Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Talvez você tenha visto em alguma notícia ou reportagem que o clima da Terra está mudando. Sabia que isso tem muito a ver com as ações dos seres humanos?
Antes de entender o que são as mudanças climáticas, vamos lembrar a diferença entre tempo e clima.
TEMPO E CLIMA
- Tempo é como o céu está agora ou nos próximos dias.
Ele pode estar:ensolarado, chuvoso, nublado ou com ventos fortes.
- Clima é o jeito como o tempo costuma se comportar em um lugar durante muitos anos, geralmente 30 anos ou mais.
Exemplos de tipos de clima: tropical, equatorial, temperado, desértico ou polar.
O QUE SÃO MUDANÇAS CLIMÁTICAS?
As mudanças climáticas são alterações no clima da Terra ao longo do tempo.
Elas podem acontecer naturalmente, mas hoje estão acontecendo mais rápido por causa das ações humanas.
Alguns exemplos dessas ações:
- Carros e aviões que soltam fumaça
- Fábricas que queimam carvão, petróleo e gás
- Desmatamento das florestas
Essas atividades jogam muitos gases – como o dióxido de carbono (CO₂) – na atmosfera, que deixam o planeta mais quente.
O EFEITO ESTUFA
O efeito estufa é algo natural que aquece a Terra e permite a vida.
Funciona assim: os gases da atmosfera seguram parte do calor do Sol, deixando o planeta aquecido.
Mas o problema é que os seres humanos estão colocando gases nocivos na atmosfera. Isso está aumentando o efeito estufa, deixando o planeta quente demais, como uma estufa trancada.
IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
No meio ambiente:
- Aumento das temperaturas no planeta
- Derretimento das calotas polares e geleiras
- Aumento do nível do mar
- Inundações em cidades perto dos oceanos
- Alterações nos ecossistemas
- Animais e plantas correm risco de extinção
Nas pessoas:
- Mais doenças causadas pelo calor ou pela falta de água
- Problemas para plantar alimentos
- Risco de faltar comida em algumas regiões
O QUE PODEMOS FAZER?
As mudanças climáticas são um problema de todos. Todos nós podemos ajudar a proteger a Terra.
Algumas soluções são:
- Usar energia renovável, como a solar, a eólica (do vento) e a hídrica (da água)
- Plantar árvores e cuidar das florestas
- Diminuir o uso de plásticos descartáveis
- Usar transporte coletivo, bicicleta ou caminhar, sempre que possível.
TODOS TÊM RESPONSABILIDADE
As mudanças climáticas são um desafio global. As pessoas, as empresas e os governos precisam agir.
Nós também temos um papel importante: cobrar atitudes dos líderes, fazer escolhas conscientes e cuidar do nosso planeta.
QUESTÃO 1
A imagem representa
(A) o Sol lançando muito calor na Terra sem ajuda dos seres humanos.
(B) o clima natural da Terra que sempre foi quente desde o começo.
(C) o planeta passando por um resfriamento por conta dos ventos fortes.
(D) o aumento da temperatura do planeta causado por ações humanas.
QUESTÃO 2
Com base nos dados do gráfico, completa-se corretamente que
(A) a Terra está esfriando aos poucos por causa das energias limpas.
(B) o planeta está mais quente por causa do excesso de poluição.
(C) a temperatura caiu muito depois que os carros elétricos surgiram.
(D) a energia solar fez o clima da Terra mudar completamente de forma.
QUESTÃO 3
Você aprendeu que o uso exagerado de energia de fontes que poluem ajuda a piorar as mudanças climáticas no planeta. Uma maneira de ajudar é economizar energia no dia a dia.
Faça uma lista com 5 atitudes que ajudam a economizar energia em casa.
QUESTÃO 4
As mudanças climáticas estão acontecendo em várias partes do mundo e afetam o dia a dia das pessoas. Algumas cidades já estão tomando atitudes para enfrentar esse problema.
Pesquise uma cidade brasileira que esteja fazendo algo para diminuir os efeitos das mudanças climáticas. Escreva o nome da cidade e conte, com suas palavras, o que ela está fazendo.
QUESTÃO 5
Jordana separa o lixo da casa, planta árvores com a escola e evita o uso de copos descartáveis e canudos plásticos.
As atitudes de Luana ajudam o planeta porque
(A) aumentam a produção de plástico e diminuem o lixo reciclável.
(B) reforçam o uso de combustíveis fósseis e mais produtos químicos.
(C)diminuem os impactos ambientais e ajudam a natureza a se recuperar.
(D) enchem os rios com sacolas plásticas e causam poluição nos mares.
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO: MUDANÇAS CLIMÁTICAS
E APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE ESSE TEMA:
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF03GE11-A) – Analisar e comparar os impactos socioambientais das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o meio ambiente. |
Referências: | ALPINO, Tais de Moura Ariza et al. Os impactos das mudanças climáticas na Segurança Alimentar e Nutricional: uma revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, n. 01, p. 273-286, 2022. CONTI, José Bueno. Considerações sobre as mudanças climáticas globais. Revista do Departamento de Geografia, v. 16, p. 70-75, 2005. DE CARVALHO, Alina Silva et al. Mudanças climáticas em avaliação de impactos ambientais. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 18, n. 53, p. 192-210, 2024. DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, PBMC – Painel Brasileiro. Base científica das mudanças climáticas. Contribuição do Grupo de Trabalho, v. 1, 2014. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ |