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Matemática – Relações Inversas das Operações

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Imagem produzida em: www.canva.com

Relações Inversas das Operações

Olá, pequenos matemáticos!

Hoje vamos continuar a aprender sobre um assunto muito importante e divertido: as relações inversas das operações. Parece complicado? Calma, que a gente vai continuar a entender tudo com um exemplo bem legal!

Você sabia que a adição e a subtração são como irmãs? E que a multiplicação e a divisão também são? Pois é! Elas são chamadas de operações inversas, porque uma “desfaz” o que a outra faz.

Vamos imaginar que você tem 8 figurinhas. Se você ganhar mais 5, vai ficar com 13, certo? Isso é adição: 8 + 5 = 13.

Agora, se você quiser saber quantas figurinhas ganhou para chegar a 13, pode usar a subtração: 13 – 8 = 5.

Viu só? Uma operação ajudou a montar o número e a outra ajudou a desmontar. Por isso, dizemos que elas são inversas!

Com a multiplicação e a divisão é a mesma coisa. Imagine que você tem 3 pacotes com 4 balas em cada um. No total, terá 12 balas. Isso é multiplicação: 3 × 4 = 12.

Agora, se você quiser saber quantos pacotes são necessários para formar 12 balas, pode dividir: 12 ÷ 4 = 3. Pronto! A divisão também “desfaz” a multiplicação.

Essas relações nos ajudam muito a resolver problemas, principalmente quando temos que descobrir o que está faltando. Você pode usar estratégias próprias, desenhar, usar objetos ou até a calculadora para investigar.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Relações Inversas das Operações – 4º ano – Anos Iniciais – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia/GO – Disponível em: <https://youtu.be/NAcnhHLyK1Q>. Acesso em: 01, ago. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Se João tinha 12 balas e deu 5 para seu irmão, ele ficou com

(A) 6.

(B) 7.

(C) 8.

(D) 9.

QUESTÃO 2

Carla comprou 3 pacotes com 6 balas cada, então ela tem ao todo

(A) 12.

(B) 15.

(C) 18.

(D) 21.

QUESTÃO 3

Complete as lacunas com a respostas corretas:

a) Se 35 − 14 = 21, então: _____ + 14 = 35

b) Se 50 − 15 = 35, então: _____ + 15 = 50

c) Se 18 − 6 = 12, então: _____ + 6 = 18

d) Se 150 − 50 = 100, então: _____ + 50 = 150

QUESTÃO 4

Explique com suas palavras por que a subtração é considerada uma operação inversa da adição.

QUESTÃO 5

Dê um exemplo do seu dia a dia em que você usou multiplicação e depois usou divisão para resolver um problema.

QUESTÃO 6

Júlia organizou 4 caixas com 6 lápis em cada uma. Quantos lápis ela tem?

Cálculo:

  1. Qual é operação inversa do cálculo acima?

QUESTÃO 7

A receita de bolinhos da vovó

A vovó Gasparina vai fazer bolinhos para o lanche da tarde. Cada forma dá exatamente 6 bolinhos. Hoje, ela usou 5 formas e assou 30 bolinhos.

a. Quantos bolinhos são feitos em cada forma?

b. Se a vovó tivesse apenas 18 bolinhos, quantas formas ela teria usado?

c. Qual operação usamos para saber o total de bolinhos? E qual operação usamos para descobrir o número de formas?


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Relações entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(F04MA13-A) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando estratégias próprias e/ou a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.  
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 31, jul. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 31, jul. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022