Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Relações Inversas das Operações
Olá, pequenos matemáticos!
Hoje vamos continuar a aprender sobre um assunto muito importante e divertido: as relações inversas das operações. Parece complicado? Calma, que a gente vai continuar a entender tudo com um exemplo bem legal!
Você sabia que a adição e a subtração são como irmãs? E que a multiplicação e a divisão também são? Pois é! Elas são chamadas de operações inversas, porque uma “desfaz” o que a outra faz.
Vamos imaginar que você tem 8 figurinhas. Se você ganhar mais 5, vai ficar com 13, certo? Isso é adição: 8 + 5 = 13.
Agora, se você quiser saber quantas figurinhas ganhou para chegar a 13, pode usar a subtração: 13 – 8 = 5.
Viu só? Uma operação ajudou a montar o número e a outra ajudou a desmontar. Por isso, dizemos que elas são inversas!
Com a multiplicação e a divisão é a mesma coisa. Imagine que você tem 3 pacotes com 4 balas em cada um. No total, terá 12 balas. Isso é multiplicação: 3 × 4 = 12.
Agora, se você quiser saber quantos pacotes são necessários para formar 12 balas, pode dividir: 12 ÷ 4 = 3. Pronto! A divisão também “desfaz” a multiplicação.
Essas relações nos ajudam muito a resolver problemas, principalmente quando temos que descobrir o que está faltando. Você pode usar estratégias próprias, desenhar, usar objetos ou até a calculadora para investigar.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Se João tinha 12 balas e deu 5 para seu irmão, ele ficou com
(A) 6.
(B) 7.
(C) 8.
(D) 9.
QUESTÃO 2
Carla comprou 3 pacotes com 6 balas cada, então ela tem ao todo
(A) 12.
(B) 15.
(C) 18.
(D) 21.
QUESTÃO 3
Complete as lacunas com a respostas corretas:
a) Se 35 − 14 = 21, então: _____ + 14 = 35
b) Se 50 − 15 = 35, então: _____ + 15 = 50
c) Se 18 − 6 = 12, então: _____ + 6 = 18
d) Se 150 − 50 = 100, então: _____ + 50 = 150
QUESTÃO 4
Explique com suas palavras por que a subtração é considerada uma operação inversa da adição.
QUESTÃO 5
Dê um exemplo do seu dia a dia em que você usou multiplicação e depois usou divisão para resolver um problema.
QUESTÃO 6
Júlia organizou 4 caixas com 6 lápis em cada uma. Quantos lápis ela tem?
Cálculo:
- Qual é operação inversa do cálculo acima?
QUESTÃO 7
A receita de bolinhos da vovó
A vovó Gasparina vai fazer bolinhos para o lanche da tarde. Cada forma dá exatamente 6 bolinhos. Hoje, ela usou 5 formas e assou 30 bolinhos.
a. Quantos bolinhos são feitos em cada forma?
b. Se a vovó tivesse apenas 18 bolinhos, quantas formas ela teria usado?
c. Qual operação usamos para saber o total de bolinhos? E qual operação usamos para descobrir o número de formas?
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Relações entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (F04MA13-A) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando estratégias próprias e/ou a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 31, jul. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 31, jul. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022 |