ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O TRABALHO NA ESCOLA

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGx7kTsRNY/IyNvv8e-0rAx6Zp4w46svg/edit
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1
A PESSOA QUE EXERCE A FUNÇÃO DE MEDIAR A APRENDIZAGEM DO ALUNO É
(A) PROVESSOR
(B) POFESSOR
(C) PROFESSOR
(D) PORFESSOR

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MAF0L4U97MA/ >Acesso em 04/09/2025.
QUESTÃO 2

AO ANALISAR O GRÁFICO ACIMA FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE NA ESCOLA
(A) TEMOS MAIS PROFESSORES NA ESCOLA DO QUE PORTEIROS.
(B) OS FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA SÃO MAIS QUE OS PROFESSORES.
(C) TEMOS MAIS PORTEIROS QUE MERENDEIRAS NA ESCOLA.
(D) OS PROFESSORES SÃO A MENOR QUANTIDADE DE TRABALHADORES.
QUESTÃO 3
MARQUE SUA OPINIÃO SOBRE A FRASE:
“O TRABALHO DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA É IMPORTANTE.”
- ( ) CONCORDO MUITO
- ( ) CONCORDO
- ( ) NÃO CONCORDO
- ( ) DISCORDO TOTALMENTE
QUESTÃO 4
DESEMBARALHE AS SÍLABAS PARA DESCOBRIR QUEM É O TRABALHADOR DA ESCOLA QUE FAZ CADA UMA DAS ATIVIDADES ABAIXO.

QUESTÃO 5
QUAL TRABALHADOR DA ESCOLA VOCÊ GOSTARIA DE AGRADECER HOJE? POR QUÊ?

QUESTÃO 6
OBSERVE A TABELA DE HORÁRIOS DE TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA:

A) QUEM CHEGA MAIS CEDO NA ESCOLA? ________________________________.
B) QUEM CHEGA MAIS TARDE NA ESCOLA? _______________________________.
C) QUEM VAI EMBORA MAIS CEDO NA ESCOLA? ____________________________.
D) QUEM VAI EMBORA MAIS TARDE NA ESCOLA? ___________________________.
HORA DE APRENDER BRINCANDO!
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Geografia |
Objeto(s) de Conhecimento: | Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes: – Diferentes tipos de trabalhos. – Dia e noite e atividades sociais. |
Habilidades: | (EF02GE06-A) Reconhecer e valorizar que cada tipo de trabalho obedece a uma organização de funcionamento baseado em tempos específicos. |
Descritores: | D09 Localizar informação explícita em textos. D11 Inferir uma informação em textos verbais. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 03/09/2025. RAMA, Angela; PAULA, Marcelo Moraes. Encontros: geografia 2. São Paulo: Ftd, 2018. SILVA, Leda Leonardo da; PAULA, Marcelo Moraes. Aprender Juntos: geografia 2º ano. 7. ed. São Paulo: Sm, 2021. LINA YOUSSEF JOMAA (Brasil). Editora Moderna (ed.). Buriti Mais: geografia 2º ano. São Paulo: Moderna, 2017. |