ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Como ler com fluência e autonomia?
Ler bem é como andar de bicicleta: no começo pode parecer difícil, mas, com prática e atenção, você ganha equilíbrio e vai cada vez mais longe!
Quando falamos em ler com fluência e autonomia, queremos dizer que você consegue:


Vamos ver isso na prática?
Leia este texto com atenção:
Um Dia Especial na Feira
No sábado, Mariana acordou bem cedinho.
Ela se arrumou, tomou café e saiu com a mãe para a feira.
Lá, tudo era colorido e cheio de cheiros bons.
Elas compraram frutas, legumes e até um cacho de flores.
Mariana adorava ver o moço da barraca gritar:
— Promoção da manga docinha!
E a moça do pastel, sempre sorrindo, dizia:
— Quer com caldo de cana, querida?
Na volta, Mariana carregava a sacola mais leve,
mas o coração mais cheio.

Como ler esse texto com fluência?
Leia em silêncio primeiro
Tente entender o que está acontecendo.
Onde Mariana foi? O que ela fez?
Observe os sinais de pontuação.
Quando tiver vírgula ( , ) dê uma pequena pausa.
Quando tiver ponto final ( . ) pare e respire.
Quando for uma fala (entre travessões ou aspas), mude a voz como se estivesse interpretando o personagem!

Agora leia em voz alta.
Use sua entonação:
Na fala do feirante, finja que está gritando uma promoção!
Na fala da moça do pastel, coloque um sorriso na voz!
Na narração, leia com calma e clareza.
Leia novamente, com mais emoção!
Quanto mais vezes você lê, mais seguro fica. A leitura fica natural, como uma conversa.
Dica importante:
A fluência não é correr com as palavras.
É ler com ritmo, sentido e emoção.
É fazer quem ouve entender e sentir o que você está lendo.

Resumo final
Ler com fluência é:

Com prática, você vai virar um leitor campeão!
Assista à videoaula sobre este assunto
Disponível em: https://youtu.be/WCjRpeYYWJ8
RESPONDA ÀS PERGUNTAS
Leia o texto e responda as questões sobre o mesmo:
Um Dia Especial na Feira
No sábado, Mariana acordou bem cedinho.
Ela se arrumou, tomou café e saiu com a mãe para a feira.
Lá, tudo era colorido e cheio de cheiros bons.
Elas compraram frutas, legumes e até um cacho de flores.
Mariana adorava ver o moço da barraca gritar:
— Promoção da manga docinha!
E a moça do pastel, sempre sorrindo, dizia:
— Quer com caldo de cana, querida?
Na volta, Mariana carregava a sacola mais leve,
mas o coração mais cheio.

QUESTÃO 01
O tema principal do texto é que Mariana
(A) foi à escola com sua mãe.
(B) fez compras com a mãe na feira.
(C) aprendeu a cozinhar com a avó.
(D) se perdeu no mercado.
QUESTÃO 02
Na frase: “Na volta, Mariana carregava a sacola mais leve, mas o coração mais cheio” , o autor quis dizer que
(A) Mariana esqueceu todas as compras.
(B) ela estava feliz com a experiência na feira.
(C) a sacola dela estava muitíssimo pesada.
(D) ela não gostou da feira por causa da sacola.
QUESTÃO 03
Podemos concluir que Mariana
(A) sempre gosta de dormir até tarde.
(B) não gosta de sair de casa durante o dia.
(C) aprecia os pequenos momentos com a mãe.
(D) prefere fazer compras durante o fim do dia.
QUESTÃO 04
Leia as afirmações sobre o texto e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) Mariana foi à feira com sua mãe bem cedinho.
( ) Elas compraram sapatos e roupas novas.
( ) O feirante fazia propaganda das frutas em voz alta.
( ) Mariana voltou pra casa carregando flores e um coração cheio de alegria.
( ) A moça do pastel estava mal-humorada e gritou com Mariana.
QUESTÃO 05
O que Mariana viu, ouviu ou sentiu na feira? Liste pelo menos 3 coisas.
Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Português/ Inglês Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Compreensão em leitura: |
Habilidades | (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta,com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana. |
Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |