Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Figuras de sintaxe: anáfora e pleonasmo
Você já sabe que as figuras de linguagem são recursos expressivos da língua usados na comunicação humana para torná-la mais enfática, expressiva, bonita e apreciável. Essas manifestações linguísticas podem ser empregadas em contextos variados, como em apresentações teatrais, músicas, poemas, conversas do dia a dia, comerciais de TV, ou seja, tanto de forma oral como escrita. Sua compreensão, além de enriquecer o conhecimento sobre a língua, facilita os processos de comunicação.
As figuras de linguagem são organizadas em quatro grupos: figuras de palavras, de pensamento, de sintaxe e de som.
Estude neste material sobre as figuras de sintaxe anáfora e pleonasmo.
As figuras de sintaxe (figuras de construção) são recursos estilísticos que alteram a estrutura convencional das sentenças, ou seja, a organização das palavras na frase, período ou oração, causando efeitos expressivos sem comprometer a compreensão do que está sendo comunicado.
Anáfora
Imagine que você está contando uma história cheia de emoção. Para dar mais força ao que está dizendo, você repete uma palavra no início de várias frases. Isso é anáfora! A anáfora é a repetição de uma mesma palavra ou expressão no começo de versos ou frases sucessivas. Essa repetição cria ritmo, reforça uma ideia e chama a atenção do leitor ou ouvinte.
Exemplo:
“Se você lutar, se você persistir, se você acreditar, você vencerá.”
Aqui, a repetição de “se você” não é por acaso; ela intensifica a mensagem de perseverança. A anáfora, portanto, é uma ferramenta de construção de sentido e de emoção.
Pleonasmo
Agora, pense quando alguém diz:
“Eu vi com meus próprios olhos!”
Você pode se perguntar: “Existe outro jeito de ver que não seja com os olhos?” Na verdade, não. Mesmo assim, essa repetição — “com meus próprios olhos” — serve para reforçar a certeza de quem fala. Esse é o pleonasmo!
O pleonasmo acontece quando palavras ou expressões são usadas para repetir uma ideia já contida na frase, seja de maneira proposital (para reforçar), seja por descuido.
Existem dois tipos de pleonasmo:
Pleonasmo literário (intencional e estilístico): usado nos textos para dar mais ênfase à comunicação.
Chovia uma triste chuva.
(Reforçando o tom melancólico)
Pleonasmo vicioso (inadequado): repetição desnecessária que prejudica o texto.
Subir para cima.
(Toda subida já é para cima, então a repetição é inútil)
Perceba que tanto a anáfora quanto o pleonasmo são repetições. Mas, eles não são a mesma coisa. Enquanto a anáfora usa a repetição no início de frases para criar efeito de ritmo e reforço de sentido, o pleonasmo pode reforçar a ideia ou, se usado sem cuidado, empobrecer o texto. Essas figuras de linguagem mostram que, na comunicação, repetir pode ser tanto uma estratégia criativa quanto uma armadilha. Por isso, seu uso deve ser consciente, estratégico. Saber usar essas figuras de sintaxe é fundamental para escrever e falar melhor!
Responda às questões a seguir.
Leia o texto a seguir para responder às questões 1 e 2.
Lucas andava distraído pelos corredores da escola quando seus olhos cruzaram com os de Ana. Sentiu o coração bater mais forte, como se quisesse anunciar algo novo. Durante a aula, mal conseguia prestar atenção — tudo nele parecia diferente. Naquela tarde, ao conversar com o amigo, disse com um sorriso tímido:
— Cara, eu acho que estou sentindo um novo sentimento.
O amigo riu e respondeu:
— Isso aí tem nome, Lucas. E se chama pleonasmo.
Texto criado pela Equipe NEC/SME-Goiânia para fins didáticos.
QUESTÃO 1
No final do texto, o amigo de Lucas responde:
“Isso aí tem nome, Lucas. E se chama pleonasmo.”
Sobre esse desfecho, considere as seguintes afirmativas:
I. A resposta do amigo demonstra que ele não entendeu os sentimentos de Lucas.
II. A palavra “pleonasmo” é usada de forma literal, referindo-se a uma figura de linguagem presente na frase de Lucas.
III. O uso de “pleonasmo” nesse contexto substitui a palavra “amor” para suavizar o sentimento de Lucas.
Sobre as afirmativas, apenas
(A) I e II estão corretas.
(B) II está correta.
(C) III está correta.
(D) II e III estão corretas.
QUESTÃO 2
No final do texto, o uso da palavra pleonasmo no lugar de amor provoca um efeito de:
(A) Ambiguidade e confusão, prejudicando a compreensão da mensagem do texto.
(B) Tristeza e melancolia, intensificando os sentimentos que Lucas está descobrindo.
(C) Humor e metalinguagem, ao brincar com a figura de linguagem na própria fala.
(D) tensão e ironia, sugerindo que o sentimento de Lucas não é verdadeiro.
QUESTÃO 3
Crie pleonasmos a partir da imagem a seguir.
QUESTÃO 4
Leia o trecho a seguir:
“Eu quero respeito, eu quero justiça, eu quero igualdade.”
Esse trecho é um exemplo da figura de linguagem anáfora. Sobre essa figura, é correto afirmar que
(A) é a repetição de ideias opostas para criar contraste e ironia na mensagem transmitida.
(B) ocorre quando uma palavra é repetida no fim de frases para causar emoção no leitor.
(C) é a repetição de uma palavra ou expressão no início de frases, criando ritmo e ênfase.
(D) é repetição que decorre de um erro de linguagem que deve ser evitado em qualquer texto.
QUESTÃO 5
Você sabe que o pleonasmo pode ser empregado como um recurso literário, se for intencional e a serviço do texto, mas, com certo descuido do falante, pode ser um vício de linguagem, ou seja, inadequado. Classifique os exemplos a seguir entre pleonasmo literário e pleonasmo vicioso.
(A) Maria, entre pra dentro logo. ___________________
(B) “Quando com os olhos eu quis ver de perto.” (Alberto de Oliveira) ___________________
(C) “Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal.” (Fernando Pessoa) ___________________
(D) O acidente na esquina do mercado reuniu uma multidão de pessoas para ver aquela hemorragia de sangue. ___________________
QUESTÃO 6
Os textos publicitários utilizam recorrentemente figuras de sintaxe para produzir efeitos de sentido pretendidos em seus textos, visando capturar a atenção do público em geral e de vender sua marca e seus produtos. Sabendo disso, explique que recurso linguístico é empregado no texto a seguir e que efeito ele produz.
“Tá na moda, tá na mão, tá na C&A.”
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Figuras de sintaxe |
Habilidade estruturante: | (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2024 |