You are currently viewing Língua Portuguesa – Como identificar o tema de um texto?

Língua Portuguesa – Como identificar o tema de um texto?

Imagem criada por IA: ChatGPT

ESOPO. As fábulas de Esopo. Adaptação de Joseph Shafan. A. José C. Coelho, 2008. Domínio Público. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000378.pdf

Canal Estúdio Conexão Escola – Como identificar o tema de um texto? – 6º ano – Disponível em: <https://youtu.be/fDmMIDOpQ9s> Acesso em: 19, ago. 2025

Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.

Imagem de duas telas de Candido Portinari: “Criança morta” (1944) e “Retirantes” (1944). Produzidas com a técnica de óleo sobre tela, possuem dimensão de 180 x 190 cm e encontram-se no Museu de Arte de São Paulo (MASP) Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Acervo_Candido_Portinari_do_MASP._%22Crian%C3%A7a_morta%22,_1944_e_%22Retirantes%22,_1944.jpg 

Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoProcedimentos de leitura
Habilidade estruturante:(EF67LP27) Comparar textos literários com outros textos (literários, cinematográficos, musicais, teatrais, artísticos visuais e midiáticos), analisando as referências explícitas ou implícitas quanto aos temas, às personagens, aos recursos literários e semióticos.
Descritores:D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.).
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025
CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 6º ano. São Paulo: Atual, 2013.