You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Arte Objeto

Arte/Artes Visuais – Arte Objeto

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://l1nq.com/xR7Ip Acesso em 15, set. 2025.

Arte Objeto

Você já reparou como um objeto comum pode ganhar outro significado quando é colocado em um museu ou numa exposição? Esse é o princípio da Arte Objeto: transformar coisas do dia a dia, naturais ou feitas pelo homem, em obras de arte.

O artista pode usar o objeto do jeito que ele é ou pode modificá-lo. Esse gesto simples muda a forma como olhamos para aquele objeto.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:W%C3%BCrfel,_gemischt_–_2021_–_5577.jpg Acesso em 15, set. 2025.

A Arte Objeto ficou conhecida no século XX com artistas como Marcel Duchamp, que apresentou um mictório como obra de arte e chamou de Fonte.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fountain_by_Marcel_Duchamp_(Tate_Modern).png Acesso em 15, set. 2025.

A partir daí, outros artistas começaram a experimentar com objetos comuns, usando o humor, a crítica e a imaginação.

Quando o artista transforma um objeto em arte, ele abre espaço para falar de memórias, sentimentos, problemas sociais e até sonhos. Para nós, isso também é um convite: perceber que a arte pode nascer das coisas que estão bem perto de nós, dentro de casa ou na rua.

Artistas e suas propostas

Vik Muniz (Brasil)

Vik Muniz é conhecido por usar materiais inusitados, como lixo, açúcar, brinquedos, chocolate ou sucata, para recriar imagens famosas da história da arte ou retratos de pessoas comuns.

Disponível em https://l1nq.com/7nw8m Acesso em 15, set. 2025.

Seu processo mostra que o valor da obra não está apenas no material utilizado, mas no olhar criativo e crítico.

A sua proposta artística é questionar o consumo, a desigualdade social e ao mesmo tempo provocar o espectador a perceber que o que parece descartável pode ter grande valor estético e simbólico.

Yayoi Kusama (Japão)

Yayoi Kusama transforma objetos comuns em instalações artísticas repletas de padrões repetitivos e pontos coloridos.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/infomastern/23182095381 Acesso em 15, set. 2025.

A artista nos mostra que, repetir formas simples pode criar experiências incríveis e cheias de imaginação.

Cildo Meireles (Brasil)

Cildo Meireles utiliza objetos carregados de significados sociais e políticos, como garrafas, dinheiro, rádios ou mercadorias, criando instalações que questionam o sistema econômico, a censura e o poder.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sculpture,_Tate_Modern,_Londres_01.jpg Acesso em 15, set. 2025.

A sua proposta artística é provocar reflexões críticas sobre a realidade social, política e cultural, mostrando como objetos do cotidiano podem revelar desigualdades e tensões presentes no mundo em que vivemos.

Joana Vasconcelos (Portugal)

Joana Vasconcelos ressignifica objetos comuns, cobrindo-os com crochê, rendas ou outros materiais e utensílios. Suas obras misturam humor, crítica e poesia.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bestie_by_Joana_Vasconcelos,_Manchester_Art_Gallery_01.jpg Acesso em 15, set. 2025.

A sua proposta artística é questionar papéis sociais, especialmente os ligados ao universo feminino, valorizando ao mesmo tempo o fazer manual e a cultura popular.

El Anatsui (Gana)

El Anatsui cria grandes painéis e esculturas a partir de tampinhas de garrafas, metais e outros resíduos. Quando montadas, suas obras lembram tecidos coloridos, dialogando com tradições africanas e com questões ambientais.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/aneswede/5966426329 Acesso em 15, set. 2025.

A sua proposta artística é transformar resíduos em obras monumentais, refletindo sobre consumo, desperdício e, ao mesmo tempo, resgatando memórias culturais do seu povo.


ASSISTA AO VÍDEO SOBRE “ARTE OBJETO

Canal Estúdio Conexão Escola. “Artes Visuais – Arte Objeto – 6º ano – EF”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=oyzxNoIC_AI Acesso em 17, set. 2025.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A Arte Objeto pode ser entendida como

(A) a transformação de objetos comuns em obras de arte, mudando a forma como os vemos.

(B) a pintura de imagens tradicionais com cores fortes e pinceladas expressivas.

(C) a construção de esculturas em mármore ou bronze, seguindo modelos clássicos.

(D) a reprodução de paisagens naturais em telas com técnicas tradicionais.

QUESTÃO 2

Vik Muniz é conhecido por recriar imagens famosas da história da arte ou retratos de pessoas comuns. A proposta artística de Vik Muniz pode ser definida como

(A) recriar imagens com materiais inusitados, refletindo sobre consumo e desigualdade.

(B) transformar objetos comuns em ambientes imersivos com espelhos e repetições.

(C) utilizar garrafas e dinheiro para questionar o sistema econômico e a censura.

(D) cobrir sapatos e panelas com crochê, valorizando a cultura popular e o feminino.

QUESTÃO 3

A Arte Objeto transforma objetos comuns em algo novo e significativo. Como você acha que ocorre esse processo?

QUESTÃO 4

Escolha um dos artistas que tem como proposta trabalhar à partir de objetos (Vik Muniz, Yayoi Kusama, Cildo Meireles, Joana Vasconcelos ou El Anatsui) e descreva qual é a principal ideia ou mensagem que ele transmite em suas obras de arte.


AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Objetos de conhecimento/ConteúdosProcessos de Criação: Sentidos plurais
Habilidade(GO-EF06AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais e ampliar seu repertório imagético e inventivo, dando sentido e significado aos contextos afetivos e sociais de modo individual, coletivo e colaborativo.
Referências ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos da Arte. São Paulo: Saraiva, 2019.