You are currently viewing Língua Portuguesa – Sinais de pontuação

Língua Portuguesa – Sinais de pontuação

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

SINAIS DE PONTUAÇÃO

VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE A ESCRITA PODE “GANHAR VOZ” QUANDO USAMOS OS SINAIS DE PONTUAÇÃO? ELES NOS AJUDAM A IDENTIFICAR QUANDO FAZER UMA PAUSA, QUANDO FALAR MAIS ALTO, QUANDO PERGUNTAR OU ATÉ QUANDO DAR DESTAQUE A UMA FALA. ASSIM, O TEXTO FICA MAIS BONITO, FÁCIL DE ENTENDER E CHEIO DE EMOÇÃO.

ANTERIORMENTE, ESTUDAMOS SOBRE POEMAS. NELES OS SINAIS DE PONTUAÇÃO SÃO AINDA MAIS IMPORTANTES. ELES AJUDAM A MARCAR O RITMO DOS VERSOS, DANDO CADÊNCIA E ENTONAÇÃO, QUASE COMO SE FOSSEM A BATIDA DE UMA MÚSICA.

PERCEBE COMO CADA SINAL TEM SUA FUNÇÃO ESPECIAL? NA HORA DE ESCREVER POEMAS E TEXTOS, ELES SÃO COMO NOTAS MUSICAIS QUE INDICAM O RITMO DA LEITURA. SEM ELES, O TEXTO FICARIA SEM GRAÇA E DIFÍCIL DE ENTENDER. POR ISSO, APRENDER A USÁ-LOS É COMO APRENDER A DAR VOZ ÀS PALAVRAS!

Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/graphics/MAFBf_YINN4/  >Acesso em 01/09/2025.

https://www.canva.com/graphics/MAFBfyvq15o/ >Acesso em 01/09/2025.

https://www.canva.com/graphics/MAFBf0OXRks/ >Acesso em 01/09/2025.

https://www.canva.com/graphics/MAFBf3pe4mA/ >Acesso em 01/09/2025.

https://www.canva.com/graphics/MAFBfzGmKEk/ >Acesso em 01/09/2025.
https://www.canva.com/graphics/MAFBf0EWNcM/  >Acesso em 01/09/2025.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGxvNtuEkY/GdeXUkiuUPUZOssevpsZoA/edit

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/jH2tPVPDf0Q

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

O NOME DO SINAL DE PONTUAÇÃO ABAIXO É

(A) INTERROGAÇÃO.
(B) PONTO FINAL.
(C) EXCLAMAÇÃO.
(D) TRAVESSÃO.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/graphics/MAFBfyvq15o/

QUESTÃO 2

O SINAL DE PONTUAÇÃO ACIMA É USADO PARA

(A) FAZER UMA AFIRMAÇÃO.

(B) FAZER UMA PERGUNTA.

(C) SEPARAR ELEMENTOS DE UMA LISTA. 

(D) INICIAR DIÁLOGOS.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/graphics/MAFBf0OXRks/

QUESTÃO 3

DE ACORDO COM NOSSOS ESTUDOS QUAL A IMPORTÂNCIA DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO EM UM TEXTO?

QUESTÃO 4

OBSERVE CADA SINAL DE PONTUAÇÃO E LIGUE-OS AO SEU USO.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/graphics/MAFBf_YINN4/ >Acesso em 01/09/2025.

https://www.canva.com/graphics/MAFBfyvq15o/

https://www.canva.com/graphics/MAFBf3pe4mA/ >Acesso em 01/09/2025.
https://www.canva.com/graphics/MAFBfzGmKEk/ >Acesso em 01/09/2025.

QUESTÃO 5

LEIA A TIRINHA ABAIXO COM ATENÇÃO.

Imagem disponível em:https://www.flickr.com/photos/institutoayrtonsenna/4787766860/ >Acesso em 01/09/2025.

O QUE O SINAL DE INTERROGAÇÃO QUE APARECE NO SEGUNDO QUADRINHO QUIS EXPRESSAR?

QUESTÃO 6

PREENCHA A TABELA ABAIXO COM UM EXEMPLO DE FRASE QUE UTILIZA CADA UM DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO.

Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/graphics/MAFBf0EWNcM/ >Acesso em 01/09/2025. https://www.canva.com/graphics/MAFBf0OXRks/ >Acesso em 01/09/2025.

https://www.canva.com/graphics/MAFBfyvq15o/ >Acesso em 01/09/2025.

https://www.canva.com/graphics/MAFBf_YINN4/ >Acesso em 01/09/2025.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/3606212


Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objeto(s) de Conhecimento:Segmentação de palavras:
– Conjunto de letras delimitado por espaços em branco e/ou sinais de pontuação.
Pontuação:
– Tipos de pontos: final, de interrogação, de exclamação e dois pontos.
– Travessão.
Função da pontuação em textos.
Uso do travessão em diálogos.
Habilidades:(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(GO-EF02LP32) Identificar o uso dos dois pontos e travessão para indicar a fala dos personagens.
(GO-EF02LP33) Compreender os sentidos construídos a partir do uso dos sinais de pontuação.
Descritor:D02 Distinguir letras de outros sinais gráficos.
D14 Identificar elementos da narrativa.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 01/09/2025.

GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 01/09/2025.

CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli Fr Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021.