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Matemática – Figuras Geométricas Planas – Como Reconhecer e Classificar

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Figuras Geométricas Planas: Como Reconhecer e Classificar

Você já reparou como as figuras geométricas estão por toda parte? Quando olhamos para placas, brinquedos, embalagens ou até para o chão, conseguimos ver formas como triângulos e quadrados. Neste conteúdo, vamos aprender a identificar essas figuras planas e entender por que elas são classificadas de maneiras diferentes.

As figuras planas são aquelas que têm apenas duas dimensões: largura e comprimento. As mais conhecidas são os triângulos e os quadriláteros. Para saber a qual grupo uma figura pertence, precisamos observar quantos lados ela tem e quantos vértices (que são as pontinhas onde os lados se encontram).

Se uma figura tem três lados, ela é um triângulo. Pode ter lados iguais ou diferentes, mas sempre serão só três. Se tiver quatro lados, ela entra na categoria dos quadriláteros. Dentro dessa categoria, temos várias figuras com características diferentes: quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo.

Além de contar lados e vértices, também observamos a posição dos lados: se são iguais ou diferentes, se são paralelos ou não. Por exemplo:

O quadrado tem 4 lados iguais e todos os ângulos são retos.

O retângulo tem lados opostos iguais e também ângulos retos.

O trapézio tem apenas um par de lados paralelos.

O paralelogramo tem dois pares de lados paralelos, mas os ângulos podem variar.

Quando classificamos essas figuras, é importante registrar tudo em tabelas ou esquemas, indicando quantos lados, quantos vértices e se os lados são paralelos. Isso nos ajuda a comparar melhor as formas e entender suas semelhanças e diferenças.

Justificar por que uma figura é ou não um triângulo ou um quadrilátero também é uma habilidade importante. Usamos argumentos como: “essa figura não é um triângulo porque tem 4 lados” ou “esse quadrilátero é um trapézio porque tem só um par de lados paralelos”.

Vamos praticar esse conteúdo com atenção e criatividade? Você vai ver como o mundo das formas é muito mais interessante do que parece!

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Figuras Geométricas Planas: Como Reconhecer e Classificar – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/g1OBfOh9gwE>. Acesso em: 26, jun. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Um triângulo é uma figura plana que possui

(A) 3 lados e 3 vértices.

(B) 4 lados e 4 vértices.

(C) 3 lados e 4 vértices.

(D) 4 lados e 3 vértices.

QUESTÃO 2

Um quadrilátero é diferente de um triângulo porque

(A) tem os vértices arredondados. 

(B) é sempre maior em tamanho.

(C) tem ângulos diferentes.

(D) possui exatamente 2 lados a mais.

QUESTÃO 3

Observe a figura abaixo. 

Quantos lados e vértices ela tem?

( ) 3 lados e 3 vértices.

( ) 4 lados e 4 vértices.

( ) 5 lados e 5 vértices.

( ) 4 lados e 3 vértices.

QUESTÃO 4

Ligue as colunas corretamente:

QUESTÃO 5

Complete a frase: O trapézio é um quadrilátero porque ____________________________________

QUESTÃO 6

Desenhe uma figura com três lados e outra com quatro lados e, em seguida, registre o nome delas.

QUESTÃO 7

Complete a tabela:


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo): reconhecimento e análise de características: Características e classificação de figuras geométricas planas
Descritor(es) SAEB:D3: Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
D4: Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA15-A) Fazer justificativas, argumentações e explicações de por que uma figura se encaixa ou não na categoria de quadrilátero ou triângulo.

(EF03MA15-B) Comparar e classificar figuras planas, como triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, em relação a seus lados: quantidade, posições relativas e comprimento, e vértices, registrando essas características em esquemas e tabelas.  
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 24, jun. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 24, jun. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.   SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.   GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação.