Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Distinguindo um fato da opinião relativa a esse fato
Fato é uma informação que pode ser verificada por evidências externas, tais como dados, documentos, medições, registros ou testemunhos confiáveis. Um fato não depende do gosto ou da crença de alguém, mas, sim, da possibilidade de checar a informação em documentos, notícias confiáveis ou pesquisas. Por exemplo:
A aula começa às 8h.
Em 2016 houve Olimpíadas no Rio de Janeiro.
No primeiro exemplo acima, é possível verificar o horário oficial da escola para checar se a informação é um fato verídico ou não. No segundo exemplo, também há registros oficiais que comprovam a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Logo, as informações podem ser consideradas como fatos, pois podem ser comprovados, não partem de uma opinião.
A opinião é um julgamento, um ponto de vista, uma avaliação pessoal. As opiniões expressam gostos, interpretações, valores ou sentimentos; não são passíveis de prova no mesmo sentido que um fato, embora possam ser justificadas com argumentos. Por exemplo:
A aula das 8h é chata.
As Olimpíadas do Rio 2016 foram as mais lindas da história.
Observe que os exemplos apresentam uma opinião relativa ao fato apresentado. No primeiro exemplo, há como fato a existência de uma aula às 8h e há uma opinião sobre ela: “é chata”. No segundo exemplo, também há uma opinião que parte de um fato. O acontecimento é a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016. A opinião sobre esse fato comprovado é o ponto de vista de uma pessoa, ou um grupo de pessoas: “as mais lindas da história”. Para outras pessoas, essa opinião pode ser diferente, contestada. Contudo, não há como contestar a realização das Olimpíadas no Rio, em 2016.
Em síntese, o fato é um acontecimento que se dá em decorrência de eventos exteriores. A opinião relativa ao fato é um ponto de vista a respeito desse fato, isto é, um julgamento pessoal sobre ele.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Leia o seguinte cartaz.

A respeito do cartaz, a alternativa que contém uma opinião expressa no panfleto é
(A) “A feira ocorrerá no próximo domingo, das 8h às 14h”.
(B) “Estabelecimentos locais participarão com barracas de hortaliças”.
(C) “A melhor feira da cidade, com produtos frescos e de qualidade”.
(D) “Organizadores convidam a comunidade a conhecer os produtores”.
QUESTÃO 2
Leia o texto a seguir.
No sábado passado, a Biblioteca Municipal recebeu um doador que entregou cem livros infantis. O acervo agora conta com novas edições de clássicos e livros de Ciências para crianças. Segundo a bibliotecária, a doação foi organizada por um grupo de voluntários locais. Muitos pais elogiaram a iniciativa nas redes sociais. Alguns leitores afirmaram que a renovação do acervo tornará a biblioteca mais atraente para as famílias.
Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.
Das alternativas apresentadas a seguir, uma afirmação do texto que é claramente um fato é
(A) “A doação tornará a biblioteca mais atraente para as famílias”.
(B) “Muitos pais elogiaram a iniciativa nas redes sociais”.
(C) “A doação foi organizada por um grupo de voluntários locais”.
(D) “Os novos livros são melhores que os anteriores”.
QUESTÃO 3
Leia o texto a seguir.
A Escola Pontinho de Sabedoria promoveu, na última sexta-feira, uma Feira de Ciências com exposições de trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental. Havia estandes que mostravam experiências de Física, maquetes de ecossistemas e apresentações sobre energia renovável.
Segundo a direção, cerca de trezentas pessoas passaram pelo evento durante o dia. Alunos e professores comemoraram a participação e o esforço coletivo. Para muitos estudantes, a feira foi uma experiência transformadora. Várias turmas planejam usar as ideias apresentadas para projetos futuros.
Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.
Identifique no texto dois enunciados que são fatos e dois que são opiniões ou interpretações. Justifique sua escolha explicando por que cada enunciado é fato ou opinião.
QUESTÃO 4
Leia o texto a seguir.
Um professor leu um trecho sobre hábitos de leitura e declarou que “ler apenas resumos empobrece o pensamento crítico dos alunos”. Alguns estudantes concordaram e disseram que preferem leituras completas; outros citaram a falta de tempo como argumento para usar resumos. A discussão na sala mostrou que existem estratégias diferentes para aprender, dependendo dos objetivos de cada aluno.
Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.
Analise o argumento do professor: transforme a opinião em uma tese que poderia ser investigada empiricamente.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Procedimentos de leitura |
Habilidade estruturante: | (EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (comentário, artigo de opinião etc.), posicionando-se frente a questão controversa de forma sustentada. (EF89LP04-A) Identificar e diferenciar opinião de fato. |
Descritor: | D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013. |