Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Polígonos
Os polígonos são figuras geométricas planas formadas por segmentos de retas que se encontram em um único ponto chamado de vértice. São figuras fechadas, isto quer dizer que a linha poligonal contorna uma região plana e retorna ao ponto inicial.

Algumas das figuras geométricas que conhecemos são polígonos, como por exemplo: triângulo, os quadriláteros (quadrado, retângulo, pentágono etc). São elementos que encontramos nos polígonos:
- Vértice: ponto de encontro de dois segmentos de reta do polígono (onde os lados do polígono se juntam.
- Lado: segmento de reta ou intervalo entre dois vértices.
- Ângulo interno: região interna do polígono compreendida entre dois lados.
- Ângulo externo: região externa ao polígono compreendida entre dois lados.
- Superfície poligonal: região interna do polígono.

- Diagonal: segmento de reta que une dois vértices não consecutivos em polígonos com mais de três lados.

Classificações dos polígonos
Os polígonos podem ser classificados em
- convexos: os ângulos internos são menores que 180º. Isto significa que todos os seus vértices “apontam para fora” da figura.

- côncavos (não-convexos): possui pelo menos um ângulo interno maior que 180º. Com isto, alguns de seus vértices “apontam para dentro” da figura.

- regulares: quando todos lados e ângulos têm o mesmo tamanho. Ou seja, são equiláteros e equiângulos.

- irregulares: os lados e os ângulos não são todos do mesmo tamanho.

Os polígonos podem ser classificados também quanto ao número de lados. É o que traduzir os nomes dos polígonos. Lembrando que são necessários pelo menos 3 lados para formar um polígono.
- 3 lados: triângulo;
- 4 lados: quadrilátero;
- 5 lados: pentágono;
- 6 lados: hexágono;
- 7 lados: heptágono;
- 8 lados: octógono;
- 9 lados: eneágono;
- 10 lados: decágono;
- 11 lados: undecágono;
- 12 lados: dodecágono;
- 20 lados: icoságono, etc.
Que tal reforçar esses conceitos assistindo à videoaula, “Polígono: conceito e classificações”, da professora Cristiane Souza, do Canal Estúdio Conexão Escola.
Agora, exercite seus conhecimentos com as atividades a seguir.
QUESTÃO 1
Observe as imagens a seguir com alguns objetos do dia a dia (placas, bandeirola, trilha de jogo, brinquedos, etc.). Assinale todos os têm forma de polígonos.

QUESTÃO 2
O polígono que possui 5 lados recebe o nome de
(A) quadrilátero.
(B) pentágono.
(C) hexágono.
(D) heptágono.
QUESTÃO 3
O quadrado é um polígono com quatro lados e quatro ângulos retos.
Todos os lados do quadrado têm a mesma medida e todos os ângulos também são iguais.
Por isso, o quadrado é um polígono
(A) côncavo.
(B) irregular.
(C) congruente.
(D) regular.
QUESTÃO 4
Observe a figura a seguir com os favos de uma colmeia.

Esse formato ajuda as abelhas a guardar mais mel e gastar menos cera na construção.
Agora responda:
A) Cada favo tem a forma de um polígono com ______ lados.
B) Esse polígono se chama _______________________.
QUESTÃO 5
Observe com atenção os polígonos na imagem abaixo.

Agora, responda às questões:
A) Qual polígono possui quatro ângulos retos?
_______________________________________________________________________________________
B) Qual polígono possui o maior número de lados?
_______________________________________________________________________________________
C) Qual polígono pode ser classificado como paralelogramo?
_______________________________________________________________________________________
D) Qual polígonos não é convexo?
_______________________________________________________________________________________
E) Quais polígonos não são quadriláteros?
_______________________________________________________________________________________
QUESTÃO 6
O percurso de uma corrida pelas ruas do bairro onde Estêvão mora tem o formato de um pentágono irregular.

Os atletas saíram do ponto A em direção ao ponto B, passando por C, D, E e retornando ao ponto inicial A, nesta ordem. Quantos quilômetros correram os atletas que completaram a prova?
Autoria | Cristiane Soares de Souza |
Formação | Licenciatura em Matemática |
Componente curricular | Matemática |
Objetos de conhecimento | Polígonos: conceitos, elementos e classificações (convexo, côncavo, regular, irregular, quanto ao número de lados). |
Habilidade(s) | (EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los utilizando material de desenho ou tecnologias digitais. |
Descritor | D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de. SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: Matemática, 5º ano, ensino fundamental, anos iniciais. 1ª edição / São Paulo. FTD 2021. SILVA, Zeneide. PASSOS, Célia. Eu gosto m@is: Matemática. 5º ano. 5ª edição. São Paulo / IBEP. |