Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Como resolver e conferir divisões
Crianças, hoje vamos aprender sobre um assunto muito importante: a divisão de números naturais. A divisão é uma forma de repartir ou medir quantidades, e ela nos ajuda a resolver problemas do dia a dia, como dividir doces entre amigos ou organizar brinquedos em caixas.
Nesta atividade de sala, vamos calcular o resultado da divisão utilizando diferentes recursos. Podemos usar métodos pessoais, que são as estratégias que cada um de vocês desenvolve sozinho, ou métodos convencionais, como o algoritmo da divisão que aprendemos em sala.
É importante que, depois de calcular, vocês validem o resultado. Validar significa conferir se o número que encontramos realmente faz sentido. Podemos fazer isso de duas maneiras: estimando, ou seja, pensando se o resultado é próximo do esperado, ou usando tecnologias digitais, como calculadoras ou aplicativos de matemática.
Aprender a dividir dessa forma ajuda não só a melhorar o raciocínio, mas também a perceber que a matemática está presente em situações reais. Por exemplo, se uma caixa tem 24 lápis e queremos distribuir igualmente entre 6 crianças, podemos usar a divisão para descobrir quantos lápis cada criança receberá.

Primeiro, calculamos 24 ÷ 6 e encontramos 4. Depois, podemos conferir: 4 lápis para cada criança, multiplicando 4 × 6, voltamos a 24, ou seja, nosso resultado está certo. Assim, vocês desenvolvem autonomia e confiança para resolver outros problemas, tanto em sala quanto fora dela.

O uso de recursos diferentes torna o aprendizado mais divertido e ajuda a entender que existem várias formas de pensar e chegar a um resultado correto. Veja isso na calculadora, calculando 4 x 5 = ?. Confira o resultado com seus colegas.
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RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Para dividir 36 balas entre 4 crianças corretamente, devemos
(A) somar 36 e 4 para ver quantas balas cada criança recebe.
(B) dividir 36 por 4 para descobrir quantas balas cada criança ganha.
(C) multiplicar 36 por 4 para conferir se cada criança recebe o mesmo.
(D) subtrair 4 de 36 e verificar quantas balas sobraram para cada.
QUESTÃO 2
Ao calcular 45 ÷ 5, podemos validar o resultado
(A) multiplicando 45 por 5 para conferir se o cálculo está certo.
(B) somando 5 + 45 para verificar se o resultado está correto.
(C) multiplicando 9 × 5 e comparando com o número inicial da conta.
(D) subtraindo 5 de 45 várias vezes para contar quantas vezes cabem.
QUESTÃO 3
Uma caixa tem 30 lápis e precisa ser dividida igualmente em 5 kits. Quantos lápis cada kit terá?
QUESTÃO 4
Professora Jordana tem 48 lápis e quer dividir igualmente entre 6 alunos da turma. Quantos lápis cada aluno receberá?
QUESTÃO 5
João comprou 36 balas para repartir entre ele e 3 amigos. Quantas balas cada um receberá se todos receberem a mesma quantidade?
QUESTÃO 6
Uma caixa de suco contém 24 litros e cada garrafa tem capacidade de 3 litros. Quantas garrafas podem ser enchidas com todo o suco?
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Divisão de números naturais, repartição equitativa e medida; Divisão de números naturais com recursos pessoais ou convencionais. |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (GO-EF03MA30-B) Calcular o resultado da divisão de números naturais, utilizando recursos pessoais ou convencionais e validar os resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 16, set. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 16, set. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 3º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |