Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Dividir é repartir e medir
Dividir é uma ação que usamos todos os dias. Quando repartimos igualmente entre amigos, quando organizamos times de futebol ou quando vemos quantos grupos cabem dentro de uma quantidade, estamos fazendo divisão.
A divisão pode ser entendida de duas formas principais: repartição equitativa e medida.
Na repartição equitativa, pegamos uma quantidade e a distribuímos em partes iguais. Por exemplo: se temos 16 balas e queremos dividir entre 4 crianças, cada criança vai receber 4. Todos ficam com a mesma quantidade. Por ser uma divisão exata, não há resto.

Na medida, a ideia é descobrir quantos grupos cabem dentro de um número. Por exemplo: se temos 18 tampinhas e queremos fazer grupos de 5, conseguimos formar 3 grupos e ainda sobram 3 tampinhas. Nesse caso é uma divisão não exata porque há resto.

Na divisão, precisamos conhecer alguns nomes importantes:
Dividendo: é o número que vai ser dividido.
Divisor: é a quantidade em cada grupo.
Quociente: é o número de grupos formados.
Resto: é o que sobra depois de dividir.
Para aprender divisão, podemos usar recursos pessoais, como palitos, tampinhas, pedrinhas ou até lápis de cor. Isso ajuda a enxergar a conta acontecendo de verdade.
Por exemplo:
12 ÷ 3 = 4 → Dividendo: 12 | Divisor: 3 | Quociente: 4 | Resto: 0.

13 ÷ 3 = 4, sobra 1 → Dividendo: 13 | Divisor: 3 | Quociente: 4 | Resto: 1.

A divisão é muito importante porque nos ajuda a resolver problemas da vida real, a organizar melhor as coisas e a pensar de forma lógica. Quando entendemos divisão, conseguimos usar o raciocínio multiplicativo e avançar em outras áreas da matemática.
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RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Na divisão, o dividendo é
(A) o número que sobra no final.
(B) o número que será dividido.
(C) o número de grupos formados.
(D) o número que cabe em cada grupo.
QUESTÃO 2
Quando fazemos uma divisão, o quociente mostra
(A) o número que sobra.
(B) o número de grupos formados.
(C) o número que será dividido.
(D) a quantidade que vai em cada grupo.
QUESTÃO 3
Desenhe 12 bolinhas e divida em 3 grupos iguais. Quantas bolinhas vão em cada grupo?
QUESTÃO 4
Desenhe 14 estrelinhas e divida em 4 grupos iguais. Quantas estrelinhas ficam em cada grupo? Sobra alguma?
QUESTÃO 5
Maria tem 20 balas e quer dividir igualmente entre seus 5 amigos. Quantas balas cada amigo vai receber? Arme a conta e resolva.
QUESTÃO 6
A professora Dani tem 17 livros para organizar em pilhas de 4. Quantas pilhas completas ele consegue fazer? Quantos livros vão sobrar? Arme a conta e resolva.
QUESTÃO 7
Elabore uma situação-problema sobre divisão e peça para seu colega responder.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Divisão de números naturais, repartição equitativa e medida. |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA30-A) Explorar os conceitos de divisão, repartição equitativa e medida, utilizando agrupamentos até 10 unidades, em que o número de agrupamentos é o quociente, a quantidade em cada agrupamento é o divisor, e a quantidade não agrupada é o resto, por meio de recursos pessoais. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 09, set. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 09, set. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 3º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |