You are currently viewing Língua Portuguesa – Como identificar efeitos de ironia e humor em textos?

Língua Portuguesa – Como identificar efeitos de ironia e humor em textos?

Imagem criada por IA: ChatGPT

Canal Estúdio Conexão Escola – Como identificar efeitos de ironia e humor em textos? – 7º ano – Disponível em: <https://youtu.be/K4AOOkXibEM> Acesso em: 25, ago. 2025
Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.

      Autoria:Marlon Santos
      Formação:Letras – Português
      Componente curricular:Língua Portuguesa
      Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoGênero discursivo autodeclaração
      Habilidade estruturante:(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
      Descritores:D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
      D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
      D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.).
      Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025
      CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 7º ano. São Paulo: Atual, 2013.