ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS.

Modalidades de salto do atletismo
Chamado de esporte-base, o atletismo teve origem nos movimentos mais simples e naturais do ser humano, como correr, saltar e lançar, que, no passado, estavam ligados à sobrevivência.
O modelo moderno da modalidade começou a ser organizado na Inglaterra, no século XIX, e ganhou grande destaque por ser o esporte mais antigo dos Jogos Olímpicos. Sua importância também pode ser vista no lema em latim: “Citius, Altius, Fortius”, que significa “mais rápido, mais alto e mais forte”.
O atletismo reúne várias modalidades esportivas, organizadas em corridas, saltos e lançamentos ou arremessos, que podem ser realizados na pista, no campo ou até mesmo nas ruas.
Todos os tipos de saltos são esportes de marca e acontecem na área de campo. Existem quatro categorias, que são:
- Salto em altura;
- Salto com vara;
- Salto em distância;
- Salto triplo.
No salto em altura, o atleta realiza um salto vertical usando apenas a força do próprio corpo, com o objetivo de ultrapassar uma barra horizontal sem derrubá-la e alcançar a maior altura possível. O salto começa com a corrida de aproximação, seguida da impulsão e da transposição, momento em que o competidor passa sobre a barra, e termina com a queda em um grande colchão, que amortece o impacto.

Esse esporte faz parte do programa olímpico desde os Jogos de Atenas, em 1896, para os homens. No caso das mulheres, a estreia aconteceu apenas em 1928, nos Jogos de Amsterdã. O brasileiro José Telles da Conceição conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952, sendo esta a primeira e única medalha do país na modalidade. Atualmente, os maiores representantes brasileiros no salto em altura são Valdileia Martins e Thiago Moura.
O salto com vara é um esporte de salto vertical em que o atleta busca ultrapassar uma barra horizontal sem derrubá-la, alcançando a maior altura possível, utilizando uma vara flexível de fibra de vidro ou carbono como alavanca para se impulsionar no ar. O movimento começa com uma corrida para ganhar velocidade, seguida do plantio da vara no chão, da impulsão e da elevação do corpo até passar sobre a barra, terminando com a queda em um colchão que amortece o impacto.

Nesse esporte, os homens fizeram sua estreia nos Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas, 1896, enquanto o salto feminino só passou a fazer parte dos Jogos em Sydney, 2000. O único medalhista olímpico brasileiro na modalidade é Thiago Braz da Silva, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos do Rio, em 2016, e a medalha de bronze nos Jogos de Tóquio, em 2020 (realizados em 2021). Atualmente, os principais destaques brasileiros no salto com vara são Juliana Campos e Thiago Braz.
No salto em distância, o atleta realiza um salto horizontal com o objetivo de alcançar a maior distância possível, caindo dentro de uma caixa de areia. Para isso, ele corre por uma raia de 40 metros e, ao final, se impulsiona na tábua de batida para executar o salto. A distância é medida desde o limite da tábua até o ponto em que o corpo toca a areia pela primeira vez.

Esse esporte faz parte dos Jogos Olímpicos desde Atenas, em 1896, para os homens, e desde Londres, em 1948, para as mulheres. O Brasil já teve uma medalhista olímpica na modalidade: Maurren Maggi, que conquistou a medalha de ouro em Pequim, em 2008. Atualmente, alguns dos principais destaques brasileiros no salto em distância são Eliane Martins, Vanessa Sena dos Santos e Lucas Marcelino.
O salto triplo é uma modalidade em que o atleta realiza três saltos horizontais consecutivos, finalizando na caixa de areia, com o objetivo de alcançar a maior distância possível. Essa distância é medida em linha reta, desde a borda da tábua de impulsão mais próxima da caixa até o ponto mais próximo em que qualquer parte do corpo do atleta toca a areia. O movimento começa com uma corrida para ganhar impulso, seguida do primeiro salto, chamado “hop”, com um pé; o segundo, “step”, com o mesmo pé; e o terceiro, “jump”, com o outro pé, que leva o atleta até a caixa de areia.
Esse esporte é olímpico desde os primeiros Jogos da era moderna, realizados em Atenas, 1896, para os homens, enquanto as mulheres só começaram a competir nessa modalidade nos Jogos de Atlanta, em 1996. Os medalhistas olímpicos brasileiros nessa modalidade são Adhemar Ferreira da Silva (ouro em 1952 e 1956), Nelson Prudêncio (prata em 1968 e bronze em 1972) e João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo (bronze em 1976 e 1980). Atualmente, os principais nomes do salto triplo brasileiro são Almir Júnior e Gabriele Sousa dos Santos.
As modalidades de salto do atletismo exigem não apenas força, velocidade, coordenação e técnica, mas também preparo mental para lidar com a pressão, controlar emoções e superar desafios. Para obter bons resultados, é essencial ter disciplina, dedicação e motivação constante, além de saber trabalhar em equipe e aprender com os contratempos. Esses elementos permitem que os atletas ajustem seu corpo e realizem os movimentos complexos necessários para alcançar a maior altura ou distância em cada prova, tornando-se atletas de destaque.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE OS SALTOS NO ATLETISMO
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
No atletismo, existem quatro modalidades de saltos. São elas
(A) salto em altura, salto em velocidade, salto em distância e salto triplo.
(B) salto triplo, salto em altura, salto com vara e salto em distância.
(C) salto em distância, salto com vara, salto em sarrafo, salto livre.
(D) salto em altura, salto triplo, salto em velocidade e salto em corda.
QUESTÃO 2
A vitória nas provas de salto do atletismo é determinada comparando os resultados, levando em conta a maior altura ou distância alcançada em cada modalidade. Diante disso, podemos dizer que esses esportes são de
(A) rede.
(B) precisão.
(C) marca.
(D) invasão.
QUESTÃO 3
De acordo com as características e objetivos descritos abaixo, complete as frases com o nome da prova correspondente:
O salto ______________________ tem como objetivo ultrapassar uma barra com a ajuda de uma vara, tentando alcançar a maior altura possível.
O salto ______________________ consiste em realizar três saltos seguidos antes de cair na caixa de areia, buscando atingir a maior distância possível.
O salto ______________________ tem como meta transpor uma barra sem utilizar nenhum equipamento, tentando alcançar a maior altura possível.
O salto _______________________ tem como finalidade alcançar a maior distância possível em um único salto, caindo dentro da caixa de areia.
QUESTÃO 4
A modalidade mostrada na imagem ao lado corresponde ao
(A) salto em altura.
(B) salto em distância.
(C) salto com vara.
(D) salto triplo.

QUESTÃO 5
O salto em altura tem semelhanças com outra modalidade de salto do atletismo. Ambas envolvem ultrapassar uma barra com salto vertical, buscando alcançar a maior altura possível, sendo essa modalidade o
(A) salto em velocidade.
(B) salto triplo.
(C) salto em distância.
(D) salto com vara.
QUESTÃO 6
Analise as imagens abaixo e identifique qual delas representa um salto horizontal.


QUESTÃO 7
No Brasil, muitos atletas se destacaram nas provas de salto do atletismo. Quais atitudes ou características você considera importantes para que um atleta alcance bons resultados? E como você acha que essas habilidades podem ser úteis na vida fora das competições?
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular | Educação Física |
Objeto de Conhecimento/Conteúdo | Modalidades do atletismo: esportes de marca ( saltos). |
Habilidades | (GO-EF67EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo, taco e técnico-combinatório, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. (GO-EF07EF27) Identificar, apropriar e analisar modalidades e características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nos esportes de marca, precisão, invasão, rede/parede, campo e taco e técnico-combinatórios. |
Referências | COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. Atletismo. Disponível em: Atletismo | Comitê Olímpico do Brasil. Acesso em 29 de agosto de 2025. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO. O atletismo. Disponível em: O Atletismo | CONFED. Acesso em 29 de agosto de 2025. |