You are currently viewing Língua Inglesa – Food memory game

Língua Inglesa – Food memory game

Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

JOGO DE MEMÓRIA DA COMIDA

O JOGO DA MEMÓRIA É MUITO DIVERTIDO E AJUDA A APRENDER PALAVRAS NOVAS EM INGLÊS. PARA JOGAR, USAMOS CARTAS COM DESENHOS DE COMIDAS, COMO APPLE (MAÇÃ), BANANA (BANANA), BREAD (PÃO), MILK (LEITE), CHEESE (QUEIJO) E CAKE (BOLO). CADA COMIDA APARECE EM DUAS CARTAS IGUAIS. O OBJETIVO É VIRAR DUAS CARTAS POR VEZ E TENTAR ENCONTRAR OS PARES. QUEM CONSEGUIR MAIS PARES, GANHA!

ESSE JOGO É IMPORTANTE PORQUE, ALÉM DE SER UMA BRINCADEIRA, FAZ A GENTE APRENDER INGLÊS DE UM JEITO LEVE E DIVERTIDO. ENQUANTO PROCURAMOS AS FIGURAS, REPETIMOS AS PALAVRAS E MEMORIZAMOS A ESCRITA E PRONÚNCIA. ASSIM, UNIMOS A BRINCADEIRA COM O ESTUDO, O QUE DEIXA A APRENDIZAGEM MAIS FÁCIL E GOSTOSA, COMO UMA RECEITA SABOROSA.

APRENDER COM JOGOS COMO ESSE AJUDA AS CRIANÇAS A DESCOBRIREM QUE O INGLÊS PODE ESTAR PRESENTE NO DIA A DIA, EM ALGO SIMPLES COMO OS NOMES DAS COMIDAS QUE USAMOS E GOSTAMOS.

Obs.: Quer conhecer um pouco mais? Este texto encontra-se também traduzido para a língua inglesa. Basta clicar no botão: BAIXE O TEXTO.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, com a opção de ouvir as pronúncias em inglês. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGwnNv1X38/6-yr9troEkTQOV8OR2UtZA/edit?utm_content=DAGwnNv1X38&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/zf8rpzgbeGk

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

Imagem disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:WMCZ_Protected_Areas_Card_Game-7_(cropped).jpg >Acesso em 26, ago. 2025.

O JOGO DA MEMÓRIA É IMPORTANTE NA AULA DE INGLÊS PORQUE

(A) IT TEACHES WHILE PLAYING.

(B) IT KEEPS THE CLASSROOM SILENT. 

(C) IT MAKES STUDENTS FALL ASLEEP.

(D) IT ONLY BRINGS PICTURES.

QUESTÃO 2

DURANTE O JOGO DE MEMÓRIA DEVEMOS PROCURAR FIGURA QUE SÃO

(A) DIFFERENT. 

(B) EQUAL.

(C) COLORFUL.

(D) STRANGE.

QUESTÃO 3

OBSERVE AS IMAGENS DAS FIGURAS ABAIXO E COMPLETE COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO NOS NOMES DELAS. 

Imagens disponíveis em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Banana-Single.jpg >Acesso em 26, ago. 2025.

https://pixnio.com/pt/plantas/frutas/maca/apple-metade-deslizada-fruta-dieta-dieta-comida  >Acesso em 26, ago. 2025.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pizza-3007395.jpg >Acesso em 26, ago. 2025.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pound_layer_cake.jpg >Acesso em 26, ago. 2025.

QUESTÃO 4

FAÇA UMA LISTA COM O NOME DE TRÊS ALIMENTOS QUE VOCÊ GOSTA E QUE APRENDEU O NOME EM INGLÊS DURANTE A AULA DE HOJE.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGwnNv1X38/6-yr9troEkTQOV8OR2UtZA/edit?utm_content=DAGwnNv1X38&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

QUESTÃO 5

AGORA É A SUA VEZ DE PRODUZIR UMA TABELA. PESQUISE NA SUA SALA QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE CADA COLEGA GOSTA E FAÇA UMA COLUNA DE VERMELHO  COM OS QUE ELES NÃO GOSTAM E DE VERDE COM OS QUE ELES GOSTAM. CADA QUADRADINHO PINTADO DEVE REPRESENTAR UM COLEGA DA SALA.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGwnNv1X38/6-yr9troEkTQOV8OR2UtZA/edit?utm_content=DAGwnNv1X38&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

QUESTÃO 6

OBSERVE A IMAGEM ABAIXO, ANALISE E ESCREVA O QUE DEU ERRADO NA INTERPRETAÇÃO DO ALUNO.

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

Imagem criada por IA com prompt de Andrielly Campos

PLAY TIME!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/11655278


Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Inglesa
Objeto(s) de Conhecimento:Brincadeiras de crianças falantes de Língua Inglesa espalhadas no mundo inteiro, com diferentes repertórios linguísticos e culturais:- Alimentos, adjetivos e cores presentes em brincadeiras.
Habilidades:(GO-EF01LI13) Conhecer brincadeiras de crianças falantes de língua inglesa ao redor do mundo, para ampliar o conhecimento de si e do mundo, expandindo suas experiências culturais, relacionadas a alimentos, adjetivos e cores.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 19/08/2025.

ITTIANATH, Aiswarya (ed.). Fun Food Names for Kids: Explore and Learn Together. Disponível em: https://www.vedantu.com/english/food-names-for-kids.  Acesso em: 19 ago. 2025.