Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

O uso da pontuação e de outras notações em textos
O uso da pontuação nos textos desempenha papel fundamental na construção de sentido. Esses recursos orientam o leitor quanto à entonação, indicam pausas, expressão de sentimentos, diferenciam vozes e até influenciam a interpretação de uma frase.
Principais sinais de pontuação e seus efeitos de sentido
Ponto final (.)
Indica conclusão, fechamento de uma ideia ou neutralidade. Exemplo:
Hoje está calor.
Vírgula (,)
Indica pequenas pausas, separa termos, destaca informações.
Seu uso (ou falta dele) pode mudar o sentido. Exemplo:
Não, quero ir.
Não quero ir.
Dois-pontos (:)
Introduzem uma explicação, enumeração ou fala. Exemplo:
Ele só queria uma coisa: paz.
Ponto de interrogação (?)
Marca dúvida ou questionamento, exprimindo incerteza ou curiosidade. Exemplo:
Você já terminou o trabalho?
Ponto de exclamação (!)
Expressa emoção: surpresa, alegria, susto, raiva, indignação. Diferente do ponto final, a exclamação pode intensificar a emoção ou até gerar ironia. Exemplo:
Que bom te ver!
Reticências (…)
Indicam interrupção, suspense, dúvida, hesitação ou incerteza. Exemplo:
Eu até ia contar, mas…
Travessão (—)
Marca diálogos, indica mudança de voz ou serve para destacar informações. Exemplo:
— Você vem hoje?
— Não sei…
Parênteses ( )
Acrescentam informações secundárias ou comentários do autor. Exemplo:
Pedro (meu primo mais velho) passou no vestibular.
Aspas (“ ”)
Destacam citações, títulos de obras, palavras com sentido irônico ou expressões de uso especial. Também é utilizado na substituição do travessão, ao introduzir o discurso direto. Exemplo:
Ele disse: “Estou cansado.”
A festa foi “ótima”.
Além da pontuação, existem marcas gráficas e tipográficas que também produzem sentidos no texto. Por exemplo, o uso de CAIXA ALTA pode indicar destaque, grito em mensagens ou títulos; negrito, itálico e sublinhado marcam palavras importantes, enfatizam ideias ou diferenciam trechos; parágrafos e espaçamento também ajudam a organizar a leitura e guiar a interpretação.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o seguinte texto para responder às questões.
Meu nome é Lucas — mas quase todos me chamam de “Lu”. Tenho 14 anos e estudo no 9º ano (na mesma escola desde o 1º ano). Gosto muito de futebol, videogame e música; aliás, não passo um dia sequer sem colocar os fones de ouvido.
Minha família é pequena: moro com meus pais e minha irmã mais nova, que, às vezes, me irrita… mas não consigo ficar sem ela. Sempre gostei de escrever redações, embora nem sempre tire as notas que espero. Ah, também adoro desenhar! No futuro, sonho em ser arquiteto: quero criar casas, prédios e até parques. Sei que é um caminho longo, porém estou disposto a me esforçar.
Concluo dizendo que cada dia na escola me ensina algo novo e — quem sabe — me aproxima do meu maior objetivo.
Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.
QUESTÃO 1
No trecho “Meu nome é Lucas — mas quase todos me chamam de ‘Lu’.”, o uso do travessão tem a função de
(A) indicar uma fala de personagem.
(B) isolar uma informação dentro da frase.
(C) substituir uma vírgula em enumeração.
(D) marcar hesitação do narrador.
QUESTÃO 2
No trecho “Tenho 14 anos e estudo no 9º ano (na mesma escola desde o 1º ano).”, os parênteses servem para
(A) indicar ironia em relação à escola.
(B) marcar uma citação de outro autor.
(C) acrescentar uma informação explicativa.
(D) substituir uma exclamação.
QUESTÃO 3
Em “minha irmã mais nova, que, às vezes, me irrita… mas não consigo ficar sem ela”, o que reticências indicam?
QUESTÃO 4
No trecho “Ah, também adoro desenhar!”, o ponto de exclamação contribui para expressar
(A) indiferença do autor sobre desenhar.
(B) alegria ou entusiasmo do narrador.
(C) neutralidade do relato de Lucas.
(D) dúvida em relação ao gosto por desenhar.
QUESTÃO 5
Em “Minha família é pequena: moro com meus pais e minha irmã mais nova”, o uso dos dois-pontos tem a função de
(A) introduzir uma enumeração explicativa.
(B) indicar surpresa do narrador.
(C) substituir as aspas na frase.
(D) finalizar a oração de modo abrupto.
QUESTÃO 6
No trecho “Concluo dizendo que cada dia na escola me ensina algo novo e — quem sabe — me aproxima do meu maior objetivo.”, o que o uso do travessão em “— quem sabe —” indica?
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Relação entre textos |
Habilidade estruturante: | (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. |
Descritor: | D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013. |