Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Tipos de gráficos
O gráfico é uma das formas de representar um conjunto de dados, de modo que seja facilmente compreendido por quem o lê. O gráfico é um recurso visual, uma maneira de “ilustrar” dados coletados ou produzidos.
Existem diferentes tipos de gráficos, sendo os mais comuns: colunas, barras, linha e setores. Eles possuem alguns elementos que facilitam a leitura dos dados que são: título, fonte e legenda, quando necessária.

Será que um conjunto de dados pode ser representado por qualquer tipo de gráfico?
Bom, não é bem assim! O objetivo do gráfico é facilitar o entendimento sobre os dados que estão ali representados, por qualquer pessoa. Por isso, mesmo que existam vários tipos de gráficos, é importante escolher um modelo que melhor represente o que se deseja comunicar. Um bom gráfico tornam os dados mais acessíveis e compreensíveis; ajuda a tirar conclusões rápidas, como identificar tendências, comparar grupos ou visualizar proporções.
Os principais tipos de gráficos
1. Gráfico de linha: as quantidades são marcadas por pontos no plano cartesiano. Estes pontos unidos formam uma linha. Este gráfico é um bom recurso para apresentar a evolução de algo ao longo do tempo (dia, mês, ano etc), como por exemplo: o crescimento de uma planta, a mudança nos preços de um produto.

2. Gráfico de colunas: as quantidades são representadas por retângulos verticais de mesma largura e mesmo espaçamento entre eles. A altura do retângulo (coluna) é determinada pela quantidade que representa. É um bom gráfico para representar dados por categoria, agrupamentos, localidade, por exemplo.

3. Gráfico de barras: se parece com o gráfico de colunas, porém, os retângulos são horizontais, também de mesma largura e mesma distância uns dos outros. O comprimento do retângulo (barra) é determinado pela quantidade que se deseja representar. Neste modelo, os eixos estão invertidos. As quantidades serão apresentadas no eixo horizontal. Este modelo é adequado para representar dados por categorias, agrupamentos, localidade.

4. Gráfico de setores: é usado para mostrar partes de uma mesma categoria em um círculo. Cada fatia do círculo é proporcional à quantidade que se deseja mostrar. Em geral, o gráfico de setores é usado para apresentar valores em porcentagem, ou quando se quer representar partes de um total.

Agora, conheça os elementos que compõem um gráfico e alguns detalhes importantes na construção de um gráfico, assistindo à videoaula “Construção de gráficos”, da professora Cristiane Souza, do Canal Estúdio Conexão Escola.
Vamos à lista de atividades! Resolva-os.
QUESTÃO 1
Qual é o gráfico mais adequado para…?
Associe o tipo de gráfico da coluna 1, ao objetivo da informação na coluna 2.

QUESTÃO 2
Leia com atenção as afirmações a seguir e classifique-as em (C) correta ou (E) errada.
A) ( ) O gráfico ilustra um conjunto de dados.
B) ( ) Os gráficos de colunas e de barras são exatamente iguais.
C) ( ) O gráfico de setores é ideal para mostrar a evolução de algo ao longo do tempo.
D) ( ) Título, fonte e legenda são elementos que compõem um gráfico.
QUESTÃO 3
O gráfico abaixo apresenta o índice de escolarização de crianças de 6 a 14 anos, em municípios da região Metropolitana de Goiânia. Estes dados são de 2010 e indicam o percentual de crianças, nesta faixa etária, matriculadas em alguma escola.

Os municípios que têm índice de escolarização maior do que de Goiânia, são
(A) Aparecida de Goiânia e Bela Vista.
(B) Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.
(C) Senador Canedo e Trindade.
(D) Bela Vista e Senador Canedo.
QUESTÃO 4
A tabela abaixo mostra a quantidade de livros lidos pelos estudantes das turmas do ensino fundamental anos finais de uma escola.

Agora responda:
A) Qual turma leu maior número de livros?
B) Qual turma leu o menor número de livros?
C) Qual tipo de gráfico você utilizaria para representar os dados da tabela? Explique a sua escolha.
D) Represente os dados da tabela em um gráfico.
QUESTÃO 5
Na fatura de energia elétrica da casa de Mariza, está o gráfico abaixo que apresenta o consumo de energia, em Kwh (quilowatt hora), dos últimos 3 meses.

Segundo o gráfico, comparando com o mês de janeiro, o consumo de energia em fevereiro aumentou
(A) 10 kwh.
(B) 9 kwh.
(C) 8 kwh.
(D) 15 kwh.
AUTORIA | Cristiane Soares de Souza |
FORMAÇÃO | Licenciatura em Matemática |
COMPONENTE CURRICULAR | Matemática |
HABILIDADES | (EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. (EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado, colunas, setores, linhas, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados. |
DESCRITOR | D37- Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM | Tipos de gráficos, construção de gráficos, interpretação de dados em gráficos. |
REFERÊNCIAS | BRASIL, IBGE – Principais tipos de gráficos para a educação básica. Disponível em https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html, acessado em 10/06/2025 |