Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
Figuras Geométricas Planas: Como Reconhecer e Classificar
Você já reparou como as figuras geométricas estão por toda parte? Quando olhamos para placas, brinquedos, embalagens ou até para o chão, conseguimos ver formas como triângulos e quadrados. Neste conteúdo, vamos aprender a identificar essas figuras planas e entender por que elas são classificadas de maneiras diferentes.
As figuras planas são aquelas que têm apenas duas dimensões: largura e comprimento. As mais conhecidas são os triângulos e os quadriláteros. Para saber a qual grupo uma figura pertence, precisamos observar quantos lados ela tem e quantos vértices (que são as pontinhas onde os lados se encontram).
Se uma figura tem três lados, ela é um triângulo. Pode ter lados iguais ou diferentes, mas sempre serão só três. Se tiver quatro lados, ela entra na categoria dos quadriláteros. Dentro dessa categoria, temos várias figuras com características diferentes: quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo.
Além de contar lados e vértices, também observamos a posição dos lados: se são iguais ou diferentes, se são paralelos ou não. Por exemplo:
O quadrado tem 4 lados iguais e todos os ângulos são retos.
O retângulo tem lados opostos iguais e também ângulos retos.
O trapézio tem apenas um par de lados paralelos.
O paralelogramo tem dois pares de lados paralelos, mas os ângulos podem variar.
Quando classificamos essas figuras, é importante registrar tudo em tabelas ou esquemas, indicando quantos lados, quantos vértices e se os lados são paralelos. Isso nos ajuda a comparar melhor as formas e entender suas semelhanças e diferenças.
Justificar por que uma figura é ou não um triângulo ou um quadrilátero também é uma habilidade importante. Usamos argumentos como: “essa figura não é um triângulo porque tem 4 lados” ou “esse quadrilátero é um trapézio porque tem só um par de lados paralelos”.
Vamos praticar esse conteúdo com atenção e criatividade? Você vai ver como o mundo das formas é muito mais interessante do que parece!
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RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Um triângulo é uma figura plana que possui
(A) 3 lados e 3 vértices.
(B) 4 lados e 4 vértices.
(C) 3 lados e 4 vértices.
(D) 4 lados e 3 vértices.
QUESTÃO 2
Um quadrilátero é diferente de um triângulo porque
(A) tem os vértices arredondados.
(B) é sempre maior em tamanho.
(C) tem ângulos diferentes.
(D) possui exatamente 2 lados a mais.
QUESTÃO 3
Observe a figura abaixo.
Quantos lados e vértices ela tem?

( ) 3 lados e 3 vértices.
( ) 4 lados e 4 vértices.
( ) 5 lados e 5 vértices.
( ) 4 lados e 3 vértices.
QUESTÃO 4
Ligue as colunas corretamente:

QUESTÃO 5
Complete a frase: O trapézio é um quadrilátero porque ____________________________________
QUESTÃO 6
Desenhe uma figura com três lados e outra com quatro lados e, em seguida, registre o nome delas.
QUESTÃO 7
Complete a tabela:

Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo): reconhecimento e análise de características: Características e classificação de figuras geométricas planas |
Descritor(es) SAEB: | D3: Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos. D4: Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares). |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA15-A) Fazer justificativas, argumentações e explicações de por que uma figura se encaixa ou não na categoria de quadrilátero ou triângulo. (EF03MA15-B) Comparar e classificar figuras planas, como triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, em relação a seus lados: quantidade, posições relativas e comprimento, e vértices, registrando essas características em esquemas e tabelas. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 24, jun. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 24, jun. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. |