You are currently viewing ARTE/ARTES VISUAIS: KANDINSKY E O ABSTRACIONISMO

ARTE/ARTES VISUAIS: KANDINSKY E O ABSTRACIONISMO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kandinsky,_Lyrisches.jpg Acesso em 20, ago de 2025.

KANDINSKY E O ABSTRACIONISMO

MUITOS ARTISTAS GOSTAM DE PINTAR AQUILO QUE VEEM: PESSOAS, ANIMAIS, CASAS, ÁRVORES. MAS WASSILY KANDINSKY, UM PINTOR RUSSO QUE VIVEU NO COMEÇO DO SÉCULO XX, QUIS EXPERIMENTAR ALGO TOTALMENTE DIFERENTE.

ELE SE PERGUNTOU: “SERÁ QUE UMA PINTURA PRECISA SEMPRE MOSTRAR ALGUMA COISA CONHECIDA?”

A PARTIR DESSA DÚVIDA, KANDINSKY COMEÇOU A CRIAR IMAGENS QUE NÃO PARECIAM COM NADA REAL. ELE MISTURAVA CORES, LINHAS E FORMAS DE JEITOS NOVOS, COMO QUEM INVENTA UMA LINGUAGEM PRÓPRIA.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kandinsky_-_Gelb-Rot-Blau,_1925.png Acesso em 20, ago de 2025.

ESSE ESTILO PASSOU A SER CHAMADO DE ABSTRACIONISMO, PORQUE NÃO REPRESENTA OBJETOS OU FIGURAS DO MUNDO REAL. NO LUGAR DISSO, O ARTISTA INVESTIGA COMO OS ELEMENTOS DA ARTE: PONTO, LINHA, FORMA, COR E ESPAÇO, PODEM SE ORGANIZAR PARA FORMAR COMPOSIÇÕES.

KANDINSKY NÃO CHEGOU AO ABSTRACIONISMO DE UM DIA PARA O OUTRO. SEU CAMINHO FOI UM PROCESSO:

  • ELE OBSERVAVA A NATUREZA E A CIDADE.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%D0%9A%D0%B0%D0%BD%D0%B4%D0%B8%D0%BD%D1%81%D0%BA%D0%B8%D0%B9_%D0%92%D0%B8%D0%B4_%D0%B8%D0%B7_%D0%BE%D0%BA%D0%BD%D0%B0_%D0%93%D1%80%D0%B8%D1%81%D0%B1%D1%80%D0%B0%D1%83.jpg Acesso em 20, ago de 2025.

  • DEPOIS, SIMPLIFICAVA OS DESENHOS, DEIXANDO SÓ OS TRAÇOS ESSENCIAIS.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wassily_Kandinsky_Tree_Of_Life.jpg Acesso em 20, ago de 2025.

  • ATÉ QUE, AOS POUCOS, ELIMINOU A FIGURA RECONHECÍVEL, TRABALHANDO APENAS COM CORES E FORMAS LIVRES.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wassily_Kandinsky_Composition_IV.jpg Acesso em 20, ago de 2025.

ESSE MODO DE CRIAR ABRIU NOVAS POSSIBILIDADES PARA A ARTE, PORQUE MOSTROU QUE UMA PINTURA NÃO PRECISA IMITAR A REALIDADE. ELA PODE SER UMA DESCOBERTA, UMA PESQUISA VISUAL, ONDE CADA ARTISTA INVENTA SOLUÇÕES PRÓPRIAS.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wassily-kandinsky-mild-process.jpg Acesso em 20, ago de 2025.

QUANDO OLHAMOS PARA AS OBRAS DE KANDINSKY, NÃO PRECISAMOS ENCONTRAR “O QUE ELAS REPRESENTAM”. PODEMOS PERCEBER COMO ELAS FORAM CONSTRUÍDAS E IMAGINAR COMO SERIA VIVER ESSA EXPERIÊNCIA EM NOSSO PRÓPRIO FAZER ARTÍSTICO.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wassily_Kandinsky_-_Improvisation_19_-_GMS_79_-_Lenbachhaus.jpg Acesso em 20, ago de 2025.

PARA PENSAR JUNTOS

SERÁ QUE, COMO KANDINSKY, NÓS TAMBÉM PODEMOS INVENTAR NOVAS FORMAS DE ARTE?

VOCÊ JÁ TENTOU DESENHAR ALGO SEM QUERER QUE PAREÇA COM NADA?

O QUE MUDA QUANDO VOCÊ CRIA COM LIBERDADE, APENAS USANDO LINHAS, PONTOS E CORES?


ASSISTA AO VÍDEO SOBRE KANDINSKY E O ABSTRACIONISMO

CANAL ESTÚDIO CONEXÃO ESCOLA. “ARTES VISUAIS – KANDINSKY E O ABSTRACIONISMO – 2º EF”. DISPONÍVEL EM https://www.youtube.com/watch?v=xtnd8eRUT1Q ACESSO EM 25, AGO DE 2025.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

KANDINSKY FICOU CONHECIDO POR CRIAR PINTURAS QUE NÃO REPRESENTAVAM OBJETOS DO MUNDO REAL. ESSE ESTILO RECEBEU O NOME DE

(A) CUBISMO, PORQUE MOSTRAVA A IMPRESSÃO DO ARTISTA SOBRE A NATUREZA E PESSOAS.

(B) IMPRESSIONISMO, PORQUE USAVA FORMAS GEOMÉTRICAS PARA RETRATAR PESSOAS E OBJETOS.

(C) ABSTRACIONISMO, PORQUE UTILIZAVA CORES, LINHAS E FORMAS SEM IMITAR A REALIDADE.

(D) SURREALISMO, PORQUE BUSCAVA COPIAR A REALIDADE DE MANEIRA DETALHADA E FIEL.

QUESTÃO 2

O PROCESSO USADO POR KANDINSKY ATÉ CHEGAR AO ABSTRACIONISMO FOI OBSERVAR

(A) A NATUREZA, COPIAR OS DETALHES E MANTER TODOS OS ELEMENTOS VISÍVEIS.

(B) A NATUREZA, SIMPLIFICAR OS TRAÇOS E ELIMINAR AS FIGURAS RECONHECÍVEIS.

(C) OS ANIMAIS, PINTAR DE MEMÓRIA E ACRESCENTAR CORES REALISTAS.

(D) AS CIDADES, COPIAR PRÉDIOS E MANTER O DESENHO EXATAMENTE IGUAL.

QUESTÃO 3

OBSERVE AS QUATRO IMAGENS ABAIXO. QUAL DELAS MOSTRA UMA OBRA DE ARTE ABSTRATA, OU SEJA, QUE NÃO REPRESENTA PESSOAS, FLORES OU OBJETOS DE FORMA REAL, MAS USA APENAS CORES, LINHAS E FORMAS LIVRES?

(A) FIGURA 1

(B) FIGURA 2

(C) FIGURA 3

(D) FIGURA 4

Figura 1: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pintura_em_tinta_a_%C3%B3leo_em_Casa_do_Coronel_Joaquim_Lacerda.jpg Acesso em 20, ago de 2025.

Figura 2:  https://l1nq.com/vwX3Y Acesso em 20, ago de 2025.

Figura 3: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wassily_Kandinsky_-_Impression_III_(Concert)_-_Google_Art_Project.jpg Acesso em 20, ago de 2025.

Figura 4: https://pixnio.com/pt/arte/grafite/pintura-grafite-pessoas-arte-ilustracao-artistico-mulher-desgaste Acesso em 20, ago de 2025.

QUESTÃO 4

OBSERVE A IMAGEM ABAIXO COM ATENÇÃO. ELA MOSTRA APENAS UMA PARTE DE UM DESENHO.

Figura original disponível em https://www.pexels.com/pt-br/foto/arte-pintura-pintando-abstrato-15269511/ Acesso em 20, ago de 2025.

COMPLETE A FIGURA DO SEU PRÓPRIO JEITO, DANDO CONTINUIDADE ÀS LINHAS, FORMAS E DETALHES QUE JÁ ESTÃO PRONTOS.

VOCÊ PODE SEGUIR O MESMO ESTILO GRÁFICO (LINHAS, PONTOS, TEXTURAS) OU CRIAR NOVAS FORMAS.

USE A IMAGINAÇÃO E PENSE: QUE FIGURA PODE SURGIR A PARTIR DESSE PEDAÇO? UM OBJETO, UM ANIMAL, UMA CENA ABSTRATA?

AO TERMINAR, COMPARTILHE SUA CRIAÇÃO COM A TURMA E EXPLIQUE SUAS ESCOLHAS: O QUE VOCÊ VIU NESSE PEDAÇO QUE TE INSPIROU A CONTINUAR ASSIM?


AUTORIAVERUSKA BETTIOL
FORMAÇÃOARTES VISUAIS
COMPONENTE CURRICULARARTE/ARTES VISUAIS
OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOSPROCESSOS DE CRIAÇÃO: SENTIDOS PLURAIS
HABILIDADE(GO-EF02AR06) DIALOGAR SOBRE A PRÓPRIA CRIAÇÃO E SOBRE A DOS COLEGAS, PARA ALCANÇAR SENTIDOS PLURAIS E AMPLIAR O UNIVERSO DE POSSIBILIDADES DE SE EXPRESSAR CRIATIVAMENTE EM SEU FAZER INVESTIGATIVO E COMPARATIVO.
REFERÊNCIASCHIPP, HERSCHEL B. TEORIAS DA ARTE MODERNA. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1996.
KANDINSKY, WASSILY. DO ESPIRITUAL NA ARTE. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1996.
KANDINSKY, WASSILY. PONTO, LINHA SOBRE PLANO. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2001.