You are currently viewing Língua Portuguesa – LEGENDA

Língua Portuguesa – LEGENDA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

LEGENDA

HOJE VAMOS COMEÇAR A ESTUDAR SOBRE UM NOVO GÊNERO TEXTUAL, A LEGENDA. A LEGENDA É UM TIPO DE TEXTO IMPORTANTE PORQUE AJUDA A EXPLICAR MELHOR ALGO QUE ESTAMOS VENDO.

ELA APARECE EM DIFERENTES LUGARES E SITUAÇÕES DO NOSSO DIA A DIA. PODEMOS ENCONTRAR LEGENDAS EM FILMES, QUANDO APARECE A FALA DOS PERSONAGENS ESCRITA NA TELA PARA QUE POSSAMOS ENTENDER, MESMO QUE ESTEJAM FALANDO OUTRA LÍNGUA.

TAMBÉM EXISTEM LEGENDAS EM IMAGENS E FOTOGRAFIAS, COMO NOS ÁLBUNS DE FAMÍLIA, NOS LIVROS E ATÉ EM REVISTAS. NESSE CASO, A LEGENDA SERVE PARA CONTAR QUEM ESTÁ NA FOTO, ONDE ACONTECEU O MOMENTO OU ATÉ EXPLICAR O QUE ESTÁ SENDO MOSTRADO.

EM MAPAS E GRÁFICOS, AS LEGENDAS TÊM OUTRA FUNÇÃO: ELAS AJUDAM A IDENTIFICAR SÍMBOLOS, CORES E INFORMAÇÕES QUE APARECEM NESSES MATERIAIS, TORNANDO A LEITURA MAIS FÁCIL DE COMPREENDER.

CONSEGUE PERCEBER QUE EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE LEGENDA? CADA UMA COM UMA FUNÇÃO ESPECIAL. TODAS ELAS TÊM ALGO EM COMUM: AJUDAM O LEITOR OU ESPECTADOR A ENTENDER MELHOR A INFORMAÇÃO, COMPLETANDO AQUILO QUE ESTÁ SENDO VISTO. 

POR ISSO, CONHECER E APRENDER A USAR LEGENDAS É MUITO IMPORTANTE, POIS ELAS TORNAM A COMUNICAÇÃO MAIS CLARA E COMPLETA.

Imagens disponíveis em: https://youtu.be/TKbX8stNoXk?si=okxPrAW-nS7sNmPE >Acesso em 05/09/2025.

Fotografia de arquivo da SME>Acesso em 05/09/2025.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Biomas_do_Brasil.svg >Acesso em 05/09/2025.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGyHNHk3SQ/V5TJ0WT2-aqTolaNwe8heQ/edit

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/WMKiL7J96wc

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAB-xdZsUhc/ >Acesso em 05, set. 2025.

O TEXTO APRESENTADO NA FOTOGRAFIA, INDICADA PELA SETA VERMELHA É CHAMADO DE

(A) LEJENDA.
(B) LEGUENDA.
(C) LEGENDA.
(D) LEGNDA.

QUESTÃO 2

A MELHOR LEGENDA PARA REPRESENTAR A FOTO ACIMA SERIA

(A) JOGADORA GEYSE DA SILVA, ATACANTE DO TIME BRASILEIRO FEMININO DE FUTEBOL. 

(B) CANTORA GEYSE DA SILVA, CONHECIDA POR MÚSICAS FAMOSAS EM TODO O PAÍS.

(C) GEYSE DA SILVA, EXPLICANDO CONTEÚDO IMPORTANTE PARA OS ESTUDANTES.

(D) ESTUDANTE GEYSE DA SILVA, PARTICIPANDO DE FEIRA CIENTÍFICA NA ESCOLA. 

QUESTÃO 3

DESENHE UMA FOTO DA SUA TURMA E INVENTE UMA LEGENDA PARA ELA.

Disponível em: https://www.canva.com/graphics/MAFcgaFZm1E/ >Acesso em 05, set. 2025.

QUESTÃO 4

OBSERVANDO AS LEGENDAS DO GRÁFICO ABAIXO RESPONDA:

Gráfico criado no canva.

A) O QUE O GRÁFICO MOSTRA?

___________________________________________________________________

B) QUAL A TURMA TEM MAIS ALUNOS? QUANTOS ALUNOS ESSA TURMA TEM?

___________________________________________________________________

C) QUAL A TURMA TEM MENOS ALUNOS? QUANTOS ALUNOS ESSA TURMA TEM?

___________________________________________________________________

QUESTÃO 5

OBSERVE A PALAVRA ABAIXO E RESPONDA:

LEGENDA

A) QUAL A LETRA INICIAL DA PALAVRA? _____________

B) QUANTAS LETRAS A PALAVRA TEM? ______________

C) QUAL A ÚLTIMA LETRA? ________________

D) TEM ALGUÉM NA SUA SALA QUE TEM O NOME COM A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA “LEGENDA”? QUEM? ____________________

QUESTÃO 6

COMPARE: O QUE É DIFERENTE ENTRE UMA LEGENDA DE FILME E UMA LEGENDA DE ÁLBUM DE FIGURINHAS?

HORA DE APRENDER BRINCANDO

Disponível em: https://view.genially.com/68baec9412d8bd360449ad91/interactive-content-qual-a-melhor-legenda


Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objeto(s) de Conhecimento:Forma de composição do texto:
– Estrutura composicional dos textos da vida cotidiana: bilhetes, recados, avisos, receitas.
Sequência de fatos e expressões que marcam a passagem de tempo.
Rimas e aliterações e assonâncias em textos poéticos, canções.
Letras e palavras; relação entre fala e escrita.
Características do sistema de escrita alfabética.
Escrita autônoma e compartilhada:
– Produção de textos do campo da vida cotidiana.
Sequência lógico temporal de início-meio-fim.
Produção de texto com foco nos três vetores do processo de escrita: situação/tema ou assunto/finalidade.
Situação comunicativa, tema, assunto,finalidade.
Compreensão em leitura:
– Leitura e compreensão de gêneros do campo jornalístico.
– Leitura e compreensão de gêneros do campo publicitário.
Relação entre linguagem verbal e não verbal em textos publicitários.
Leitura e compreensão de textos do campo da atuação cidadã.
Forma de composição do texto:
– Elementos linguísticos e semióticos presentes nas manchetes, nos lides e no corpo de notícias para público infantil e cartas de reclamação.
Uso de recursos de persuasão em textos publicitários e de propaganda.
Forma de composição de notícias, manchetes, lides e corpo de notícias e de cartas de reclamação.
Função dos adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital.
Habilidades:(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, bilhetes, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagrama-ção específica de cada um desses gêneros.
(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, bilhetes, convites, instruções de montagem, receitas e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, entre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP14) Identificar e reproduzir, com a ajuda do professor, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, entre outros, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.(EF12LP14-A) Reconhecer, no processo de leitura, os recursos de expressão que constituem os gêneros fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, entre outros, digitais ou impressos, de modo que seja possível empregá-los adequadamente nos textos a serem produzidos.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 05/09/2025.

GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 005/09/2025.

ROCHA, Regina Braz; FRANCISCO, Carla da Silva; AMANCIO, Isabel Pereira. Mundo de Explorações: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021.

VAIANO, Roberta et al (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021.