Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Fração: conceito e classificação
Na Matemática, a fração é um conceito usado para representar “parte de algo que foi dividido igualmente”. Ou seja, a fração é uma divisão entre dois números naturais e indica “parte de um todo”. A forma de escrita da fração é

Vamos usar uma pizza para tornar esse conceito mais claro.
Pense na seguinte situação: quatro amigos compraram uma pizza grande que veio dividida em 10 fatias de mesmo tamanho.

Assim, cada fatia é 1 parte das 10 em que a pizza foi dividida, correto? Vamos representar isso na forma de fração.

Esta fração é lida assim: um décimo. Neste caso, cada fatia representa um décimo da pizza inteira.
Se um dos amigos comeu 4 das 10 fatias, na forma de fração teremos:

Podemos ainda representar na forma de fração, as fatias que ainda restam.

Veja outros exemplos de frações e como devem ser lidas:

Tipos de frações:
A) Frações próprias: são aquelas em que o numerador é menor que o denominador, como por exemplo:

B) Frações impróprias: quando numerador é maior que o numerador. Um exemplo é a fração

C) Frações aparentes: quando numerador e denominador são iguais. A fração aparente representa o inteiro como por exemplo

D) Frações equivalentes: representam a mesma parte do todo, como é o caso das frações

As frações podem ser representadas na reta numérica. Na videoaula “Comparação de frações na reta numérica“, do Canal Estúdio Conexão Escola, a professora Cristiane Souza explica como localizar na reta numérica e comparar as frações próprias. Veja!
Agora, resolva as atividades propostas a seguir.
QUESTÃO 1
Adriana olhou para o painel do carro da sua mãe e viu que o ponteiro do marcador de combustível estava apontando que o tanque estava com três quartos de sua capacidade.
A fração que representa a quantidade de combustível no tanque é
(A) ¼.
(B) ¾.
(C) 4/3.
(D) 4/4.
QUESTÃO 2
Na figura a seguir, há três tipos de bola: basquete, futebol e vôlei.

A fração que representa a quantidade de bolas de futebol, em relação ao total, é
(A) ⅕.
(B) ⅖ .
(C) ⅗.
(D) ⅘.
QUESTÃO 3
Leia com atenção os ingredientes da receita abaixo e observe como as frações aparecem no texto.

Agora, copie da receita
A) as frações próprias e organize-as em ordem crescente.
B) o número misto e escreva-o na forma de fração imprópria.
QUESTÃO 4
Algumas frações, mesmo escritas de forma diferente, representam a mesma quantidade. Elas são chamadas de frações equivalentes.Sabendo disso, em cada item a seguir, observe a fração apresentada e marque todas as frações equivalentes a ela, seja por multiplicação ou simplificação.

QUESTÃO 5
Juliana e André compraram uma pizza grande com 8 fatias iguais. Antes de combinarem como iriam dividir a pizza, André se adiantou e comeu 3 fatias.

Agora responda
A) qual é a fração da pizza que André comeu?
B) qual é a fração da pizza que ainda resta?
C) qual é a fração da pizza que André ainda pode comer para que ele e Juliana fiquem com a mesma quantidade no final?
QUESTÃO 6
A carga da bateria de um celular costuma ser exibida em porcentagem.No celular de Andreia, a carga está em 75%, como mostra a imagem.

Um valor em porcentagem pode ser representado por uma fração com denominador 100. Por isso, escreva na forma de fração, a carga da bateria do celular da Andreia.
Autoria | Cristiane Soares de Souza |
Formação | Matemática, licenciatura. |
Componente curricular | Matemática |
Objetos de Conhecimento/Conteúdos | Ideia de fração e os seus significados; elementos da fração e seus significados; tipos de frações. |
Habilidades | (EF05MA02 – A) Reconhecer os termos da fração e fazer leitura de números racionais de uso frequente, nas representações fracionária e decimal, e representá-los na reta numérica. (EF05MA03 – A) Reconhecer os significados dos números racionais, parte / todo, quociente, e utilizá-los em diferentes contextos. (EF05MA03 – B) Identificar e representar frações (igual, menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando materiais manipuláveis e/ou não a reta numérica, como recursos. |
Descritor | D24 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. |
Referencial | DANTE, Luiz Roberto. VIANA, Fernando. Ápis mais: Matemática. 1ª edição / São Paulo. Editora Ática, 2021. |