You are currently viewing MATEMÁTICA – FRAÇÃO: CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO.
Fonte: Acervo NEC - produzido canva.com

MATEMÁTICA – FRAÇÃO: CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO.

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Fração: conceito e classificação

Na Matemática, a fração é um conceito usado para representar “parte de algo que foi dividido igualmente”. Ou seja, a fração é uma divisão entre dois números naturais e indica “parte de um todo”. A forma de escrita da fração é

Vamos usar uma pizza para tornar esse conceito mais claro.

Pense na seguinte situação: quatro amigos compraram uma pizza grande que veio dividida em 10 fatias de mesmo tamanho.

Fonte: Pizza fração – canva.com

Assim, cada fatia é 1 parte das 10 em que a pizza foi dividida, correto? Vamos representar isso na forma de fração. 

Esta fração é lida assim: um décimo. Neste caso, cada fatia representa um décimo da pizza inteira.

Se um dos amigos comeu 4 das 10 fatias, na forma de fração teremos:

Fonte: Pizza fração 2 – produzida no canva.com

Podemos ainda representar na forma de fração, as fatias que ainda restam.

Veja outros exemplos de frações e como devem ser lidas:

Fonte: Exemplos de fração – canva.com

Tipos de frações:

A) Frações próprias: são aquelas em que o numerador é menor que o denominador, como  por exemplo:

B) Frações impróprias: quando numerador é maior que o numerador. Um exemplo é a fração

Fonte: Fração imprópria – canva.com

C) Frações aparentes:  quando numerador e denominador são iguais. A fração aparente representa o inteiro como por exemplo

Fonte: Frações aparentes – canva.com

D) Frações equivalentes: representam a mesma parte do todo, como é o caso das frações

Fonte: Frações equivalentes – canva.com

As frações podem ser representadas na reta numérica. Na videoaula “Comparação de frações na reta numérica“, do Canal Estúdio Conexão Escola, a professora Cristiane Souza explica como localizar na reta numérica e comparar as frações próprias. Veja!

Fonte: Canal Estúdio Conexão Escola, “Comparação de frações na reta numérica”, professora Cristiane Souza.

Agora, resolva as atividades propostas a seguir.

QUESTÃO 1

Adriana olhou para o painel do carro da sua mãe e viu que o ponteiro do marcador de combustível estava apontando que o tanque estava com três quartos de sua capacidade.

A fração que representa a quantidade de combustível no tanque é

(A) ¼.

(B) ¾.

(C) 4/3.

(D) 4/4.

QUESTÃO 2

Na figura a seguir, há três tipos de bola: basquete, futebol e vôlei.

Fonte: Acervo NEC – canva.com

A fração que representa a quantidade de bolas de futebol, em relação ao total, é

(A) ⅕.

(B) ⅖ .

(C) ⅗. 

(D) ⅘. 

QUESTÃO 3

Leia com atenção os ingredientes da receita abaixo e observe como as frações aparecem no texto.

Fonte: Acervo NEC – canva.com

Agora, copie da receita

A) as frações próprias e organize-as em ordem crescente.

B) o número misto e escreva-o na forma de fração imprópria.

QUESTÃO 4

Algumas frações, mesmo escritas de forma diferente, representam a mesma quantidade. Elas são chamadas de frações equivalentes.Sabendo disso, em cada item a seguir, observe a fração apresentada e marque todas as frações equivalentes a ela, seja por multiplicação ou simplificação.

QUESTÃO 5

Juliana e André compraram uma pizza grande com 8 fatias iguais. Antes de combinarem como iriam dividir a pizza, André se adiantou e comeu 3 fatias.

Fonte: Acervo NEC – canva.com

Agora responda

A) qual é a fração da pizza que André comeu?

B) qual é a fração da pizza que ainda resta?

C) qual é a fração da pizza que André ainda pode comer para que ele e Juliana fiquem com a mesma quantidade no final?

QUESTÃO 6

A carga da bateria de um celular costuma ser exibida em porcentagem.No celular de Andreia, a carga está em 75%, como mostra a imagem.

Fonte: Acervo NEC – canva.com

Um valor em porcentagem pode ser representado por uma fração com denominador 100. Por isso, escreva na forma de fração, a carga da bateria do celular da Andreia.

AutoriaCristiane Soares de Souza
FormaçãoMatemática, licenciatura.
Componente curricularMatemática
Objetos de Conhecimento/ConteúdosIdeia de fração e os seus significados; elementos da fração e seus significados; tipos de frações.
Habilidades(EF05MA02 – A) Reconhecer os termos da fração e fazer leitura de números racionais de uso frequente, nas representações fracionária e decimal, e representá-los na reta numérica. 
(EF05MA03 – A) Reconhecer os significados dos números racionais, parte / todo, quociente, e utilizá-los em diferentes contextos. 
(EF05MA03 – B) Identificar e representar frações (igual, menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando materiais manipuláveis e/ou não a reta numérica, como recursos.
DescritorD24 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
ReferencialDANTE, Luiz Roberto. VIANA, Fernando. Ápis mais: Matemática. 1ª edição / São Paulo. Editora Ática, 2021.