You are currently viewing Geografia – MORADIA – UM DIREITO DE TODOS

Geografia – MORADIA – UM DIREITO DE TODOS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

MORADIA – UM DIREITO DE TODOS

A MORADIA É UM DIREITO DE TODOS OS CIDADÃOS E ESTÁ GARANTIDA PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL DE 1988, NO ARTIGO 6º, QUE AFIRMA: “SÃO DIREITOS SOCIAIS A EDUCAÇÃO, A SAÚDE, A ALIMENTAÇÃO, O TRABALHO, A MORADIA, O TRANSPORTE, O LAZER, A SEGURANÇA, A PREVIDÊNCIA SOCIAL, A PROTEÇÃO À MATERNIDADE E À INFÂNCIA, A ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS”. ISSO SIGNIFICA QUE TODAS AS PESSOAS DEVEM TER UM LUGAR DIGNO PARA VIVER, COM SEGURANÇA E CONDIÇÕES ADEQUADAS.

EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE MORADIAS NO BRASIL E NO MUNDO. ALGUMAS SÃO CASAS SIMPLES DE MADEIRA, OUTRAS SÃO DE ALVENARIA COM TIJOLOS E CIMENTO, E TAMBÉM HÁ APARTAMENTOS EM PRÉDIOS. EM ÁREAS RURAIS PODEMOS ENCONTRAR CHÁCARAS, SÍTIOS OU CASAS DE FAZENDA. EM GRANDES CIDADES, OS PRÉDIOS ALTOS SÃO COMUNS, ENQUANTO EM REGIÕES MAIS POBRES EXISTEM BARRACOS CONSTRUÍDOS COM MATERIAIS REAPROVEITADOS, COMO MADEIRA E LATA. PELO MUNDO, ENCONTRAMOS AINDA IGLUS, FEITOS DE GELO, USADOS EM REGIÕES MUITO FRIAS, CABANAS DE PALHA EM ÁREAS QUENTES, TENDAS EM DESERTOS E CASAS FLUTUANTES EM RIOS, TAMBÉM CHAMADAS DE PALAFITAS.

AS MORADIAS SÃO DIFERENTES PORQUE CADA REGIÃO TEM SUA CULTURA, CLIMA, RELEVO E ATÉ OS MATERIAIS DISPONÍVEIS PARA CONSTRUÇÃO. VALE LEMBRAR QUE, APESAR DE A MORADIA SER UM DIREITO DE TODOS, AINDA ASSIM EXISTEM MUITAS PESSOAS E FAMÍLIAS QUE NÃO A TÊM E VIVEM EM ABRIGOS, ORFANATOS OU EM SITUAÇÃO DE RUA.

Imagens disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/agenciasenado/31446658467 >Acesso em 16, set. 2025.
https://www.canva.com/design/DAGzI_TYP1o/58bevu9Vww64Kb0Zf7XpFA/edit?utm_content=DAGzI_TYP1o&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton  >Acesso em 16, set. 2025.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGzJIHSt_c/TmSH1HAEq09oBMrcQynTnA/edit

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/QAlaYCr0dgE

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

NO POEMA, A IDEIA DE DIFERENTES LUGARES PARA UMA MORADIA MOSTRA QUE:

(A) AS CASAS PODEM SER IGUAIS EM TODOS OS LUGARES, NÃO TEM DIFERENÇA.
(B) O TIPO DE MORADIA PODE MUDAR CONFORME O CLIMA E A CULTURA.
(C) AS FAMÍLIAS CONSTROEM AS CASAS USANDO O MESMO MATERIAL BÁSICO.
(D) NÃO IMPORTA ONDE ESTEJA, TODAS AS CASAS TÊM SEMPRE A MESMA FORMA.

QUESTÃO 2

O POEMA DIZ QUE A CASA PODE SER NA CIDADE OU NO CAMPO. PENSANDO ASSIM PODEMOS AFIRMAR QUE

(A) AS CASAS DO CAMPO E DA CIDADE SÃO IGUAIS.
(B) O CAMPO POSSUI MUITOS PRÉDIOS E ASFALTO.
(C) A CIDADE NÃO POSSUI PRÉDIOS, APENAS CASAS.
(D) A CIDADE E O CAMPO PODEM TER CASAS DIFERENTES.

QUESTÃO 3

O QUE TORNA A SUA CASA ESPECIAL PARA VOCÊ? DESENHE-A.

QUESTÃO 4

OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO E DEPOIS RESPONDA.

CIDADE  –  CAMPO

A) QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA “CIDADE”? _____________________

B) QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA “CAMPO”? _____________________

C) QUAL PALAVRA É MAIOR? _____________________

D) QUAL PALAVRA É MENOR? _____________________

E) A LETRA “C” POSSUI O MESMO SOM NAS DUAS PALAVRAS? _______________

F) PESQUISE E ESCREVA OUTRA PALAVRA EM QUE O “C” TEM O MESMO SOM QUE “CIDADE”. _______________________________

G) PESQUISE E ESCREVA OUTRA PALAVRA EM QUE O “C” TEM O MESMO SOM QUE “CAMPO”._________________________

QUESTÃO 5

OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E ESCREVA O QUE ESTA CHARGE REPRESENTA PARA VOCÊ. O QUE ELA QUER NOS MOSTRAR?

QUESTÃO 6

LEIA AS FRASES ABAIXO E ESCREVA V SE A FRASE FOR VERDADEIRA OU F SE FOR FALSA:

(   ) TODA PESSOA TEM DIREITO DE TER UMA MORADIA.
(   ) AS CASAS SÃO TODAS IGUAIS AO REDOR DO MUNDO.
(   ) NO DESERTO EXISTEM CASAS CHAMADAS TENDAS.
(   ) UMA CASA SERVE APENAS PARA BRINCAR, NÃO PARA MORAR.
(   ) APARTAMENTOS SÃO COMUNS EM CIDADES GRANDES.
(   ) TODAS AS FAMÍLIAS VIVEM EM CASAS GRANDES E BONITAS.

HORA DE APRENDER BRINCANDO

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/19125409


Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Geografia
Objeto(s) de Conhecimento:Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia:- Diferentes moradias.Tipos de objetos de uso cotidiano.Atividades e tipos de trabalho.
Habilidades:(EF01GE06-A) Compreender, descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano, como brinquedos, roupas, mobiliários, considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 16/09/2025.

BRUNA MIGOTTO (Brasil). Editora Ftd (ed.). Bons Amigos: geografia 1. São Paulo: Ftd, 2021.

PEREIRA, Alexandre Barbosa et al. Coleção Eu Gosto: geografia 1º ano. São Paulo: Bmh, 2021.

BRANCO, Anselmo Lázaro et al. Da Escola para o Mundo: geogafia 1º ano. São Paulo: Editora Scipione, 2021.