ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA
VOCÊ SABIA QUE OS CARTAZES, QUE TEMOS ESTUDADO NAS AULAS ANTERIORES, USAM DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM PARA PASSAR UMA MENSAGEM?
A LINGUAGEM VERBAL É AQUELA FORMADA POR PALAVRAS ESCRITAS, COMO TÍTULOS, FRASES E PEQUENOS TEXTOS, OU PODE SER FALADA TAMBÉM. JÁ A LINGUAGEM NÃO VERBAL É FEITA DE IMAGENS, CORES, SÍMBOLOS, FORMAS E DESENHOS, SEM USAR PALAVRAS. QUANDO UM CARTAZ JUNTA AS DUAS — PALAVRAS E IMAGENS —, CHAMAMOS DE LINGUAGEM MISTA.
NOS NOSSOS ESTUDOS SOBRE CARTAZES, VIMOS QUE ELES PRECISAM SER CLAROS, BONITOS E BEM ORGANIZADOS PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE QUEM OLHA. POR ISSO, É COMUM QUE USEM A LINGUAGEM MISTA, MISTURANDO FRASES CURTAS COM FIGURAS QUE AJUDAM A ENTENDER MELHOR A MENSAGEM.
UM CARTAZ SOBRE RECICLAGEM, POR EXEMPLO, PODE TER A FRASE “DESCARTE CORRETO DO LIXO” (LINGUAGEM VERBAL) JUNTO COM A IMAGEM DE LIXEIRAS COLORIDAS DE RECICLAGEM (LINGUAGEM NÃO VERBAL) E A EXPLICAÇÃO DO SIGNIFICADO DE CADA COR DA LIXEIRA (LINGUAGEM VERBAL) .
ASSIM, USAMOS AS DIFERENTES LINGUAGENS PARA COMUNICAR MELHOR UMA IDEIA. AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE ESSAS FORMAS DE LINGUAGEM, QUE TAL OBSERVAR OS CARTAZES AO SEU REDOR E DESCOBRIR QUAIS DELAS ESTÃO PRESENTES? E NO SEU PRÓXIMO CARTAZ, QUAL LINGUAGEM VOCÊ VAI USAR?

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGop-xgXKU/SK2W5BJzRSSesMRQHcexAA/edit?utm_content=DAGop-xgXKU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 16/06/2025
Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGop-xgXKU/SK2W5BJzRSSesMRQHcexAA/edit?utm_content=DAGop-xgXKU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 16/06/2025
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1

O CARTAZ ACIMA APRESENTA A LINGUAGEM
(A) VERBAL.
(B) NÃO VERBAL.
(C) MISTA.
(D) DESCONHECIDA.
QUESTÃO 2
VOCÊ ACHA QUE TODO MUNDO ENTENDE AS IMAGENS DA MESMA FORMA? O QUE PODE MUDAR NA INTERPRETAÇÃO DE UM CARTAZ?
QUESTÃO 3
GERALMENTE PODEMOS ENCONTRAR O TIPO DE CARTAZ ACIMA EM
(A) HOSPITAIS, CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS.
(B) FARMÁCIAS, LOJAS E BRINQUEDOTECA.
(C) BIBLIOTECA, PADARIA E SUPERMERCADO.
(D) SHOPPINGS, ESCRITÓRIOS E BANCOS.
QUESTÃO 4
USANDO A LINGUAGEM NÃO VERBAL, COMO VOCÊ FARIA OS SEGUINTES CARTAZES?

QUESTÃO 5
LISTE 3 COISAS QUE PODEM APARECER EM UM CARTAZ COM LINGUAGEM NÃO VERBAL:

QUESTÃO 6
UM CARTAZ MAL FEITO PODE NÃO PASSAR A MENSAGEM DESEJADA. OBSERVE O CARTAZ ABAIXO E IDENTIFIQUE O ERRO QUE ELE APRESENTA. ESCREVA COMO VOCÊ FARIA PARA CORRIGIR O CARTAZ E O MOTIVO DELE TER CAUSADO CONFUSÃO E SER MAL INTERPRETADO.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objeto(s) de Conhecimento: | Estratégias de leitura: – Antecipação, seleção, levantamento de hipóteses, inferência e verificação. – Localização de informações explícitas em textos. – Compreensão e interpretação de imagens, gráficos, tabelas em textos. Efeitos de sentido: recursos expressivos gráfico-visuais. |
Habilidades: | (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto),apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto. (EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemiótico, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens. |
Descritor: | D12 Interpretar texto com linguagem verbal e/ou não verbal. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 16/06/2025. CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 16/06/2025. PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli Fr Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021. |