Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Multiplicação: parcelas iguais e disposição em retângulos
A multiplicação é uma maneira rápida e prática de resolver situações em que temos quantidades iguais se repetindo. Quando somamos várias vezes o mesmo número, podemos transformar essa soma em uma multiplicação. Por exemplo: se eu tenho 4 + 4 + 4, eu posso dizer que é 3 x 4, porque o número 4 foi repetido três vezes. Assim, 3 x 4 = 12.

Outra forma de entender a multiplicação é através de desenhos organizados em linhas e colunas. Imagine que temos um retângulo formado por três linhas e quatro colunas. Se contarmos todos os quadradinhos, teremos 12. Isso mostra que a multiplicação também serve para contar elementos organizados de forma retangular.

A multiplicação aparece em muitas situações do nosso dia a dia. Quando a professora distribui lápis, quando contamos cadeiras organizadas em fileiras ou até quando observamos prateleiras no supermercado. Em vez de fazer várias somas longas, usamos a multiplicação para calcular de maneira mais rápida.

Podemos usar diferentes estratégias para resolver uma multiplicação:
– Soma repetida: escrever o mesmo número várias vezes e somar.
– Desenhos e tabelas: organizar em linhas e colunas para facilitar a contagem.
– Tabuada: memorizar os resultados mais comuns para resolver de cabeça.
Em sala de aula, trabalhamos bastante com as tabuadas do 2, 3, 4, 5 e 10, porque elas aparecem em muitas situações práticas. Por exemplo:
– Multiplicar por 2 é o mesmo que “dobrar” a quantidade.
– Multiplicar por 5 pode ser visto como contar de 5 em 5.
– Multiplicar por 10 é o mesmo que colocar um zero no final do número.
Portanto, a multiplicação é um recurso que nos ajuda a economizar tempo, organizar ideias e compreender melhor o mundo à nossa volta. Aprender a usar diferentes representações — soma, desenhos, tabelas e cálculos mentais — faz com que a matemática se torne uma ferramenta útil e divertida.
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RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
O resultado de 4 + 4 + 4 + 4 é
(A) 12
(B) 14
(C) 16
(D) 18
QUESTÃO 2
Um retângulo tem 3 linhas e 5 colunas de bolinhas. A multiplicação que representa essa situação é
(A) 5 x 5
(B) 3 x 5
(C) 5 x 2
(D) 2 x 3
QUESTÃO 3
João comprou 2 caixas de ovos. Cada caixa tem 10 ovos. Quantos ovos João comprou?
QUESTÃO 4
Uma estante tem 5 prateleiras, e em cada prateleira cabem 4 livros. Quantos livros cabem na estante?
QUESTÃO 5
Em uma festa, cada mesa tem 3 cadeiras. Se há 6 mesas, quantas cadeiras existem ao todo?
QUESTÃO 6
A professora Dani colocou 2 lembrancinhas em cada saquinho. Ela fez 8 saquinhos. Quantas lembrancinhas ela colocou no total?
QUESTÃO 7
No jardim da escola, foram plantadas 4 fileiras de árvores, com 5 árvores em cada fileira. Quantas árvores foram plantadas?
QUESTÃO 8
Observe atentamente a imagem. Escreva a operação de multiplicação que representa o que está sendo mostrado.

Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida. |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA07-C) Analisar, coletivamente, problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, com os significados de adição de parcelas iguais como 4 + 4 + 4 = 3 x 4 e elementos apresentados em disposição retangular na forma de um retângulo, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros em que 3 x 4 é um retângulo formado por três linhas com quatro colunas ou quadradinhos, em cada uma, logo, o total de colunas ou quadradinhos seria 3 x 4 = 12. (EF03MA07-D) Elaborar problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo, registros, como desenhos. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 01, set. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 01, set. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 3º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |