Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Imagem criada no canva.com







Na nossa história em quadrinhos, vimos a professora ensinar aos estudantes como usar metáforas. Eles disseram frases como:
- “O vento é um menino correndo!”
- “A noite é um cobertor escuro!”
Essas frases são metáforas, mas o que isso quer dizer?
A metáfora é uma figura de linguagem. Ela acontece quando usamos uma palavra ou expressão com um sentido diferente do comum, para criar uma comparação implícita entre duas coisas. Diferente da comparação comum, na metáfora não usamos palavras como “parece” ou “igual a”. A metáfora é mais direta: ela afirma que uma coisa é outra, mesmo que isso não seja literal.
Por exemplo:
- Quando dizemos “O vento é um menino correndo”, não estamos dizendo que o vento virou gente de verdade. Estamos comparando a velocidade e a leveza do vento com a de um menino correndo.
- Já quando falamos “A noite é um cobertor escuro”, entendemos que a noite cobre tudo com sua escuridão, como se fosse mesmo um cobertor.
A metáfora deixa a linguagem mais bonita, criativa e poética. É muito usada em poemas, músicas, histórias e até no dia a dia.
Dicas para criar metáforas
- Observe bem o mundo à sua volta. Pense nas características de algo (ex.: vento → rápido, leve, invisível).
- Associe a outra coisa que tenha características parecidas. (vento → menino correndo).
- Não use palavras de comparação como “parece” ou “igual a”. Vá direto: “O vento é um menino correndo”.
Assim, você dá vida às palavras e cria imagens que só a imaginação consegue ver.
ASSISTA À VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FAJVyRRgdSw
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 01
Uma metáfora é uma
(A) comparação direta entre elementos usando a palavra “como”.
(B) forma de dar a uma palavra ou expressão um sentido novo.
(C) rima feita entre duas palavras que possuem sons parecidos.
(D) forma usada nos poemas para produzir efeitos de som e repetição.
QUESTÃO 02
Na fala do aluno: “O vento é um menino correndo!”, o vento foi comparado a
(A) Um cobertor.
(B Uma criança brincando.
(C) Uma noite escura.
(D) Uma rima sonora.
QUESTÃO 03
A função principal das metáforas em um texto é
(A tornar a escrita mais científica.
(B) facilitar apenas a memorização de palavras.
(C) enriquecer o texto, deixando-o mais criativo.
(D) substituir totalmente o sentido literal das palavras.
QUESTÃO 04
Marque V ou F de verdadeiro ou falso nas alternativas abaixo:
( ) As metáforas ajudam a criar imagens e emoções na mente do leitor.
( ) Toda metáfora precisa usar a palavra “como”.
( ) A fala “A noite é um cobertor escuro” é uma metáfora.
QUESTÃO 05
Agora é sua vez ! Crie uma metáfora para uma palavra relacionada à natureza.

Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Português/ Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Descritor | D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Compreensão e interpretação de imagens, gráficos, tabelas em textos.Forma de composição de textos poéticos: Identificação dos efeitos de sentido: recursos rítmicos e sonoros e de metáforas em textos versificados. |
Habilidades | (EF35LP31) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas. (EF35LP31-B) Identificar, em textos versificados, o uso de recursos rítmicos e sonoros como aliteração assonância, eco e repetição. |
Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 19/02/2025. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |