor a compreender o tom da fala.

Dois-pontos (:)
Maria explica: “Olhei em todo lugar: no corredor, no pátio, até na biblioteca!”. Os dois-pontos introduzem a lista de lugares onde ela já procurou a mochila, organizando melhor a informação.

Vírgula (,)
Na mesma fala, temos: “no corredor, no pátio, até na biblioteca”. A vírgula aparece separando os elementos da lista, tornando a leitura mais clara e pausada.

Aspas (“ ”)
As falas dos personagens estão sempre dentro de aspas, como em “Achei a mochila”. Elas indicam que alguém está falando diretamente, algo muito comum em histórias em quadrinhos, diálogos e textos narrativos.

Ponto final (.)
No último quadrinho, Pedro conclui: “Na verdade, Maria… a mochila estava debaixo da sua carteira.”. O ponto final encerra a frase, mostrando que a fala foi concluída.

Assim, essa HQ mostra de forma divertida como cada sinal de pontuação tem uma função importante: dar voz às emoções, organizar as informações, marcar perguntas e finalizar ideias. Sem eles, a leitura ficaria confusa e sem vida!

ASSISTA À VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/lBZZT8w2Bkc

RESPONDA ÀS QUESTÕES

Leia a história em quadrinhos abaixo e responda as questões sobre o mesmo:

A Mochila Perdida

Imagem criada no canva.com

QUESTÃO 01

Em “Achei a mochila!”, o ponto de exclamação foi usado para:

(A) mostrar surpresa ou emoção .

(B) indicar dúvida e desconfiança.

(C) finalizar uma lista de alimentos.

(D) marcar uma breve pausa na fala.

QUESTÃO 02

Na frase “Olhei em todo lugar: no corredor, no pátio, até na biblioteca!”, qual sinal marca os diferentes locais visitados?

(A) vírgula.

(B) dois-pontos.

(C) aspas.

(D) reticências.

QUESTÃO 03

O ponto final aparece em qual função dentro da HQ?

(A)  mostrar pequenas pausas.

(B) marcar um forte espanto.

(C) indicar perguntas diretas.

(D) encerrar frases afirmativas .

QUESTÃO 04

Complete as lacunas com os sinais de pontuação adequados:

(A) Pedro perguntou: “Você procurou no corredor, Maria___”


(B) Pedro respondeu com alegria: “Achei a mochila___”


(C) Maria agradeceu: “Que sorte___ Muito obrigada, Pedro___”

QUESTÃO 05

Ligue cada sinal de pontuação ao seu uso:

Vírgula

Ponto final

Ponto de interrogação

Exclamação

Reticências

Dois-pontos

Encerrar frases afirmativas. 

Mostrar uma lista ou enumeração.

Mostrar emoção ou intensidade.

Indicar pausa na fala.

 Indicar uma pergunta.

Mostrar que a fala foi interrompida

QUESTÃO 06

Crie um novo quadrinho para a HQ: um colega entra e pergunta algo engraçado sobre a mochila. Faça o desenho do quadrinho e escreva a fala dele usando o sinal de pontuação que você achar necessário. 


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
DescritorD14 – Reconhecer o uso de pontuação
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoOrganização de sequência de ideias com coerência, no planejamento de texto.Produção de textos do campo da vida cotidianaSequência lógico temporal de início-meio-fim.
HabilidadesEF35LP07 – Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como pontuação (ponto final, exclamação, interrogação, vírgulas em enumerações) e a pontuação do discurso direto, quando for o caso.EF35LP10 – Revisar textos, com a ajuda do professor ou de colegas, prestando atenção na pontuação, ortografia e organização de parágrafos.
ReferênciasBORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.