Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Humor, ironia e sarcasmo
A linguagem, além de transmitir informações de forma objetiva, também é usada para provocar riso, reflexão e crítica social. Nesse campo, destacam-se três fenômenos expressivos: humor, ironia e sarcasmo. Apesar de relacionados, eles apresentam diferenças importantes que devem ser reconhecidas para uma leitura crítica e para uma escrita criativa.
O humor se manifesta linguisticamente na intenção de provocar o riso, a leveza ou a surpresa. Muitas vezes, surge da quebra de expectativa: o leitor ou ouvinte espera um desfecho lógico, mas recebe uma conclusão inesperada. Ele pode ser inocente ou crítico, mas nem sempre tem a intenção de ferir. Pode ser identificado em piadas, tirinhas, crônicas e até em textos jornalísticos opinativos, além, é claro, das interações verbais como em conversas com amigos.
A ironia é um recurso de linguagem em que se diz o contrário do que se quer expressar, geralmente para criticar ou destacar um absurdo. Para isso, cabe ao leitor inferir, perceber que o que foi dito não é o que realmente se quer comunicar. A ironia costuma estar presente em textos literários, discursos políticos, charges e situações do cotidiano. Veja um exemplo:
Ah, acordei tão animado hoje…
O sentido literal diz algo positivo, mas o real sentido é o contrário.
O sarcasmo é uma forma de ironia mais agressiva, marcada pelo tom de desprezo, deboche ou ridicularização. Diferentemente do humor leve, o sarcasmo geralmente tem a intenção de expor, humilhar ou ridicularizar alguém. Costuma aparecer em discussões, comentários ácidos e críticas sociais mais duras. Veja o exemplo:
João chega na escola com uma hora de atraso e ouve do colega Samuel:
– Nossa, chegou cedo! Vai ajudar a abrir a escola?
Aqui, a ironia vem carregada de desprezo, reforçando o caráter mordaz.
Na leitura, identificar humor, ironia e sarcasmo exige atenção ao contexto, à intenção do autor e às pistas linguísticas (entonação, exageros, contradições, metáforas). Na escrita, esses recursos são ferramentas para enriquecer textos, tornando-os mais criativos, expressivos e críticos.
Diferenças essenciais
Humor: provoca riso leve, nem sempre crítico.
Ironia: diz o oposto do que se quer comunicar, muitas vezes com intenção crítica.
Sarcasmo: é uma ironia intensificada, com tom de ataque ou desprezo.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia a charge a seguir para responder às questões 1 a 3.

QUESTÃO 1
A fala do garoto apresenta um exemplo de:
(A) informação literal, pois ele realmente está usando os livros como apoio.
(B) ironia, pois ele critica indiretamente o hábito de não usá-los para estudar.
(C) humor físico, já que a graça está apenas no gesto do personagem.
(D) sarcasmo, porque há uma agressividade explícita em sua fala.
QUESTÃO 2
Que crítica social pode ser vista na charge?
QUESTÃO 3
Você considera o humor usado pelo garoto inteligente ou irresponsável? Justifique sua resposta relacionando a função do humor em provocar reflexão ou em apenas reforçar comportamentos inadequados.
QUESTÃO 4
O estudante chega atrasado 50 minutos e o professor comenta:
– Excelente pontualidade!
O recurso de linguagem presente no texto é
(A) ironia.
(B) humor leve.
(C) sarcasmo.
(D) metáfora.
QUESTÃO 5
Diferencie humor, ironia e sarcasmo, explicando como cada um atua na construção do sentido em um texto.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Efeitos de sentido |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. (EF67LP30-B) Observar os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador. |
Descritores: | D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.). D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 8º ano. São Paulo: Atual, 2013. |