You are currently viewing História – Cada um tem a sua história

História – Cada um tem a sua história

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

CADA UM TEM A SUA HISTÓRIA

CADA CRIANÇA TEM A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA, QUE COMEÇOU QUANDO AINDA ESTAVA NA BARRIGA DA MAMÃE. MESMO QUE TODAS TENHAM NASCIDO HÁ POUCOS ANOS, CADA UMA VIVEU MOMENTOS DIFERENTES. ALGUMAS NASCERAM NO VERÃO, OUTRAS NO INVERNO. ALGUMAS TÊM O CABELO LISO, OUTRAS TÊM O CABELO CRESPO OU CACHEADO. A COR DA PELE, O TAMANHO DOS PÉS, A ALTURA E O JEITO DE SER TAMBÉM VARIAM.

AS FAMÍLIAS TAMBÉM SÃO DIFERENTES. ALGUMAS TÊM MUITOS MEMBROS, OUTRAS SÃO MENORES. HÁ CRIANÇAS QUE MORAM COM OS AVÓS, OUTRAS COM TIOS, COM O PAI, COM A MÃE OU COM OS DOIS. ALGUMAS VIVEM EM CASAS, OUTRAS EM APARTAMENTOS. CADA UM TEM UMA HISTÓRIA ÚNICA, MAS TODOS ESTÃO CRESCENDO E APRENDENDO NO MESMO TEMPO, CADA UM DO SEU JEITINHO.

RESPEITAR ESSAS DIFERENÇAS É IMPORTANTE, POIS ELAS TORNAM CADA UM ESPECIAL. MESMO COM HISTÓRIAS DIFERENTES, SOMOS TODOS IMPORTANTES E PODEMOS APRENDER MUITO UNS COM OS OUTROS!

Imagem disponível em: https://www.canva.com/graphics/MAEx5EUYrpQ/ > Acesso em 12, jun. 2025.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGqKcxmnrc/tkDCyQahOccO-GiIL4XFoA/edit

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/QFXuR5CPDVo

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

LEIA COM A AJUDA DO(A) PROFESSOR(A) O POEMA ABAIXO E ANALISE A IMAGEM.

AO OBSERVAR A IMAGEM ACIMA PODEMOS AFIRMAR QUE

(A) TODOS SOMOS IGUAIS E PARECIDOS NA COR DA PELE, ETNIA E GOSTOS.

(B) SOMOS TODOS DIFERENTES, MAS PODEMOS CONVIVER BEM EM UNIÃO.

(C) SOMOS TODOS SEMELHANTES E CADA UM VIVE SOZINHO NA COMUNIDADE.

(D) DEVEMOS CONVIVER JUNTOS E DISCRIMINAR AS DIFERENÇAS ENTRE NÓS.

QUESTÃO 2

AGORA REFLETINDO SOBRE O POEMA DE RUTH ROCHA PODEMOS DIZER QUE ELA CITA DUAS CRIANÇAS QUE SÃO

(A) DIFERENTES, MAS ESPECIAIS. 

(B) IGUAIS EM TUDO QUE FAZEM.

(C) RIVAIS EM TODAS AS COISAS.

(D) PARECIDAS EM SUAS ESCOLHAS.

QUESTÃO 3

SE VOCÊ PUDESSE DAR OUTRO TÍTULO PARA O POEMA DE RUTH ROCHA, QUAL OUTRO TÍTULO DARIA? ESCREVA-O ABAIXO.

QUESTÃO 4

AGORA É HORA DE CONSTRUIR UMA TABELA COM AS OBSERVAÇÕES E COMPARAÇÕES QUE PODE FAZER SOBRE AS DIFERENÇAS EM SUA PRÓPRIA SALA DE AULA. CONTE QUANTOS EM SUA SALA…

ITENS A SEREM OBSERVADOSQUANTIDADE
POSSUEM CABELOS LISOS
POSSUEM CABELOS ENROLADOS, CRESPOS E ENCARACOLADOS
POSSUEM IRMÃOS
SÃO FILHOS ÚNICOS
GOSTAM DE BRINCAR DE BOLA
GOSTAM DE LER

QUESTÃO 5

AGORA TRAGA FOTOS OU FAÇA DESENHOS DE VOCÊ E DE PESSOAS DA SUA FAMÍLIA, PODE SER SEU PAI, SUA MÃE, IRMÃO OU IRMÃO, AVÓS, TIOS. DEPOIS DE COLAR AS FOTOS OU DESENHOS ESCREVA O QUE VOCÊ TEM DE SEMELHANTE COM CADA UM DELES.

QUESTÃO 6

COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS: DIFERENTE – HISTÓRIA – ÚNICA – ESPECIAL

  • CADA PESSOA TEM UMA __________. 
  • A NOSSA HISTÓRIA É SEMPRE __________. 
  • MESMO SENDO __________, TODO MUNDO PODE SER __________.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/16192095


Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:História
Objeto(s) de Conhecimento:As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade: 
-História de vida.
-Identidade e cultura.
-Família.
-Comunidade.
-Direitos das crianças.
Temporalidades: simultaneidade e comparação.
Habilidades:(GO-EF01HI02-A) Relacionar e comparar a sua história com as de outras crianças, compreendendo que estas histórias, ainda que diferentes, estão situadas dentro de um mesmo período de tempo.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 12/06/2025.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Porta Aberta: história 1º ano. São Paulo: Ftd, 2019.

NUNES, Fabíola T.; BUENO, Wilma de Lara; SCHNORR, Giselle M. (org.). Ciências humanas: prepare. Curitiba: Aymará, 2011.

LUNGOV, Mônica; FUNARI, Raquel dos Santos. Aprender Juntos: geografia e história 1º ano. São Paulo: Sm, 2021.

NEMI, Ana. Faça!: história 1º ano. 2. ed. São Paulo: Ftd, 2020.