You are currently viewing Matemática – Figuras geométricas e sobreposição

Matemática – Figuras geométricas e sobreposição

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Imagem produzida em: www.canva.com

Figuras geométricas e sobreposição

Você já ouviu falar do Tangram? Ele é um antigo quebra-cabeça chinês, formado por sete peças chamadas “tans”, que juntas podem formar figuras de diferentes formas e tamanhos. Cada peça tem uma forma geométrica: triângulos, quadrado e paralelogramo. O Tangram é divertido e nos ajuda a aprender muito sobre figuras geométricas!

Hoje, vamos aprender a reconhecer figuras de mesmo formato e suas medidas usando o Tangram. Imagine que você tem dois triângulos iguais. Mesmo que um seja menor ou maior, eles têm o mesmo formato. Para descobrir isso, podemos usar a sobreposição: colocamos uma figura sobre a outra. Se as linhas e ângulos se encaixarem perfeitamente, então elas são do mesmo formato.

Podemos usar o Tangram para experimentar: que tal tentar formar um quadrado usando dois triângulos grandes? Ou criar um barco ou um cachorro com todas as peças? Cada figura que você montar pode ser comparada com outra usando sobreposição. Assim, você percebe que figuras diferentes podem ter o mesmo formato, mesmo que o tamanho varie.

Além disso, o Tangram nos ajuda a medir e comparar: algumas peças são maiores, outras menores, mas o formato continua o mesmo. Esse aprendizado é importante porque usamos figuras iguais ou semelhantes no dia a dia, em jogos, construções, artes e até em mapas.

A sobreposição de figuras geométricas consiste em colocar uma figura sobre a outra para comparar formas, tamanhos e orientar recortes ou medições. No dia a dia usamos essa técnica em várias situações: ao encaixar peças de quebra-cabeça ou tangram, ao ajustar móveis para ver se cabem no espaço, ao sobrepor plantas e plantas baixa na arquitetura, ao montar padrões em costura e design, ao usar filtros e camadas em edições de imagem, e até ao localizar qual é a tampa certa da panela. Essa prática ajuda a identificar semelhanças, detectar diferenças de escala e facilitar soluções práticas para problemas espaciais.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Figuras geométricas e sobreposição – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/cLi_6SWk_L0>. Acesso em: 23, set. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Duas figuras têm o mesmo formato no Tangram quando elas

(A) têm cores iguais, mas tamanhos diferentes.

(B) se encaixam perfeitamente quando sobrepostas.

(C) têm tamanhos iguais, mas cores diferentes.

(D) pertencem a conjuntos diferentes de peças.

QUESTÃO 2

A sobreposição das peças serve para

(A) descobrir se duas figuras têm o mesmo formato.

(B) trocar a cor das peças e tornar o jogo mais fácil.

(C) medir apenas o tamanho das peças grandes.

(D) formar figuras sem respeitar o formato das peças.

QUESTÃO 3

Desenhe um quadrado maior e um triângulo sobreposto a ele.

QUESTÃO 4

Quantos triângulos de tamanhos diferentes você consegue encontrar nas peças do Tangram (em anexo)?

QUESTÃO 5

Se você juntar o triângulo azul com o triângulo amarelo, qual nova forma geométrica você consegue criar (em anexo)?

QUESTÃO 6

Observe todas as peças do Tangram (em anexo) sobrepondo umas às outras. Após, use as peças que você tem para criar um animal.

Que animal você fez e quais peças você usou para fazer a cabeça, o corpo e as pernas? Ilustre-o.

QUESTÃO 7

Explore e divirta-se com sua família! Acesse o site https://www.divertudo.com.br/HTML5PC/tangram1/ – e crie diferentes figuras usando o Tangram. Depois, descreva qual foi a sua figura favorita e explique por quê.

RECORTE A FIGURA EM ANEXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES 4, 5 E 6


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Congruência de figuras geométricas planas.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA16-A) Reconhecer figuras de mesmo formato e suas respectivas medidas por meio de sobreposição, utilizando materiais manipuláveis como peças de quebra-cabeças.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 22, set. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 22, set. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.