Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você já parou para pensar como sabemos a quantidade de um remédio que devemos tomar? Ou como sabemos quanto pesa um pacote de arroz ou quantos litros tem uma garrafa de suco? Para isso, usamos medidas de capacidade e de massa!
As medidas de capacidade servem para saber quanto cabe dentro de um recipiente, como água, suco ou leite. Já as medidas de massa nos ajudam a descobrir quanto algo pesa, como um pacote de feijão, um pedaço de queijo ou uma mochila cheia.
No nosso dia a dia, usamos várias unidades de medida. Algumas são não padronizadas, como um copo, uma colher ou uma garrafinha. Outras são padronizadas, que são usadas no mundo todo, como:
Litro (L) e mililitro (mL) para medir líquidos.
Quilograma (kg), grama (g) e miligrama (mg) para medir o peso das coisas.
Você pode ver essas medidas em embalagens de alimentos, rótulos de produtos, caixas de leite, garrafinhas de água e até nas bulas de remédio. Por exemplo: uma bula pode dizer “Tomar 5 mL a cada 6 horas”. Isso quer dizer que precisamos usar uma colher ou uma seringa com 5 mL para tomar a quantidade certa do remédio.
Aprender sobre essas medidas é muito importante! Assim, você vai saber comparar e estimar se um pacote está mais leve ou mais pesado, ou se um copo cabe mais ou menos que uma garrafinha. Também vai ajudar a fazer escolhas melhores na hora de comer ou tomar um remédio.
Vamos fazer juntos atividades para medir, comparar e descobrir essas quantidades? Com copos, garrafas, colheres, balanças e até embalagens usadas, você vai aprender brincando e entendendo melhor o mundo ao seu redor.
Preparado para medir, pesar e se divertir?
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
A mãe de Lucas preparou um suco natural e colocou em uma garrafa de 1 litro. Lucas bebeu 250 mililitros do suco. Ainda restou na garrafa
(A) 750 mililitros.
(B) 500 mililitros.
(C) 1000 mililitros.
(D) 250 mililitros.
QUESTÃO 2
Observe a frase abaixo escrita em uma bula de remédio:
“Tomar 5 mL a cada 8 horas.”
A unidade usada para medir a quantidade do remédio é
(A) quilograma (kg).
(B) litro (L).
(C) mililitro (mL).
(D) grama (g).
QUESTÃO 3
Vamos brincar de feira! Imagine que você comprou:
– 1 kg de batatas
– 2 kg de laranjas
– 500 g de cenouras
Qual é o peso total da sua compra?
QUESTÃO 4
Na festa de aniversário de Sofia, a mãe dela preparou 3 garrafas de suco, cada uma com 1,5 litro. Durante a festa, os convidados beberam 3 litros de suco.
Quantos litros de suco ainda sobraram depois da festa?
QUESTÃO 5
O veterinário receitou um remédio para o cachorro de Lívia: 15 mL por dia, divididos em 3 vezes ao dia.
Pergunta:
Quantos mililitros Lívia deve dar ao cachorro em cada dose?
QUESTÃO 6
Lucas foi à feira com sua avó e compraram:
– 2 kg de maçãs,
– 1,5 kg de bananas,
– 500 g de uvas.
Qual foi o peso total das frutas que eles compraram?
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Medidas de comprimento, capacidade e massa (unidades não convencionais e convencionais): registro, instrumentos de medida, estimativas e comparações – Comparação de áreas por superposição. |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA20-A) Estimar e medir medidas de capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama, presentes em textos cotidianos, tais como: embalagens, bulas de remédios, entre outros. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 31, jul. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 31, juL. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |