ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
LEGENDA
HOJE VAMOS COMEÇAR A ESTUDAR SOBRE UM NOVO GÊNERO TEXTUAL, A LEGENDA. A LEGENDA É UM TIPO DE TEXTO IMPORTANTE PORQUE AJUDA A EXPLICAR MELHOR ALGO QUE ESTAMOS VENDO.
ELA APARECE EM DIFERENTES LUGARES E SITUAÇÕES DO NOSSO DIA A DIA. PODEMOS ENCONTRAR LEGENDAS EM FILMES, QUANDO APARECE A FALA DOS PERSONAGENS ESCRITA NA TELA PARA QUE POSSAMOS ENTENDER, MESMO QUE ESTEJAM FALANDO OUTRA LÍNGUA.

TAMBÉM EXISTEM LEGENDAS EM IMAGENS E FOTOGRAFIAS, COMO NOS ÁLBUNS DE FAMÍLIA, NOS LIVROS E ATÉ EM REVISTAS. NESSE CASO, A LEGENDA SERVE PARA CONTAR QUEM ESTÁ NA FOTO, ONDE ACONTECEU O MOMENTO OU ATÉ EXPLICAR O QUE ESTÁ SENDO MOSTRADO.

EM MAPAS E GRÁFICOS, AS LEGENDAS TÊM OUTRA FUNÇÃO: ELAS AJUDAM A IDENTIFICAR SÍMBOLOS, CORES E INFORMAÇÕES QUE APARECEM NESSES MATERIAIS, TORNANDO A LEITURA MAIS FÁCIL DE COMPREENDER.

CONSEGUE PERCEBER QUE EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE LEGENDA? CADA UMA COM UMA FUNÇÃO ESPECIAL. TODAS ELAS TÊM ALGO EM COMUM: AJUDAM O LEITOR OU ESPECTADOR A ENTENDER MELHOR A INFORMAÇÃO, COMPLETANDO AQUILO QUE ESTÁ SENDO VISTO.
POR ISSO, CONHECER E APRENDER A USAR LEGENDAS É MUITO IMPORTANTE, POIS ELAS TORNAM A COMUNICAÇÃO MAIS CLARA E COMPLETA.
Imagens disponíveis em: https://youtu.be/TKbX8stNoXk?si=okxPrAW-nS7sNmPE >Acesso em 05/09/2025.
Fotografia de arquivo da SME>Acesso em 05/09/2025.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Biomas_do_Brasil.svg >Acesso em 05/09/2025.
Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGyHNHk3SQ/V5TJ0WT2-aqTolaNwe8heQ/edit
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1

O TEXTO APRESENTADO NA FOTOGRAFIA, INDICADA PELA SETA VERMELHA É CHAMADO DE
(A) LEJENDA.
(B) LEGUENDA.
(C) LEGENDA.
(D) LEGNDA.
QUESTÃO 2

A MELHOR LEGENDA PARA REPRESENTAR A FOTO ACIMA SERIA
(A) JOGADORA GEYSE DA SILVA, ATACANTE DO TIME BRASILEIRO FEMININO DE FUTEBOL.
(B) CANTORA GEYSE DA SILVA, CONHECIDA POR MÚSICAS FAMOSAS EM TODO O PAÍS.
(C) GEYSE DA SILVA, EXPLICANDO CONTEÚDO IMPORTANTE PARA OS ESTUDANTES.
(D) ESTUDANTE GEYSE DA SILVA, PARTICIPANDO DE FEIRA CIENTÍFICA NA ESCOLA.
QUESTÃO 3
DESENHE UMA FOTO DA SUA TURMA E INVENTE UMA LEGENDA PARA ELA.

QUESTÃO 4
OBSERVANDO AS LEGENDAS DO GRÁFICO ABAIXO RESPONDA:

A) O QUE O GRÁFICO MOSTRA?
___________________________________________________________________
B) QUAL A TURMA TEM MAIS ALUNOS? QUANTOS ALUNOS ESSA TURMA TEM?
___________________________________________________________________
C) QUAL A TURMA TEM MENOS ALUNOS? QUANTOS ALUNOS ESSA TURMA TEM?
___________________________________________________________________
QUESTÃO 5
OBSERVE A PALAVRA ABAIXO E RESPONDA:
LEGENDA
A) QUAL A LETRA INICIAL DA PALAVRA? _____________
B) QUANTAS LETRAS A PALAVRA TEM? ______________
C) QUAL A ÚLTIMA LETRA? ________________
D) TEM ALGUÉM NA SUA SALA QUE TEM O NOME COM A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA “LEGENDA”? QUEM? ____________________
QUESTÃO 6
COMPARE: O QUE É DIFERENTE ENTRE UMA LEGENDA DE FILME E UMA LEGENDA DE ÁLBUM DE FIGURINHAS?
HORA DE APRENDER BRINCANDO
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objeto(s) de Conhecimento: | Forma de composição do texto: – Estrutura composicional dos textos da vida cotidiana: bilhetes, recados, avisos, receitas. Sequência de fatos e expressões que marcam a passagem de tempo. Rimas e aliterações e assonâncias em textos poéticos, canções. Letras e palavras; relação entre fala e escrita. Características do sistema de escrita alfabética. Escrita autônoma e compartilhada: – Produção de textos do campo da vida cotidiana. Sequência lógico temporal de início-meio-fim. Produção de texto com foco nos três vetores do processo de escrita: situação/tema ou assunto/finalidade. Situação comunicativa, tema, assunto,finalidade. Compreensão em leitura: – Leitura e compreensão de gêneros do campo jornalístico. – Leitura e compreensão de gêneros do campo publicitário. Relação entre linguagem verbal e não verbal em textos publicitários. Leitura e compreensão de textos do campo da atuação cidadã. Forma de composição do texto: – Elementos linguísticos e semióticos presentes nas manchetes, nos lides e no corpo de notícias para público infantil e cartas de reclamação. Uso de recursos de persuasão em textos publicitários e de propaganda. Forma de composição de notícias, manchetes, lides e corpo de notícias e de cartas de reclamação. Função dos adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital. |
Habilidades: | (EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, bilhetes, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagrama-ção específica de cada um desses gêneros. (EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, bilhetes, convites, instruções de montagem, receitas e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. (EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, entre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF12LP14) Identificar e reproduzir, com a ajuda do professor, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, entre outros, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.(EF12LP14-A) Reconhecer, no processo de leitura, os recursos de expressão que constituem os gêneros fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, entre outros, digitais ou impressos, de modo que seja possível empregá-los adequadamente nos textos a serem produzidos. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 05/09/2025. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 005/09/2025. ROCHA, Regina Braz; FRANCISCO, Carla da Silva; AMANCIO, Isabel Pereira. Mundo de Explorações: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021. VAIANO, Roberta et al (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021. |