You are currently viewing Consumo Consciente

Consumo Consciente

Fonte: Youtube, “Consumo Consciente – 020 EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 4ª Série” do canal Portal Conexão Escola

Conhecer os impactos socioambientais, no momento de adquirir produtos e serviços é essencial para termos um mundo melhor.  Assim, é necessário refletirmos: de quem comprar, o que comprar, como usar e como descartar os produtos.

A humanidade consome atualmente 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem nossas necessidades de água, energia e alimentos podem ficar comprometidas. Se olharmos ao nosso redor iremos perceber que para produzir os produtos e os serviços adquiridos por nós foi necessário um ou mais recurso advindos da natureza. Nesta atividade vamos ver sobre o consumismo. 


Atividade 1

Observe a sua volta e escreva, em seu caderno, o nome de 5 (cinco) objetos que estão à sua disposição. Pesquise na internet, em seu computador ou no seu celular, qual foi o recurso extraído da natureza para produzi-lo. 


Atividade 2

Qual a diferença entre consumo e consumismo? 

Assista ao vídeo 1:

Fonte: Editora Moderna – “Você precisa de quê? – A diferença entre consumo e consumismo | Coleção Informação e Diálogo”

O vídeo apresenta a indicação de livro. Assista e responda as perguntas: 

Qual o título do livro? E o(a) autor(a)?

Nesse livro podemos encontrar tanto respostas, quanto perguntas sobre o consumo e consumismo. A partir dessa indicação é possível formular algumas hipóteses sobre esse tema? Registre as ideias principais no seu caderno.


Atividade 3

Pesquise na internet, em seu computador ou no seu celular, como o consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia. 


Atividade 4

Agora, escreva um texto indicando algumas ações que poderia ajudar a desenvolver uma prática consciente de consumo.


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências – Compreender a necessidade de uso sustentável dos minerais, do plástico, do papel e da madeira no planeta.
Geografia – Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços. 
Língua Portuguesa– Planejar e produzir textos dos gêneros pertencentes ao campo da vida cotidiana.



EAJA – 1° Segmento – 4ª série – Educação Ambiental e Saúde