ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
DESCOBRINDO FATOS E OPINIÕES
DESCOBRIR O PASSADO PODE SER TÃO DIVERTIDO QUANTO OUVIR UMA BOA HISTÓRIA!
QUANDO ALGUÉM MAIS VELHO NOS CONTA COMO ERA A ESCOLA NO TEMPO DELE OU MOSTRA UMA FOTO ANTIGA, ESTAMOS CONHECENDO UM PEDACINHO DA HISTÓRIA DE VERDADE.
NESSAS LEMBRANÇAS, ENCONTRAMOS INFORMAÇÕES, COMO DATAS, LUGARES E FATOS QUE REALMENTE ACONTECERAM, E TAMBÉM OPINIÕES, QUE MOSTRAM O QUE A PESSOA PENSA, SENTE OU ACREDITA.
É MUITO IMPORTANTE APRENDER A DIFERENCIAR ESSAS DUAS COISAS. PARA ISSO, PODEMOS OUVIR RELATOS DE FAMILIARES, ENTREVISTAR PESSOAS MAIS VELHAS, VER FOTOS ANTIGAS OU ANALISAR DOCUMENTOS SIMPLES, COMO CARTEIRINHAS, BILHETES E CONVITES GUARDADOS COM CARINHO.
VOCÊS PODEM BRINCAR DE “DETETIVES DO TEMPO”, DESCOBRINDO O QUE É FATO E O QUE É OPINIÃO EM TEXTOS E FALAS. ASSIM, DESENVOLVEM O OLHAR CRÍTICO, APRENDEM A VALORIZAR AS MEMÓRIAS DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE E PERCEBEM QUE, PARA CONTAR UMA BOA HISTÓRIA, É PRECISO SABER O QUE É VERDADE E O QUE É PONTO DE VISTA. EXPLORAR ESSAS FONTES É APRENDER COM CURIOSIDADE, IMAGINAÇÃO E DIVERSÃO!

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixados é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGrLf9HWag/uFmBSBKYM8_TeCVlhsK5KQ/edit?utm_content=DAGrLf9HWag&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1
LEIA COM ATENÇÃO O RELATO A SEGUIR.

AGORA COPIE NA TABELA ABAIXO O QUE É FATO E O QUE É OPINIÃO.
FATO | OPINIÃO |
QUESTÃO 2
DE ACORDO COM O RELATO DO SENHOR ARNALDO SANTOS, É CORRETO AFIRMAR QUE
(A) TODAS AS ESCOLAS SÃO A MESMA COISA E IGUAIS ENTRE SI.
(B) AS ESCOLAS ANTIGAS ERAM MUITO DIFERENTES DAS ATUAIS.
(C) AS ESCOLAS ATUAIS SÃO MUITO MELHORES QUE AS ANTIGAS.
(D) AS ESCOLAS ANTIGAS ERAM MODERNAS COMO AS DE HOJE.
QUESTÃO 3
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO DE UM BOLETIM ESCOLAR ANTIGO.

A INFORMAÇÃO QUE É FATO, DE ACORDO COM O BOLETIM, É:
(A) JOÃO ACHAVA MATEMÁTICA SEMPRE MUITO FÁCIL E DIVERTIDA.
(B) A NOTA DE JOÃO ERA 100 PORQUE ELE ESTUDAVA BASTANTE.
(C) JOÃO CARLOS TIROU 85 EM MATEMÁTICA NO ANO DE 1975.
(D) A ESCOLA ONDE JOÃO ESTUDOU ERA A MELHOR DA CIDADE.
QUESTÃO 4
ASSOCIE AS FRASES COM SUAS CLASSIFICAÇÕES, LIGANDO-AS.
FRASES CLASSIFICAÇÕES
MEU LANCHE É O MAIS GOSTOSO. * FATO
HOJE TROUXE SUCO E SANDUÍCHE. * OPINIÃO
O RECREIO DURA 30 MINUTOS. * FATO
A PROFESSORA É A MAIS LEGAL DE TODAS. * OPINIÃO
QUESTÃO 5
PESQUISE E ESCREVA TRÊS FATOS VERDADEIROS SOBRE SUA ESCOLA E ESCREVA-OS ABAIXO.
QUESTÃO 6
OBSERVE A CHARGE ABAIXO, LEIA E OBSERVE A IMAGEM COM ATENÇÃO. A FALA DO PERSONAGEM REPRESENTA UM FATO OU UMA OPINIÃO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

HORA DE APRENDER BRINCANDO

Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | História |
Objeto(s) de Conhecimento: | A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço: – Fontes e documentos históricos. – Memória e história. |
Habilidades: | (GO-EF02HI04-A) Diferenciar informações de opiniões adquirindo experiência na leitura, compreensão da função das fontes orais e dos documentos escritos como: relatos e depoimentos orais, documentos pessoais e iconográficos. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 23/06/2025. ANA CLÁUDIA FERNANDES (Brasil). Editora Moderna (ed.). Buriti Mais – História 2º Ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2021. BOULOS JÚNIOR, Alfredo. A Conquista – História 2. São Paulo: Ftd, 2021. ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Da Escola para o Mundo. São Paulo: Editora Scipione, 2021. |