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Fonte: Acervo NEC - produzido no canva.com

Matemática: Multiplicação com números decimais

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Multiplicação com números decimais.

Os números servem para mostrar quantidades e medidas. Mas nem sempre as quantidades são inteiras. Muitas vezes precisamos representar partes de um todo, como quando falamos de 2,5 litros de suco ou 1,75 metro de tecido.

Para representar quantidades não inteiras podemos usar os números decimais. Estes são os números escritos com uma vírgula separando a parte inteira da decimal. Por exemplo: 0,5 ou 3,25. 

Os números decimais são muito usados para representar quantias em dinheiro, medidas de distância, comprimento, massa entre outras. Os números decimais podem ser

  • finitos como 78,5; 1,25;
  • infinitos e com repetições de valores como 1,333…; 0,6767…

A Multiplicação

A multiplicação é uma operação matemática que representa a soma de valores iguais. É muito usada em várias situações do cotidiano. Em muitas dessas situações, é preciso multiplicar números decimais. Vejamos como fazer isso. 

Número decimal x número natural

1. Beatriz caminha 2,3 km para ir e voltar da escola, de segunda à sexta. Quantos quilômetros Beatriz caminha nos 5 dias de aula?

Aqui vamos multiplicar 2,3 km por 5 dias. 

2,3 x 5 =

2. Número decimal x número decimal

Um grupo de estudantes comprou 3,5 m de tecido para enfeitar o painel da escola. Cada metro do tecido custou R$0,85. Quanto o grupo pagou por todo o tecido?

Para saber mais sobre números decimais, suas representações e como resolver operações com esses números, assista à videoaula da professora Cristiane Souza, “Operações matemáticas com os decimais”, do canal Estúdio Conexão Escola.

Agora, que tal aplicar o que aprendeu na resolução de atividades?

QUESTÃO 1

ocê já visitou uma feira e viu os preços escritos em plaquinhas, mostrando quanto custa cada produto?

O feirante Pedro é muito organizado e sempre deixa bem claro para seus clientes o preço de cada verdura. Veja o quadro abaixo com os valores por quilograma (kg):

Fonte: Acervo NEC – produzido no canva.com

Agora, ajude Pedro a calcular os valores para seus clientes:

A) Um cliente comprou 2 kg de abóbora. Quanto ele vai pagar?

B) Outro cliente comprou 0,5 kg de berinjela. Qual será o valor?

C) Um terceiro cliente comprou:

  • 1,2 kg de abóbora,
  • 0,3 kg de berinjela e
  • 0,8 kg de cenoura.

Qual foi o valor total da compra desse cliente?

QUESTÃO 2

Em uma atividade com a malha quadriculada, os estudantes desenharam algumas imagens. Veja como ficaram os desenhos de Isis e André.

Fonte: Acervo NEC – produzido com canva.com

Cada unidade da malha tem 0,25cm² de área. 

A) Qual é a área do desenho da Isis?

B) Qual é a área do desenho de André?

C) Qual estratégia você usou para resolver os itens A e B acima?

QUESTÃO 3

Leia com atenção o anúncio a seguir

Fonte: Acervo NEC – produzido com canva.com

O preço total deste tênis é

(A) R$269,70.

(B) R$299,70.

(C) R$169,70.

(D) R$199,70.

QUESTÃO 4

Isis procurava um brinde que pudesse comprar com até R$20,00. Ela encontrou este anúncio.

Fonte: Acervo NEC – produzido com canva.com

Agora responda: a quantia de Isis é

(A) exatamente o preço da caneca.

(B) um pouco maior que o valor da caneca.

(C) um pouco menor que o valor da caneca. 

(D) não é suficiente para comprar a caneca.

QUESTÃO 5

Raquel quer ir de sua casa até o parque da cidade e usou o GPS para descobrir o tempo de viagem.

O aplicativo mostrou que:

Agora, com a ajuda de uma calculadora, complete o quadro a seguir com

A) o número decimal correspondente à fração do tempo de caminhada de ônibus e de carro;

B) o tempo, em minutos, que Raquel gastará para chegar ao parque de ônibus e de carro.

AutoriaCristiane Soares de Souza
FormaçãoMatemática – Licenciatura
Componente CurricularMatemática.
Objetos de Conhecimento/ConteúdosNúmeros decimais, multiplicação com números decimais. 
Habilidade(EF05MA08-B) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números racionais, cuja representação é finita, com multiplicador natural e divisor natural diferente de zero, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Descritor5N2.4 – Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal finita até a ordem dos milésimos, com significados de formação de grupos iguais (incluindo repartição equitativa de medida), proporcionalidade ou disposição retangular.
ReferênciaSOUZA, Joamir Roberto de. SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: Matemática, 5º ano, ensino fundamental, anos iniciais. 1ª edição / São Paulo. FTD 2021. 
SILVA, Zeneide. PASSOS, Célia. Eu gosto m@is: Matemática. 5º ano. 5ª edição. São Paulo / IBEP.