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Matemática – Interpretando problemas de adição e subtração

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Interpretando Problemas de Adição e Subtração

Saber resolver problemas de adição e subtração é muito importante, principalmente quando usamos situações do nosso dia a dia para aprender. Quando juntamos quantidades, estamos somando. Por exemplo: se temos 3 balas e ganhamos mais 8, juntamos para formar 11 balas no total. Quando acrescentamos, é parecido: se já temos 8 brinquedos e ganhamos mais 3, ficamos com 11.

Já quando falamos em separar ou retirar, usamos a subtração. Se temos 11 figurinhas e tiramos 3 para dar a um amigo, ficamos com 8. Também é possível fazer o contrário: se temos 11 brinquedos e queremos dividir em dois grupos, um com 8 e outro com o restante, precisamos pensar: quanto sobra? 11 – 8 = 3.

Outro jeito de pensar é comparar dois grupos: se um tem 11 objetos e o outro tem 8, o grupo com 11 tem 3 a mais. E se temos apenas 8 e queremos completar até 11, precisamos descobrir quanto falta: 11 – 8 = 3.

Esses tipos de problemas podem ser resolvidos de várias formas: usando desenhos, blocos, cálculo mental ou até estimativas. O importante é entender o que o problema está pedindo e escolher a melhor estratégia. Assim, desenvolvemos nosso raciocínio e ficamos mais preparados para resolver situações do dia a dia.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Interpretando problemas de adição e de subtração – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/zLpVWzMox_Q>. Acesso em: 24, jun. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Quando juntamos dois grupos, como um de 3 objetos e outro de 8 objetos, o total é de

A) 5 objetos.

B) 10 objetos.

C) 11 objetos.

D) 8 objetos.

QUESTÃO 2

Se temos 8 lápis e queremos completar até 11, precisamos

A) retirar 3 lápis.

B) acrescentar 3 lápis.

C) juntar 8 com 11.

D) separar os lápis.

QUESTÃO 3

Em uma caixa há 11 bolinhas. Se tirarmos 4, quantas sobram?

QUESTÃO 4

Thiago tinha 6 figurinhas e ganhou mais 5. Com quantas ele ficou?

QUESTÃO 5

Qual a diferença entre um grupo com 10 carrinhos e outro com 7?

QUESTÃO 6

Alice tem 9 lápis. Para completar 12, quantos faltam?

QUESTÃO 7

Júlia separou 14 borrachas em dois grupos. Um grupo tem 9. Quantos estão no outro?


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Problemas envolvendo significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades: Adição e subtração de números naturais; Resolver problemas que envolvam as operações de adição e subtração.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA06-A) Ler e interpretar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, envolvendo situações do cotidiano como, juntar um grupo de 3 objetos a outro de 8 objetos, formam outro com 11 objetos; acrescentar 3 objetos a um grupo com 8 objetos, forma-se um novo grupo com 11 objetos; há um grupo com 11 objetos e dele separa-se um grupo de 8 objetos, o outro grupo terá 3 objetos; de um grupo de 11 objetos, retirar 3 objetos e sobra um grupo com 8 objetos; comparar um grupo com 11 objetos que tem 3 objetos a mais do que um grupo de 8 objetos; e em um grupo com 8 objetos, para completar 11, é preciso acrescentar 3.  

(EF03MA06-B) Analisar soluções de problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 17, jun. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 17, jun. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.