Esta proposta de atividade de Matemática tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

O DESAFIO DOS 20 PASSOS
OLÁ ESTUDANTE!
VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE UM CAÇA AO TESOURO?
AJUDE A BIANCA E O ROMEO NESTE DESAFIO!

BIANCA E ROMEO, PRECISAM APRENDER A CONTAR PARA FRENTE E PARA TRÁS.
VAMOS JUNTOS DESCOBRIR O TESOURO ESCONDIDO DOS NÚMEROS!
QUEM VEM ANTES E DEPOIS?
QUANDO ESTAMOS APRENDENDO SOBRE OS NÚMEROS, É IMPORTANTE SABER QUEM VEM ANTES E QUEM VEM DEPOIS DE UM NÚMERO.
ISSO NOS AJUDA A ORGANIZAR OS NÚMEROS EM ORDEM E A ENTENDER MELHOR A SEQUÊNCIA NUMÉRICA.
O QUE VEM ANTES É O NÚMERO QUE ESTÁ LOGO ANTES DO NÚMERO QUE FALAMOS. OU SEJA, UM NÚMERO A MENOS:

O NÚMERO QUE VEM DEPOIS É O NÚMERO LOGO DEPOIS, OU SEJA, UM NÚMERO A MAIS:

VOCÊ PODE USAR A RETA NUMÉRICA PARA VISUALIZAR MELHOR:
A RETA NUMÉRICA É UMA LINHA ONDE COLOCAMOS OS NÚMEROS EM ORDEM, UM AO LADO DO OUTRO.
ELA NOS AJUDA A VISUALIZAR OS NÚMEROS, COMPARAR QUEM ESTÁ ANTES OU DEPOIS E ATÉ CONTAR SALTANDO CASINHAS.

SE VOCÊ ESTÁ NO NÚMERO 5, O QUE VEM ANTES É O 4. E O QUE VEM DEPOIS É O 6.


ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE:
QUANDO COLOCAMOS OS NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE, ESTAMOS ORGANIZANDO DO MENOR PARA O MAIOR.
É COMO SUBIR UMA ESCADA: COMEÇAMOS EMBAIXO E VAMOS SUBINDO DEGRAU POR DEGRAU.

NA ORDEM DECRESCENTE, FAZEMOS O CONTRÁRIO: ORGANIZAMOS OS NÚMEROS DO MAIOR PARA O MENOR.
É COMO DESCER UMA ESCADA: COMEÇAMOS EM CIMA E VAMOS DESCENDO.


ASSISTA AO VÍDEO SOBRE: O DESAFIO DOS 20 PASSOS
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1

QUESTÃO 2
COMPLETE A RETA NUMÉRICA COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO:

QUESTÃO 3

QUESTÃO 4
DOS NÚMEROS ABAIXO, O NÚMERO QUE VEM ANTES DE 12 EM UMA CONTAGEM DECRESCENTE É
(A) 13
(B) 11
(C) 14
(D) 15
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Comparar ou ordenar números naturais. |
Habilidades: | (EF02MA01): Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero. |
Descritores: | D075-M Identificar números naturais segundo critério de ordem. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Souza, Joamir Roberto de. Entrelaços : matemática: livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem: 2º ano: ensino fundamental : anos iniciais / Joamir Roberto de Souza, Maria Angélica Reghin de Souza. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2021. |