You are currently viewing Matemática –  Grandezas em Ação

Matemática – Grandezas em Ação

Esta proposta de atividade de Matemática tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

GRANDEZAS EM AÇÃO

OLÁ ESTUDANTE!

O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER EM DIAS FRIOS? E EM DIAS QUENTES?

NOS DIAS QUENTES, USAMOS ROUPAS LEVES, BRINCAMOS BASTANTE AO AR LIVRE E ATÉ SENTIMOS VONTADE DE TOMAR SUCO GELADO.

JÁ NOS DIAS FRIOS, COLOCAMOS CASACOS, MEIAS E ATÉ TOMAMOS UM CHOCOLATE QUENTE.

MAS… COMO SABEMOS SE O DIA ESTÁ QUENTE OU FRIO?

MEDIDA DE TEMPERATURA


O TERMÔMETRO É O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA MEDIR A TEMPERATURA.

QUANTO MAIS QUENTE (SE A TEMPERATURA ESTÁ ALTA), DIZEMOS QUE ESTÁ CALOR.
QUANTO MAIS FRIO (SE A TEMPERATURA ESTÁ BAIXA), DIZEMOS QUE ESTÁ FRIO.

MEDIDA DE TEMPO

ALÉM DA TEMPERATURA, EXISTE OUTRA MEDIDA QUE USAMOS TODOS OS DIAS: O TEMPO.

O TEMPO NOS AJUDA A ORGANIZAR A NOSSA VIDA. SABEMOS A HORA DE ACORDAR, A HORA DE IR PARA A ESCOLA, A HORA DO RECREIO, E A HORA DE DORMIR.

O TEMPO PODE SER MEDIDO EM HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS. TAMBÉM CONTAMOS OS DIAS, AS SEMANAS, OS MESES E OS ANOS.

RESPONDE AÍ:

QUANTAS HORAS VOCÊ PASSA NA ESCOLA?

QUE DIA DA SEMANA VOCÊ MAIS GOSTA?

QUEM AQUI SABE EM QUE MÊS NASCEU?

VIRAM SÓ? TANTO A TEMPERATURA QUANTO O TEMPO SÃO MEDIDAS QUE FAZEM PARTE DA NOSSA VIDA TODOS OS DIAS!

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE: GRANDEZAS EM AÇÃO

Disponível em: Canal Estúdio Conexão Escola – Matemática – Grandezas em ação – 2° ano

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

OBSERVE AS CENAS QUE MOSTRAM A BIBI EM SUA CASA, EM MOMENTOS DIFERENTES:

A) QUAL CENA REPRESENTA UM DIA QUENTE?


B) QUAL CENA REPRESENTA UM DIA FRIO?


C) PELA IMAGEM, QUAL O MOMENTO QUE BIBI PARECE ESTAR MAIS ANIMADA?


QUESTÃO 2

EM CADA ITEM, PINTE A RESPOSTA ADEQUADA:

A) PARA O GELO FICAR PRONTO, É PRECISO _________________ A TEMPERATURA DA ÁGUA.

B) PARA PREPARAR UM CHÁ, PRECISA _________________ A TEMPERATURA DA ÁGUA.

C) O PEIXE IRÁ DESCONGELAR QUANDO SUA TEMPERATURA _____________.

D) A FEBRE PASSARÁ QUANDO A TEMPERATURA DO CORPO _____________.

QUESTÃO 3

A MEDIDA QUE NOS AJUDA A SABER A HORA DE ACORDAR, IR À ESCOLA, BRINCAR E DORMIR É A MEDIDA DE

(A) TEMPERATURA.

(B) PESO.

(C) TEMPO.

(D) TAMANHO.

QUESTÃO 4

SEGUNDO O CALENDÁRIO SEGUINTE, O DIA 12 SERÁ NA(O)

(A) SÁBADO.

(B) TERÇA-FEIRA.

(C) QUINTA – FEIRA.

(D) DOMINGO.


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Comprimento: estimativa, comparação e medição (não padronizadas e padronizadas)
Capacidade e massa: estimativa, comparação e medição (não padronizadas e padronizadas)
Medidas de tempo: dia, semana, mês e ano (uso do calendário)
Medidas de tempo: leitura e registro em relógios digitais
Habilidades:EF02MA16 – Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (inclusive contornos) e de polígonos, utilizando tanto unidades de medida não padronizadas quanto padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

EF02MA17 – Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, centímetro cúbico, grama e quilograma).
Descritores:D084-MIdentificar instrumentos utilizados para medir as grandezas tempo, comprimento, massa e temperatura.
D020-MEstimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Souza, Joamir Roberto de. Entrelaços : matemática: livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem: 2º ano: ensino fundamental : anos iniciais / Joamir Roberto de Souza, Maria Angélica Reghin de Souza. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2021.