O programa Conexão em Libras apresenta a trajetória de pais e filhas surdos. Diferente de muitas famílias ouvintes, esses pais já dominavam a Libras, o que facilitou as primeiras interações. Desde cedo, a comunicação visual esteve presente, fortalecendo vínculos afetivos e garantindo acessibilidade. Foram utilizadas estratégias naturais do cotidiano, como gestos, expressões e contato visual. A aquisição da primeira língua ocorreu de forma espontânea, com a Libras sendo transmitida no ambiente familiar. Esse processo possibilitou o desenvolvimento linguístico e cultural da criança de maneira plena. Assim, a Libras se consolidou como base para sua identidade.
disponível em: https://youtu.be/6Z7Z_WZxZlM?si=5IiNGl1wLMK1C-gj
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF67LP14-C) Preparar o roteiro de perguntas e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado, e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas. |
Habilidade | (EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero. (EF69LP10-B) Produzir textos orais noticiosos, culturais e de opinião (podcasts e vlogs), orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros. |