Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

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A Mochila Perdida

Revisando os sinais de pontuação com a história da mochila perdida
Na história em quadrinhos, vemos como os sinais de pontuação ajudam a dar ritmo, emoção e clareza às falas dos personagens. Vamos observar juntos:
Ponto de exclamação (!)
Ele aparece logo no início: “Gente, minha mochila sumiu!”. O ponto de exclamação transmite a aflição de Maria, mostrando surpresa e emoção. Também aparece em “Achei a mochila!” e “Que sorte! Muito obrigada, Pedro!”, reforçando a intensidade das falas.


Ponto de interrogação (?)
João pergunta: “Você procurou no corredor, Maria?”. O ponto de interrogação indica claramente que se trata de uma pergunta, ajudando o leitor a compreender o tom da fala.
Dois-pontos (:)
Maria explica: “Olhei em todo lugar: no corredor, no pátio, até na biblioteca!”. Os dois-pontos introduzem a lista de lugares onde ela já procurou a mochila, organizando melhor a informação.


Vírgula (,)
Na mesma fala, temos: “no corredor, no pátio, até na biblioteca”. A vírgula aparece separando os elementos da lista, tornando a leitura mais clara e pausada.
Aspas (“ ”)
As falas dos personagens estão sempre dentro de aspas, como em “Achei a mochila”. Elas indicam que alguém está falando diretamente, algo muito comum em histórias em quadrinhos, diálogos e textos narrativos.


Ponto final (.)
No último quadrinho, Pedro conclui: “Na verdade, Maria… a mochila estava debaixo da sua carteira.”. O ponto final encerra a frase, mostrando que a fala foi concluída.
Assim, essa HQ mostra de forma divertida como cada sinal de pontuação tem uma função importante: dar voz às emoções, organizar as informações, marcar perguntas e finalizar ideias. Sem eles, a leitura ficaria confusa e sem vida!
ASSISTA À VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO
Disponível em: https://youtu.be/lBZZT8w2Bkc
RESPONDA ÀS QUESTÕES
Leia a história em quadrinhos abaixo e responda as questões sobre o mesmo:
A Mochila Perdida

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QUESTÃO 01
Em “Achei a mochila!”, o ponto de exclamação foi usado para:
(A) mostrar surpresa ou emoção .
(B) indicar dúvida e desconfiança.
(C) finalizar uma lista de alimentos.
(D) marcar uma breve pausa na fala.
QUESTÃO 02
Na frase “Olhei em todo lugar: no corredor, no pátio, até na biblioteca!”, qual sinal marca os diferentes locais visitados?
(A) vírgula.
(B) dois-pontos.
(C) aspas.
(D) reticências.
QUESTÃO 03
O ponto final aparece em qual função dentro da HQ?
(A) mostrar pequenas pausas.
(B) marcar um forte espanto.
(C) indicar perguntas diretas.
(D) encerrar frases afirmativas .
QUESTÃO 04
Complete as lacunas com os sinais de pontuação adequados:
(A) Pedro perguntou: “Você procurou no corredor, Maria___”
(B) Pedro respondeu com alegria: “Achei a mochila___”
(C) Maria agradeceu: “Que sorte___ Muito obrigada, Pedro___”
QUESTÃO 05
Ligue cada sinal de pontuação ao seu uso:
Vírgula
Ponto final
Ponto de interrogação
Exclamação
Reticências
Dois-pontos
Encerrar frases afirmativas.
Mostrar uma lista ou enumeração.
Mostrar emoção ou intensidade.
Indicar pausa na fala.
Indicar uma pergunta.
Mostrar que a fala foi interrompida
QUESTÃO 06
Crie um novo quadrinho para a HQ: um colega entra e pergunta algo engraçado sobre a mochila. Faça o desenho do quadrinho e escreva a fala dele usando o sinal de pontuação que você achar necessário.
Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Português/ Inglês Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Descritor | D14 – Reconhecer o uso de pontuação |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Organização de sequência de ideias com coerência, no planejamento de texto.Produção de textos do campo da vida cotidianaSequência lógico temporal de início-meio-fim. |
Habilidades | EF35LP07 – Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como pontuação (ponto final, exclamação, interrogação, vírgulas em enumerações) e a pontuação do discurso direto, quando for o caso.EF35LP10 – Revisar textos, com a ajuda do professor ou de colegas, prestando atenção na pontuação, ortografia e organização de parágrafos. |
Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |